CS Ecoturismo

A Importância do Suporte Básico de Vida na prática dos esportes de aventura

Artigo que trata da importância dos praticantes de esportes de aventura possuírem conhecimento das técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Por:

Com o crescimento da atividade turística nas cidades, cresce também o número de profissionais e grupos que oferecem uma alternativa saudável, emocionante e limpa de viver bem e estar em contato com a natureza. Os esportes de aventura colocam pessoas em contato direto com o meio ambiente e levam as emoções a níveis extremos para que o praticante possa sentir algo jamais sentido em suas vidas. Os esportes de aventura como o rapel, escalada, mergulho, voo livre e outros de natureza mais extrema expõem nossos corpos a ações físicas fortes e emocionantes.

Todo esporte tem seu nível de segurança e seu limite para margem de erro, nem sempre teremos 100% de êxito na prática dos esportes de aventura, também chamados de esportes radicais. A simples falta de orientação ou o menor indício de despreparo podem colocar pessoas em situações muito ruins, os incidentes e acidentes causados na pratica dos esportes radicais podem ferir gravemente os praticantes e colocar sua vida em risco. Nesse momento surge a grande necessidade de ação de uma equipe devidamente treinada e adestrada no apoio e socorro das pessoas que sofrem os sinistros causados por um eventual acidente. As técnicas de suporte básico de vida (SBV) e atendimento pré-hospitalar (APH) são tão importantes quanto os treinamentos para a prática dos esportes.

Saber como agir frente a uma pessoa acidentada faz toda a diferença entre a vida, a qualidade de vida e a morte. Nos dias atuais, os grandes grupos e empresas devidamente registradas estão adestrando e qualificando seus instrutores com técnicas de SBV e APH, isso torna a resposta aos acidentes muito mais positivas, tendo em vista que os cuidados básicos iniciais são prestados em questão de minutos pela própria equipe ou equipes paralelas que estão no local do ocorrido. Você que pratica esportes radicais ou está pretendendo praticar, verifique se os instrutores são treinados para ação em caso de acidentes.

No final do ano de 2010, a American Hearth Association – AHA fez uma grande alteração no protocolo de atendimento inicial para Suporte Básico de Vida. Essas diretrizes podem ser baixadas no próprio site da AHA e servem como orientação das mais atuais formas de agir frente algumas emergências clínicas, como parada cardiorrespiratória e parada respiratória. Acontecimentos como acidentes em locais remotos podem tornar o socorro das autoridades (Bombeiros e SAMU) muito tardio, devido ao acesso ser ruim e não haver devida orientação sobre como encontrar a vitima. Neste caso, a presença de uma pessoa treinada se faz muito importante pois todos os cuidados iniciais para a manutenção da vida podem ser empregados diretamente no local do acidente. O mais importante do que querer salvar é saber salvar.

E você que pratica esportes de aventuras seja prevenido e se especialize!

Fabricio de Oliveira Silva
Especialista em Anatomia e Biomecânica Humana
Instrutor de Suporte Básico de Vida – ASHI #95.838
contato.treinamentos@gmail.com

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 3 comentário(s)

Leticia em
eu gostei é só ler
0 0

Daniel Jobim em
Fabricio bom dia.
Gostei muito do seu artigo (A Importância do SBV na prática dos esportes de aventura) Sou especilalista em APH e trabalho com esportes de aventura há 7 anos, estou fazendo mestrado e direcionando as minhas pesquisas para esse seguimento que cresce a cada dia. Gostaria de saber se você possui mais algum material para enriquecer as minhas literaturas e pesquisas. Partabens e um abraço
Jobim
0 0

Fabricio de Oliveira Silva em
Ola amigo obrigado pela resposta, valeu mesmo.
Parabéns pela Mestrado. Que tipo de material você precisa? como posso lhe ajudar?
0 0

Carolina Píramo em
Prezados Daniel e Fabrício, gostaria de iniciar este contato pois tenho interesse em ingressar no ramo de esportes de aventura e APH. Sou graduada em enfermagem e apaixonada pelos esportes radicais. Vocês têm alguma dica para eu começar a estudar me especializar e crescer profissionalmente na área? Abraços, Carol.
0 0

Rodrigo em
Muito bom o texto, deveriamos todos avaliar mesmo nossos grupos e escolher uma boa equipe, os acidentes sao imprevisiveis e o preparo e o melhor remedio! Parabens pelo site e pelo artigo.
0 0

Fabricio de Oliveira Silva em
Obrigado, Obrigado mesmo !!!
0 0

 
1 0
Facebook Twitter