CS Ecoturismo

Fissuras e Fraturas na prática dos Esportes Radicais

Descrição sobre os riscos de lesões que podemos ter durante a prática de atividades esportivas e os cuidados que devemos ter para prevenir estas lesões.

Por:

Como sabemos nosso corpo é composto por diversas partes que trabalham em conjunto com o objetivo de fazer o organismo funcionar em plena forma. Essas partes subdivididas têm cada uma sua própria função.

Dentre algumas partes do nosso corpo, destacaremos as seguintes: Músculos, Ossos e Ligamentos.

Essas três estruturas tem cada uma sua função distinta, porém, notamos sempre uma junção entre elas com a finalidade de promover algumas funções, tais como: movimentação, sustentação e rigidez.

Os ossos no nosso corpo têm a função de sustentar o corpo, fornecer células sangüíneas, armazenar minerais, proteger órgãos e tecidos, entre outras. Os ligamentos fornecem aos nossos ossos uma aproximação estável, exemplo: os ligamentos colaterais laterais e médias que fornecem uma ligação entre o Fêmur e a Tíbia.

Entre nossos ossos temos uma superfície bem particular que tem a grande função de possibilitar a movimentação de uma superfície óssea com a outra, sem que haja o contato físico e atrito direto entre elas, essas superfícies são denominadas Articulações.

No nosso corpo temos diversas articulações e cada uma desempenhando um papel para a locomoção do individuo, e o bem-estar físico dessas articulações depende muito da forma e da intensidade com que as usamos. Nos chamados Esportes Radicais, usamos nosso corpo sempre no seu limite, na faixa onde costumamos chamar de faixa limite para lesões, isso nos faz atentar para que haja um tratamento diferenciado com nosso corpo quando temos o objetivo de forçá-lo.

O ideal seria condicionar o corpo para a prática de atividades de intensidade além das habituais para o indivíduo, a maior causa das lesões Musculoesqueléticas é causada quando um indivíduo que tinha uma vida sedentária resolve repentinamente se tornar um maratonista de grandes distâncias, ou quando esse mesmo individuo resolve se tornar um montanhista, este tipo de mudança de rotina sem o acompanhamento de um profissional, leva o corpo a uma condição de stress que pode ocasionar em uma lesão.

As principais lesões causadas na prática de Esportes Radicais, é observada em pessoas que estão justamente na transição de uma vida sedentária para uma rotina de atividades radicais, essas lesões variam de uma simples tendinite até uma fratura simples, que pode não parecer, mas causa uma agressão considerável ao atleta. As lesões mais observadas por nós radiologistas são as lesões de joelho, de cintura escapular e colunas lombar e cervical, além das articulações dos membros inferiores pós-joelho.

Em uma tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear, as lesões onde as radiografias não fazem presença diagnósticas são bem observadas. Tais lesões são de incômodo muito grande e de recuperação bem trabalhosa, as mais preocupantes são as lesões ligamentares e as ósseas. Entre as lesões ligamentares, as mais preocupantes e de difícil tratamento estão as lesões nos meniscos e ruptura de ligamentos importantes, como os ligamentos cruzados anterior e posterior, além do abaloamento dos discos fibrosos intervertebrais na coluna lombar. Já nas lesões ósseas, a preocupação ocorre quando as lesões acontecem em partes do osso onde o tratamento é complicado como, por exemplo, fraturas de colo de fêmur ou fissura coronal de fêmur.

Nessas lesões, o tratamento aplicado requer intervenção cirúrgica e o atleta talvez não possa mais ter 100% da sua amplitude de movimentos.

Essas lesões citadas aqui são apenas algumas das lesões observadas e são dados retirados dos próprios praticantes que, sem auxilio de ninguém ou com um auxilio de alguém não experiente, levaram seus corpos a um stress tão grande a ponto de saturá-los com lesões e fraturas desnecessárias.

A prática de Esportes Radicais, assim como a prática de qualquer outra atividade física, depende primeiro da vontade do individuo e segundo de uma avaliação física realizada por um profissional experiente em Educação física e posteriormente a escolha de um ótimo instrutor, seja da modalidade que for a escolha de ótimos profissionais e uma boa avaliação fisiológica diminui o percentual de lesões a quase zero, e fortalece e muito a saúde e o organismo do futuro atleta. A prática de esporte visa o aumento da qualidade de vida, portanto, pratique esporte com consciência e sabedoria.

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 3 comentário(s)

Julio Teixeira Pinto em
Sua coluna é muito importante para os praticantes de esporte de aventura, esporte este que normalmente sai da zona urbana e vai de encontro com as condições naturais para a pratica do mesmo. A pratica de esporte radical sempre traz algum prejuizo ao corpo humano, seja por fratura, luxações, intoxicações por alimentos ou picadas de insetos e outros; como estamos longe do centro urbano caso necessite o socorro é mais demorado´, e é aí que entra os conhecimentos de APH.Muitas vezes nos preocupamos com seção que trate de assuntos relacionados as técnicas envolvidas do esporte praticado, porém temos que nos concientizar que as noções de APH, SBV são muito importante. Por isso parabéns por sua coluna e continue dando dicas sobre o assunto
0 0

Ana Carla Lima da Silva em
estas fotos ficaram tudo de bom .adorei todas
0 0

Marina Londres em
uUHSAIHSIUHAS,muito legal esse site,resolvi fazere
0 0

 
2 0
Facebook Twitter