CS Ecoturismo

Conheça o Stand Up Paddle e aproveite esse esporte em suas férias

Informações sobre este esporte que virou mania nas praias brasileiras!

Por:

O Stand Up Paddle (SUP) é um esporte aquático que mistura surfe e remo, onde você fica de pé numa prancha – semelhante à de surfe, porém maior – e rema como se estivesse em um caiaque. Surgiu no Havaí a partir da década de 20 quando os instrutores de surfe se utilizavam dessa técnica para acompanhar e fotografar seus alunos. A diferença da prancha de surfe para a prancha de SUP são suas dimensões: a do SUP é maior e mais resistente, tendo até 12 pés. Se você pretende comprar seu pacote de viagem para alguma praia, não se esqueça de conhecer o esporte!

O SUP pode ser praticado por homens, mulheres e crianças – pessoas de 4 a 80 anos – o que faz do esporte uma ótima opção para se praticar nas férias de verão em família ou com os amigos. Além disso, não é preciso ter nenhum grande preparo físico para praticar o esporte. Mas, mesmo assim, ele melhora o seu condicionamento e pode ser uma ótima opção para definir o seu corpo com muita diversão.

Ideal para quem está preocupado com a forma física, mas ao mesmo tempo não quer perder os dias de sol que o verão proporciona. Várias praias já oferecem escolinhas para que os iniciantes possam se aventurar nesse esporte. E não é difícil, em apenas uma hora já é possível aprender os fundamentos básicos do esporte e se divertir nas águas.

Além de fortalecer os músculos de quem pratica esse remo diferente – músculos peitorais, dorsais, braços, glúteos e coxas –, o esporte também ajuda na manutenção do trabalho cardiovascular do corpo. Um dos requisitos principais para a prática do SUP é o equilíbrio. A pessoa que for ficar em cima da prancha precisará manter pernas e abdômen contraídos durante a maior parte do tempo para manter-se em equilíbrio, sendo essa a parte mais difícil do Stand Up Paddle.

Para quem não é atleta, o esporte torna-se uma ótima opção para melhorar ou manter o condicionamento físico, além de ser uma ótima opção para perder peso e controlar o equilíbrio e concentração. É sempre bom tomar atitudes para ficar longe do sedentarismo.

Apesar de o esporte ser bastante fácil de ser praticado, atente a alguns pontos: não se esqueça de usar os equipamentos de segurança – coletes salva vidas e uma corda presa à prancha são indispensáveis -, cuide da sua postura e aprenda as técnicas de queda para não se machucar. Feito isso, você já está pronto para começar!


Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
1 0
Facebook Twitter