CS Ecoturismo

Filtros Solares

Breve explicação sobre os filtro solar e sua ação sobre o nosso corpo

Por:

Sua função

Os filtros solares são produtos que, ao serem aplicados no corpo, atuam na proteção da pele contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) emitidos pelo sol.
Portanto, a função primordial do filtro é proteger a pele dos danos provocados pela radiação solar. Para determinar o valor de FPS ideal para sua pele, devemos efetuar algumas observações básicas.

Uma primeira regra que deve ser adotada é em relação à cor da pele. Quanto mais clara, maior deve ser o valor do FPS.
Um outro teste que devemos fazer é testar se a sua pele começar a ficar vermelha pouco tempo após que você ficar exposto ao sol. Caso fique, este valor de FPS não é o suficiente para as suas necessidades.
Caso você não tenha em mãos um filtro com FPS ideal. você poderá diminuir o intervalo de aplicações do filtro.

FPS

FPS significa Fator de Proteção Solar. Cada filtro solar tem um valor de FPS que determina o nível de proteção que ele impõe ao corpo. Estes valores variam de 2 a 60 aqui no Brasil. O FPS determina o nível de proteção contra os raios UVB, que podem ocasionar a queimadura solar.

Um filtro solar com FPS 15, por exemplo, é capaz de retardar em 15 vezes o tempo que a pele ficaria vermelha caso não estive usando o protetor.

O FPS 15 é capaz de proteger a pele contra 93,3% da radiação ultravioleta B (UVB), enquanto FPS 30 protege contra 96,7%.

Vale lembrar que estes valores não fazem menção para a proteção dos raios ultravioleta A (UVA).

Como escolher um filtro:

  • Anti-UVA e Anti-UVB: proteção contra os raios UVA e UVB.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias anti-alérgicas.
  • Livre de PABA: filtros sem a substância PABA, que é uma substância que algumas pessoas possuem alergia.

Para as pessoas que possuem pele oleosa ou tem tendência a terem cravos e/ou espinhas, é recomendado a utilização de filtros livres de óleo e que não sejam comedogênico, evitando assim a obstrução dos poros da pele.

Além disso, os filtros são divididos em 2 propriedades. Os filtros químicos absorvem os raios ultravioletas, enquanto os físicos refletem estes raios. A combinação destas duas propriedades são utilizadas para obtermos um valor de FPS mais alto.

Como é feita a aplicação do filtro solar?

O filtro solar deve ser aplicado com, no mínimo, 20 minutos antes da exposição ao sol e deve ser re-aplicado a cada 2 horas. Porém, estes valores são genéricos e podem não ser o ideal para você.

 

 

Fontes:

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter