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Sedentarismo e atividade física

Veja o que é sedentarismo e que tipo de pessoas se enquadram neste perfil.
Além disto, o artigo aborda a importância da realização de atividades físicas regulares para este grupo.

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Muitas pessoas, por algum motivo (doenças, trabalho, estudos e etc…), deixam de praticar atividades físicas e, com isso, perdem no quesito qualidade de vida. O “sedentarismo” pode contribuir para o surgimento de outras doenças.

Mas o termo SEDENTARISMO é muito discutido. O que é Sedentarismo? Quem realmente se enquadra nesse grupo? Podemos definir Sedentarismo como ausência de qualquer atividade física, seja ela esportiva ou não, fazendo com que a pessoa tenha um gasto calórico diário muito baixo com esses tipos de atividades.

Com isto, podemos identificar as pessoas que se encaixam nesse grupo: aquelas pessoas que por ter alguma doença acreditam que não conseguem fazer nenhum tipo de esforço; adultos que trabalham a maioria do tempo sentados; crianças e adolescentes que por causa dos avanços tecnológicos (videogames, Internet, Televisão e etc…), não praticam mais nenhum tipo de atividade. Com o passar do tempo, podemos perceber que a essência do “brincar na rua” está diminuindo, não vemos mais aquelas pracinhas cheias de crianças correndo e brincando, e as atividades físicas das mesmas ficam restritas as aulas de Educação Física na escola. Lembrando que as pessoas que fazem esforço diário como limpeza na casa, caminhar para o trabalho ou que tenham um emprego que proporcione algum esforço físico ficam fora do grupo de sedentários.

Diante de tal contexto, resolvemos ajudar o grupo em questão a iniciar uma vida mais ativa, com pequenas atividades regulares que auxiliarão na melhora da qualidade de vida e com o passar do tempo os próprios praticantes perceberão os benefícios destas atividades para sua saúde. Para quem não sabe o sedentarismo trás consigo problemas como: perda ou comprometimento da funcionalidade dos órgãos, perda da flexibilidade, hipotrofia muscular, além de aumentar o risco do surgimento de várias doenças (hipertensão arterial, obesidade, diabetes), aumento do colesterol, infarto do miocárdio e até mesmo levar a morte súbita. Pensem bem, nunca é tarde para começar!

Primeiramente, antes de tudo, todos devem consultar um médico (principalmente as pessoas com doenças crônicas ou com predisposição a tê-las como: diabetes, doenças cardíacas, obesidade e etc…), para fazer exames e saber se não tem alguma doença pre-existente que a impeça ou que dificulte a prática de atividades físicas e só assim poderá dar inicio ao programa de atividades. Depois disso, a própria pessoa pode escolher as atividades que mais lhe dão prazer e as possibilidades para o seu dia-a-dia (dias e horários). É sempre importante ressaltar que a atividade física não precisa ser extremamente cansativa para melhorar a saúde, deve ser devidamente planejada para alcançar o real objetivo. É de suma importância que o planejamento indique a quantidade, frequência, duração e intensidade da atividade física, pois o sucesso do programa de atividades depende destas variáveis.

ATIVIDADES:

Para uma pessoa que está iniciando um programa de atividades é importante deixar claro que os benefícios serão alcançados com a regularidade destas atividades através do tempo. Para não ter riscos de lesões, dores nas articulações ou problemas de coluna e postura, as pessoas sedentárias devem começar bem devagar, respeitando seus limites, para que ocorra a adaptação do corpo e do organismo com as novas atividades. Com o corpo adaptado, as atividades poderão ser aumentadas gradualmente. Recomenda-se no inicio atividades com duração de 30 a 40 minutos pelo menos 3 vezes por semana.

Uma infinidade de atividades moderadas podem auxiliar na luta contra o sedentarismo:

  • Se você trabalha perto de casa procure ir caminhando, use as escadas em vez do elevador;
  • Serviços domésticos como: Varrer, lavar e passar; lavar e encerar o carro (30 a 45 minutos);
  • Caminhar (30 a 40 minutos);
  • Nadar ou praticar hidroginástica (20 a 30 minutos);
  • Dançar (30 minutos);
  • Pedalar (20 a 40 minutos);
  • Praticar algum esporte: vôlei, basquete, futebol e etc. (30 a 45 minutos).

Você pode começar com uma frequência de 3 vezes por semana com algumas dessas atividades de intensidade moderada, aumentando aos poucos essa frequência ou a duração das mesmas. Com o tempo podem incluir no programa, atividades consideradas mais fortes como, por exemplo, trocar a caminhada pela corrida.

BENEFÍCIOS:

Com um planejamento e com certa dose de força de vontade, a luta contra o sedentarismo pode ser facilmente vencida e os benefícios são muito claros e rápidos de serem alcançados. Dentre os benefícios podemos citar: a diminuição do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, ajuda a controlar o peso corporal e manter músculos, ossos e articulações saudáveis, auxiliam os idosos a ficarem mais fortes e bem dispostos, além de auxiliar na parte psicológica como a sensação de bem estar, auto-estima elevada e diminuição da ansiedade e depressão. Esses são apenas alguns dos benefícios com a prática de atividades físicas regulares.

