CS Ecoturismo

Pesquisar:

Próximos eventos:




(Sábado) - das às

(Sábado) - das às

Veja a nossa agenda para obter a listagem completa

Receba nossos informes:

Nome:

E-mail:
Publicado em:
Por:

Sedentarismo e atividade física

Veja o que é sedentarismo e que tipo de pessoas se enquadram neste perfil.
Além disto, o artigo aborda a importância da realização de atividades físicas regulares para este grupo.

Muitas pessoas, por algum motivo (doenças, trabalho, estudos e etc…), deixam de praticar atividades físicas e, com isso, perdem no quesito qualidade de vida. O “sedentarismo” pode contribuir para o surgimento de outras doenças.

Mas o termo SEDENTARISMO é muito discutido. O que é Sedentarismo? Quem realmente se enquadra nesse grupo? Podemos definir Sedentarismo como ausência de qualquer atividade física, seja ela esportiva ou não, fazendo com que a pessoa tenha um gasto calórico diário muito baixo com esses tipos de atividades.

Com isto, podemos identificar as pessoas que se encaixam nesse grupo: aquelas pessoas que por ter alguma doença acreditam que não conseguem fazer nenhum tipo de esforço; adultos que trabalham a maioria do tempo sentados; crianças e adolescentes que por causa dos avanços tecnológicos (videogames, Internet, Televisão e etc…), não praticam mais nenhum tipo de atividade. Com o passar do tempo, podemos perceber que a essência do “brincar na rua” está diminuindo, não vemos mais aquelas pracinhas cheias de crianças correndo e brincando, e as atividades físicas das mesmas ficam restritas as aulas de Educação Física na escola. Lembrando que as pessoas que fazem esforço diário como limpeza na casa, caminhar para o trabalho ou que tenham um emprego que proporcione algum esforço físico ficam fora do grupo de sedentários.

Diante de tal contexto, resolvemos ajudar o grupo em questão a iniciar uma vida mais ativa, com pequenas atividades regulares que auxiliarão na melhora da qualidade de vida e com o passar do tempo os próprios praticantes perceberão os benefícios destas atividades para sua saúde. Para quem não sabe o sedentarismo trás consigo problemas como: perda ou comprometimento da funcionalidade dos órgãos, perda da flexibilidade, hipotrofia muscular, além de aumentar o risco do surgimento de várias doenças (hipertensão arterial, obesidade, diabetes), aumento do colesterol, infarto do miocárdio e até mesmo levar a morte súbita. Pensem bem, nunca é tarde para começar!

Primeiramente, antes de tudo, todos devem consultar um médico (principalmente as pessoas com doenças crônicas ou com predisposição a tê-las como: diabetes, doenças cardíacas, obesidade e etc…), para fazer exames e saber se não tem alguma doença pre-existente que a impeça ou que dificulte a prática de atividades físicas e só assim poderá dar inicio ao programa de atividades. Depois disso, a própria pessoa pode escolher as atividades que mais lhe dão prazer e as possibilidades para o seu dia-a-dia (dias e horários). É sempre importante ressaltar que a atividade física não precisa ser extremamente cansativa para melhorar a saúde, deve ser devidamente planejada para alcançar o real objetivo. É de suma importância que o planejamento indique a quantidade, frequência, duração e intensidade da atividade física, pois o sucesso do programa de atividades depende destas variáveis.

ATIVIDADES:

Para uma pessoa que está iniciando um programa de atividades é importante deixar claro que os benefícios serão alcançados com a regularidade destas atividades através do tempo. Para não ter riscos de lesões, dores nas articulações ou problemas de coluna e postura, as pessoas sedentárias devem começar bem devagar, respeitando seus limites, para que ocorra a adaptação do corpo e do organismo com as novas atividades. Com o corpo adaptado, as atividades poderão ser aumentadas gradualmente. Recomenda-se no inicio atividades com duração de 30 a 40 minutos pelo menos 3 vezes por semana.

Uma infinidade de atividades moderadas podem auxiliar na luta contra o sedentarismo:

  • Se você trabalha perto de casa procure ir caminhando, use as escadas em vez do elevador;
  • Serviços domésticos como: Varrer, lavar e passar; lavar e encerar o carro (30 a 45 minutos);
  • Caminhar (30 a 40 minutos);
  • Nadar ou praticar hidroginástica (20 a 30 minutos);
  • Dançar (30 minutos);
  • Pedalar (20 a 40 minutos);
  • Praticar algum esporte: vôlei, basquete, futebol e etc. (30 a 45 minutos).

Você pode começar com uma frequência de 3 vezes por semana com algumas dessas atividades de intensidade moderada, aumentando aos poucos essa frequência ou a duração das mesmas. Com o tempo podem incluir no programa, atividades consideradas mais fortes como, por exemplo, trocar a caminhada pela corrida.

BENEFÍCIOS:

Com um planejamento e com certa dose de força de vontade, a luta contra o sedentarismo pode ser facilmente vencida e os benefícios são muito claros e rápidos de serem alcançados. Dentre os benefícios podemos citar: a diminuição do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, ajuda a controlar o peso corporal e manter músculos, ossos e articulações saudáveis, auxiliam os idosos a ficarem mais fortes e bem dispostos, além de auxiliar na parte psicológica como a sensação de bem estar, auto-estima elevada e diminuição da ansiedade e depressão. Esses são apenas alguns dos benefícios com a prática de atividades físicas regulares.

