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Benefícios da atividade física regular para a saúde, condicionamento físico e controle do peso corporal

Relata de forma simples os benefícios para as pessoas que praticam alguma atividade física, por mais simples que seja.

Por:

Atividade física nada mais é do que qualquer movimento do corpo gerado pela musculatura esquelética e que produza um gasto de energia maior do que em repouso. Estas atividades, em geral, estão correlacionadas com a melhora da saúde, tanto física como mental, e também do condicionamento físico.

Se a pessoa está sem realizar atividades físicas por muito tempo o ideal é que comece bem devagar, se exercitando 30 minutos por dia pelo menos três vezes por semana, ou se seu condicionamento físico não lhe permite praticar uma atividades por 30 minutos contínuos, divida as atividades em sessões de 10 à 15 minutos ao longo do dia. Exemplos de atividades: caminhada, corrida, prática de algum esporte ou até mesmo os afazeres domésticos.

A atividade física pode ser dividida em exercício anaeróbio e aeróbio. Os exercícios anaeróbios constituem movimentos de curta duração e de alta intensidade, e com isso desenvolvem a força e a potência, por exemplo, musculação, sprints, saltos e etc. Os exercícios aeróbios são aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo, dessa forma, a resistência, capacidade respiratória e consequentemente o condicionamento físico. Exemplos: caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar e etc.

Os benefícios da atividade física regular são muitos e podemos citar e explicar alguns deles:

  • Para o controle do peso corporal: a prática da atividade física regular auxilia no controle do peso, pois utiliza as calorias consumidas em excesso e que seriam guardadas em forma de gordura como fonte de energia para manter o corpo em movimento. Utilizar uma combinação de exercícios aeróbios e anaeróbios ajudam na perda de peso e a tonificar os músculos.
  • Para a saúde mental: faz o corpo ter mais energia, e com isso, produz uma sensação de bem-estar, aumenta sua alto-estima, melhora o humor e previne o estresse, a ansiedade e a depressão. Atividades como ioga, pilates e tai chi chuan auxiliam nesses aspectos.
  • Para a saúde física: melhora o funcionamento e resistência cardiovascular, auxilia a desenvolver músculos, ossos e articulações mais fortes e saudáveis, melhora a flexibilidade, o equilíbrio e outras qualidades físicas, e com isso, melhora o condicionamento físico dos praticantes. Combinar exercícios aeróbios e anaeróbios.
  • Para a saúde em geral: ajuda a controlar e reduz, consideravelmente, o risco de desenvolver doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, osteoporose entre outras. Combinar exercícios aeróbios e anaeróbios.

DICAS:

  • Não praticar nenhuma atividade sem consultar um profissional de Educação Física habilitado.
  • É imprescindível analisar o seu estado de saúde com um médico antes de se iniciar qualquer atividade física. Caso tenha alguma doença crônica, não impedirá de se praticar atividades. O profissional de Educação Física saberá indicar o tipo de atividade adequada para cada situação.
  • Caso seja iniciante em musculação, o mais indicado é contratar um personal trainer ou freqüentar uma academia que tenha uma profissional graduado, pois estes saberão qual o programa de treinamentos mais adequados para cada tipo de pessoa levando em consideração sua limitações e nível de condicionamento.
  • Para aqueles que tem medo de iniciar uma atividade ou preguiça, as atividades em grupo auxiliam nesses aspectos. Procure praticar atividades com familiares, amigos e colegas de trabalho, isso ajuda na melhora do bem-estar, convívio social e aumenta a auto-estima. Aqueles que tem apoio tem maiores chances de chegar ao sucesso.
  • Estabelecer metas e objetivos a curto e longo prazo ajudam a alcançar o sucesso.

Boa Sorte e sucesso para todos!

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_anaer%C3%B3bio

http://www.copacabanarunners.net/regular.html

http://www.copacabanarunners.net/habitos-saudaveis.html

Referências por palavra-chave



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Total: 18 comentário(s)

Rayssa Silva em
é de extrema importância a práticva de atividade física pois nos ajuda a viver melhor e manter o peso ideal evitando assim vários tipos de doênças sem dizer que tambem ajuda na questão psicológica pois facilita viver de bom humor e é importante que o praticante ou a praticante influencie outras pessoas a praticarem assim estarão ajudando outra pessoas a mudar vida saindo do sedentarismo para viver melhor.
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Lucas em
Vlw , mim ajudou muito no trabalho da escola obg.
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Karina em
esse texto diz tudo que eu estava procurando pra fazer um trabalho de escola!obrigada!
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Bianca em
quasi não emtendi mais
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Lucielma em
aqui esta Lucielma
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Lucielma em
aqui esta Lucielma
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Laira em
bah... me ajudou tava com dificuldade em um trabalho de educaçao fisica e esse ressumo me deu um baita forcinha
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Iara Chrissie em
Esse site me ajudou mt em mts trabalhos de educação física.Obrigada CS Ecoturismo por ter me ajudado
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Paloma Alves Correa em
eu vou ama tomara que meu professor aceite e goste...
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Iara Chrissie em
com as respostas que eles dao que professor nao vai gostar?????
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Jean Resende da Silva em
esa resposta foi muito boa obg
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Jean Resende da Silva em
valeu essa resposta me ajudou muito obg
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Maghda Alonny Mofym em
EU ADOREI O SITE DE VOCES.MAS GOSTARIA DE SABER SOBRE A NISSA ALIMENTAÇÃO?
VOCEIS PODERIAO FALAR SOBRE ISSO NO SITE?
OBRIGADA
Maghda!
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Jacy em
adorei d mais mesmo.
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Hellen em
as praticas dos benficios regular para saude
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Hellen em
hjkh
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Hellen em
terei um dez em educacao fisica
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Mcos em
ho sey ho
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Nicooas Martins em
o q é mais importante? cuidar mais da alimentação ou das atividades físicas ?
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Cs Ecoturismo em
Na verdade, praticar atividades físicas sem cuidar da alimentação é um erro tão grave quanto não fazer nada.

Uma coisa depende obrigatoriamente da outra.
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Sueli Waeger em
Os dois são importante pois um completa o outro.
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