CS Ecoturismo

Atividade física e alcoolismo

Este artigo trata dos efeitos que o álcool provoca no corpo de atletas de alto rendimento.

Por:

Levando em consideração os últimos episódios envolvendo atletas e o consumo de álcool, resolvemos esclarecer alguns aspectos como os efeitos do álcool no organismo das pessoas que acarreta em problemas de saúde e má qualidade de vida. Várias pesquisas estão sendo realizadas atualmente com o objetivo de verificar o consumo de álcool em diferentes populações, dentre elas os atletas.

Primeiramente é necessário ter o diagnóstico de alcoolismo, que pode ser feito através de uma entrevista com psicólogo para verificar qual o grau de relação que esta pessoa tem com o álcool, levando em consideração o consumo, a dependência entre outros fatores. Também é importante verificar se o alcoolismo é mesmo o problema maior, pois este pode estar relacionado à outra doença, podendo ser um sintoma ou indicativo do que pode ser um problema maior, como por exemplo, a depressão ou a perda de alguém querido.

Dentro do esporte o alcoolismo pode estar relacionado a problemas no trabalho, família, amigos ou à rápida ascensão social, pois muitos meninos não suportam a mudança da periferia para as áreas mais ricas, a passagem do anonimato para a fama. Por isso, a luta contra o alcoolismo tem que se iniciar desde as categorias de base com palestras, por exemplo.

Nem todos têm a noção dos efeitos do álcool e os problemas que ele pode causar em nosso organismo. Se for consumido em excesso então, os efeitos são maiores podendo causar vários problemas em sua vida pessoal. Imagine então, o que isso tudo causa na vida de um atleta que tem seu corpo como uma ferramenta de trabalho e que precisa deste em perfeitas condições para ter resultado, e para que os resultados aconteçam não pode haver nenhum fator que atrapalhe o programa de treinamentos ou que diminua os efeitos que este treinamento proporciona.

Com isso vem a pergunta: Você sabe os efeitos que o álcool causa em seu organismo? E os atletas, será que sabem?

A princípio existe uma grande armadilha, o álcool trás energia em curto prazo, então o atleta acha que vai ter uma melhor performance. Um grande erro.

Chegamos finalmente aos problemas que o álcool trás para as pessoas e principalmente para os atletas. O primeiro efeito é sentido no rim: o atleta começa a desidratar porque a perda de líquido pelo corpo é maior; na pele, acontece a vasodilatação periférica, o que acarreta na perda de calor podendo levar a hipotermia em lugares mais frios; acúmulo de gordura porque altera o metabolismo de açúcar e gordura corporal; enfraquecimento muscular; perda de resistência para um exercício continuado ou um programa de treinos; aumento da pressão arterial; comprometimento da habilidade motora; inibe a absorção de vários tipos de vitaminas, inclusive o complexo B, e com isso atrapalha o crescimento muscular e acontece perda de massa magra (músculos); afeta o SNC (Sistema Nervoso Central), isso no atleta implica na diminuição da velocidade de reação, por exemplo. Com isso é evidente que o desempenho do atleta fica comprometido e aumenta o risco de lesões.

Isso sem falar que o consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado ao surgimento ou agravamento de doenças cardíacas, hepáticas e psiquiátricas.

Diante de tantas evidências, será que ainda existe alguma dúvida de que o consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial ao organismo das pessoas e principalmente ao desempenho dos atletas?

MITOS:

  • Se você acha que tomar banho frio corta os efeitos do álcool: apenas será um bêbado limpo e com frio;
  • Se você acha que beber café forte corta os efeitos do álcool: apenas será um bêbado sem sono;
  • Se você acha que comer corta os efeitos do álcool: apenas será um bêbado com barriga cheia;
  • Se você acha que fazer exercícios corta os efeitos do álcool: apenas será um bêbado exausto;

Fontes:

  1. DOS SANTOS, Thiago. K. e cols. – Consumo de álcool em adolescentes de uma escola da rede pública de ensino do município de Ponta Grossa (PR). Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas, São Paulo, Vol. 6, Nº especial – Julho, p. 254-260, 2008.
  2. http://www.blogbrasil.com.br/a-atividade-fisica-e-a-ingestao-de-alcool
  3. http://www.eumesintobem.com.br/adicional/alcool-e-atividade-fisica-nao-combinam
  4. http://www.alcoolismo.com.br/artigos/alcool_exercicios_fisicos.html
  5. http://www.portaleducacao.com.br/esporte/noticias/39869/atletas-devem-diminuir-consumo-de-alcool-alerta-professor-de-educacao-fisica
  6. Regulamento do Código de Trânsito, editora Auriverde;

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 8 comentário(s)

Caio Acost em
E se eu estiver bebendo.. bebado e fizer exercicio, o que isto terá de efeito no meu organismo? Eu me sinto enérgico e faço um exercício, o alcool age como? deixando o organismo mais fraco ou causando um efeito colateral?
Obrigado.
0 0

Lecusure em
esse site tem todas as informaçoes q preciso pro meu trabalho.
0 0

Glairton Melo em
Com certeza o álcool é prejudicial à saúde, porém, eu li em um site, que uns pesquisadores irlandeses descobriram que o álcool, em quantidade moderada, combinado com a prática de exercícios físicos, reduz os riscos de doenças cardiovasculares etc. Como se explica???
0 1

Clarice em
Sou acadêmica do curso de Educação Fisica na UNIOESTE PR, e gostei muito do seu texto, é a area na qual pretendo me aprofundar e acho bacana encontrar artigos e bibliografias sobre o assunto. Parabens!
0 0

Cs Ecoturismo em
Acreditamos que o álcool em seu consumo desenfreado é algo muito prejudicial à saúde das pessoas, tanto para os atletas quanto para a grande maioria da população. Portanto, achamos que as ações de esclarecimento dos efeitos prejudiciais do consumo do álcool em excesso sejam tão importantes quanto a prática de atividade física.

Desejamos boa sorte em seus estudos e que, desde já, você tenha êxito em sua área de trabalho. Caso possua algum trabalho da área que queira compartilhar, sinta-se à vontade para utilizar este canal.
0 0

Laura Livia em
eu ja passei por isso,mas superei pois tinha os cuidados nescessários,com o ajuda deprimos e parentes e tbm amigos...
Ja dormim nas calçadas,ja vomitei minhas primas,ja mijei na rede....
[...e outras coisas mais.
Mas fora isso ja suoerrei tudooo...]
0 0

Rafa em
isso e uma merda nao comcegui oque eu quero
0 0

Rosa Caroline em
Muito bom isso ajudo muito para meu trabalho
Obrigado!
0 0

Leticia Machado em
ajudo mt pra mim tb para o trabalho de e.fisica acho que vou leva a nota maxima
0 0

Luciano Mendes Miranda em
É muito triste ver pessoas se acoolizando pela ruas caindo, brigando,e até mesmo prticando outros delitos fico tristes com isto quero muito ajudar que precisar de minha ajuda. devia o governo proibir a venda de alcool. e colocar hospital para o tratamendo de pessoas porque o alcool é uma doença. perdir minha mães com está doença e não quero que niguem passa o que eu pasei com ela vendo ela alcoolizada,por isso quero ajuda a que precisa deste tratamento que é um sofrimento na familia. um abraço de seu amigo
0 0

 
5 2
Facebook Twitter