Com isso, é muito importante que você tenha um acompanhamento de um profissional de Educação Física, para auxiliá-lo na orientação, planejamento e prescrição das melhores atividades. Pois existe o princípio da individualidade biológica, onde cada pessoa tem um nível de condicionamento diferente, podem ter problemas de saúde e/ou físicos, limitações e etc. Com a ajuda deste profissional, saberá o exercício mais indicado para você e os benefícios serão alcançados mais rápidos e de maneira segura. E se o seu objetivo for perda de peso, você deverá conciliar as atividades físicas com uma dieta balanceada. Sendo assim, o mais indicado é procurar a ajuda profissional de um nutricionista.

E aí, vão ficar parados? Mexam-se, corram, movimentem-se e sejam felizes!!!

FONTES:

http://www.copacabanarunners.net/sedentarismo-2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedentarismo

Informações complementares

Referências por palavra-chave

Clique aqui para obter maiores informações por e-mail.

Inserir comentário:

Digite seus dados:

Nome:

E-mail:



Recarregar imagem
OU
Mensagem:

Total: 28 comentário(s)

erika rosa em
e muito bom praticar educaçao fisica ajuda o nosso organismo.
Responder
SthefaneMilena em
esse site e muito bom me ajudou bastante para eu gravar na prova de ed.física
Responder
vitória em
adorei; me ajudou bastante com o trabalho do colégio
Responder
SthefaneMilena em
me ajudou na prova site muito
Responder
joana em
Oláá eu tenho 12 anos e pratico muito disporto e gosto muito !! gostei deste site coisas muito bem explicadas e issee obgg ! :) kiss
Responder
ingrid em
eu gostaria de saber quais são os benefícios da atividade física contra o sedentarismo
Responder
livia helen em
e muito legal e interesante gostei muito
Responder
patricia em
ótimo conteúdo, muito bem explicado.
Responder
daize em
gostaria de saber qual foi o resultado imediato do sedentarismo
Responder
mariana em
gostei do contexto em geral e o e-mail quem me passou foi meu prof. de educação fisíca
Responder
Camila Palladino F. Pires em
É a falta de atividade física , seja esportiva ou qualquer outra atividade
Responder
carlos curtinha em
boas tenho 46 anos não pratico desporto faz 15 anos
gostaria de saber qual o melhor exercício para voltar a ficar em forma
e mais saudável e também para perder barriga e ficar musculado e uma silhueta normal e tonificada.
obrigado pelas dicas ... PS: fico a espera e muito obrigado.
Responder
Cstur Ecoturismo em
Boa tarde Carlos!

Em relação ao seu questionamento, gostaria de apenas de mudar o foco. O melhor exercício/esporte para você é aquele que você sentir mais prazer em praticar.

Não faça uma atividade física focado apenas no resultado (no seu caso, a perda de peso). Pratique-o por prazer e transforme a perda de peso em uma das metas e não como objetivo final.

A forma de encarar a atividade física de forma prazerosa contribuirá (e muito!) para que você consiga atingir os seus objetivos.

Assim como dito no texto, o resultado virá aos poucos, com esforço e sem nenhuma mágica. O importante é persistir, sempre! E se estiver fazendo apenas com foco no resultado, você não correrá o risco do desânimo, fator que fazem com que muitas pessoas desistam da prática da atividade física.

Recomendaria o auxílio de um profissional de educação física para auxiliá-lo na escolha de uma atividade física ideal para você.

O investimento neste tipo de profissional além de auxiliar na escolha e na prática certa da atividade física, permite que você tenha a otimização de resultados, uma vez que será montado um programa de acordo com as atividades físicas que você gostou junto com a meta que você quer (neste caso, a perda de peso).

Boa sorte!
Responder
Patrick em
http://www.youtube.com/watch?v=RmOiN5ioG6M
Responder
Patrick em
Ta bom as atividades fpisicas?
http://www.youtube.com/watch?v=RmOiN5ioG6M
Responder
ryan em
ainda bem q eu achei essa pesquisa
Responder
yasmim aguiar em
adorei essa pesquisar
pra entregar para meu professor de volei....
Responder
ryan em
Yasmin é tú?
Responder
sulamita araujo de oliveira em
muito legal gostei adoooooooooooooorooooooooooooo beijooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!>>>>>>>>.......
Responder
nick em
eu nao li e nao vou ler nada
Responder
jessica em
não sabe o que tá perdendo
Responder
sulamita em
eu gostei muito me ajudou bastante
Responder
Lumias em
Muito bom mesmo adorei e creio que na prova tiro uma nota boa entorno de 8,5 espero ne kkk vlw pela ajuda!!
Responder
darlyane veras costa em
Sedentarismo
Responder
MIQUEIAS em
NADA
Responder
lara em
Achei o texto de vcs mt legal!Um trabalho completo cm nota 10!O meu problema é que o trabalho que tenho que fazer tem perguntas específicas, e vim aqui para procurar uma resposta clara, mas infelizmente não achei!Deixe as coisas ais claras para melhor entendimento do público! =D
*#fica a dica\'
espero q eu seja compreendida...
obs.:
a resposta que procuro é: \"qual a relação entre e envlhecimento?\"
Responder
Thiago Manfré em
muito legal...pratiquem em pessoal
Responder
Joyce Rios :) em
Qual relação entre sedentarismo e envelhecimento ?? (:
Responder
mariana em
procura besta
Responder
sarah em
isso e um trabalho
Responder
mara em
Perfeito Resolvi Meus Problemas rsrs
Gostei...
Responder
ananda em
qual é a: ação proteica nas pessoas sedentarias?
Responder
gabriele em
amei tudo isso
Responder
mariana em
casa com ele
Responder
livia helen em
deixa de ser ridicula menina
Responder
SthefaneMilena em
affs se n sabe falar não fala merda bobagem
Responder
[X] Fechar

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco:

Nome:

E-mail:

OU



caracteres restantes