CS Ecoturismo

Nutrição adequada na prática de atividades esportivas

Este artigo fala sobre a alimentação adequada que devemos ter ao praticar atividades de ecoturismo e eco-esporte.

Por:

Numa atividade de ecoturismo/eco-esporte as necessidades diárias de uma pessoa ativa vão desde 3500 até 5000 calorias diárias, principalmente para fazer frente ao grande desprendimento o guia e/ou instrutor.
O cardápio de uma excursão deve conciliar a reposição diária necessária e coerente à atividade que será praticada, com uma refeição farta e variada.

É importante considerar o que e quanto levar na mochila, que, como se sabe, possui capacidade limitada. Com um bom planejamento, é possível compor cardápio com cerca de 1kg ao dia por pessoa, sem comprometer a qualidade e a variedade dos alimentos consumidos.

Basicamente, os alimentos estão divididos em três categorias: carboidratos, gorduras e proteínas, Uma dieta balanceada é composta de 25% a 30% de gorduras, de 12% a 15% de proteínas, ficando o saldo com os carboidratos e vitaminas.
Escolha os alimentos desidratados, granulados e liofilizados (secos) e, como sobremesa, barra de energéticas.

Quando se está em numa excursão, normalmente, as refeições quentes reservam-se para o jantar (quando é possível). Pela manhã, pode ser café, um chá ou mingau. Nas atividades prolongadas, que roubam grandes quantidades de calorias, como um trekking pesado (duras caminhadas), mergulho, escalada, rapel, ciclismo; recomenda-se o consumo contínuo a qualquer hora, distribuído ao longo do dia. As barras energéticas, por exemplo, são uma boa pedida, pois são fáceis de transportar nos bolsos externos das mochilas.

Evite os enlatados, as bebidas alcoólicas e as garrafas de vidro. Não leve alimentos que contenham maionese ou sejam gordurosos.

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

João Pawllo Kerrysson em
Isso é muito bom pra saúde
0 0

Danielly Neres Dias em
É BOM PORQUE UM ....
0 0

 
0 0
Facebook Twitter