Com isso, é muito importante que você tenha um acompanhamento de um profissional de Educação Física, para auxiliá-lo na orientação, planejamento e prescrição das melhores atividades. Pois existe o princípio da individualidade biológica, onde cada pessoa tem um nível de condicionamento diferente, podem ter problemas de saúde e/ou físicos, limitações e etc. Com a ajuda deste profissional, saberá o exercício mais indicado para você e os benefícios serão alcançados mais rápidos e de maneira segura. E se o seu objetivo for perda de peso, você deverá conciliar as atividades físicas com uma dieta balanceada. Sendo assim, o mais indicado é procurar a ajuda profissional de um nutricionista.

E aí, vão ficar parados? Mexam-se, corram, movimentem-se e sejam felizes!!!

FONTES:

http://www.copacabanarunners.net/sedentarismo-2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedentarismo

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Total: 28 comentário(s)

erika rosa em
e muito bom praticar educaçao fisica ajuda o nosso organismo.
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SthefaneMilena em
esse site e muito bom me ajudou bastante para eu gravar na prova de ed.física
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vitória em
adorei; me ajudou bastante com o trabalho do colégio
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SthefaneMilena em
me ajudou na prova site muito
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joana em
Oláá eu tenho 12 anos e pratico muito disporto e gosto muito !! gostei deste site coisas muito bem explicadas e issee obgg ! :) kiss
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ingrid em
eu gostaria de saber quais são os benefícios da atividade física contra o sedentarismo
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livia helen em
e muito legal e interesante gostei muito
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patricia em
ótimo conteúdo, muito bem explicado.
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daize em
gostaria de saber qual foi o resultado imediato do sedentarismo
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mariana em
gostei do contexto em geral e o e-mail quem me passou foi meu prof. de educação fisíca
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Camila Palladino F. Pires em
É a falta de atividade física , seja esportiva ou qualquer outra atividade
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carlos curtinha em
boas tenho 46 anos não pratico desporto faz 15 anos
gostaria de saber qual o melhor exercício para voltar a ficar em forma
e mais saudável e também para perder barriga e ficar musculado e uma silhueta normal e tonificada.
obrigado pelas dicas ... PS: fico a espera e muito obrigado.
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Cstur Ecoturismo em
Boa tarde Carlos!

Em relação ao seu questionamento, gostaria de apenas de mudar o foco. O melhor exercício/esporte para você é aquele que você sentir mais prazer em praticar.

Não faça uma atividade física focado apenas no resultado (no seu caso, a perda de peso). Pratique-o por prazer e transforme a perda de peso em uma das metas e não como objetivo final.

A forma de encarar a atividade física de forma prazerosa contribuirá (e muito!) para que você consiga atingir os seus objetivos.

Assim como dito no texto, o resultado virá aos poucos, com esforço e sem nenhuma mágica. O importante é persistir, sempre! E se estiver fazendo apenas com foco no resultado, você não correrá o risco do desânimo, fator que fazem com que muitas pessoas desistam da prática da atividade física.

Recomendaria o auxílio de um profissional de educação física para auxiliá-lo na escolha de uma atividade física ideal para você.

O investimento neste tipo de profissional além de auxiliar na escolha e na prática certa da atividade física, permite que você tenha a otimização de resultados, uma vez que será montado um programa de acordo com as atividades físicas que você gostou junto com a meta que você quer (neste caso, a perda de peso).

Boa sorte!
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Patrick em
http://www.youtube.com/watch?v=RmOiN5ioG6M
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Patrick em
Ta bom as atividades fpisicas?
http://www.youtube.com/watch?v=RmOiN5ioG6M
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ryan em
ainda bem q eu achei essa pesquisa
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yasmim aguiar em
adorei essa pesquisar
pra entregar para meu professor de volei....
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ryan em
Yasmin é tú?
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sulamita araujo de oliveira em
muito legal gostei adoooooooooooooorooooooooooooo beijooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!>>>>>>>>.......
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nick em
eu nao li e nao vou ler nada
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jessica em
não sabe o que tá perdendo
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sulamita em
eu gostei muito me ajudou bastante
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Lumias em
Muito bom mesmo adorei e creio que na prova tiro uma nota boa entorno de 8,5 espero ne kkk vlw pela ajuda!!
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darlyane veras costa em
Sedentarismo
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MIQUEIAS em
NADA
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lara em
Achei o texto de vcs mt legal!Um trabalho completo cm nota 10!O meu problema é que o trabalho que tenho que fazer tem perguntas específicas, e vim aqui para procurar uma resposta clara, mas infelizmente não achei!Deixe as coisas ais claras para melhor entendimento do público! =D
*#fica a dica\'
espero q eu seja compreendida...
obs.:
a resposta que procuro é: \"qual a relação entre e envlhecimento?\"
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Thiago Manfré em
muito legal...pratiquem em pessoal
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Joyce Rios :) em
Qual relação entre sedentarismo e envelhecimento ?? (:
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mariana em
procura besta
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sarah em
isso e um trabalho
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mara em
Perfeito Resolvi Meus Problemas rsrs
Gostei...
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ananda em
qual é a: ação proteica nas pessoas sedentarias?
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gabriele em
amei tudo isso
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mariana em
casa com ele
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livia helen em
deixa de ser ridicula menina
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SthefaneMilena em
affs se n sabe falar não fala merda bobagem
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