CS Ecoturismo

Pesquisar:

Nossa programação:

Nome:

E-mail:

Vestuário ideal para iniciar a prática de esportes de aventura

Tão importante quanto os próprios equipamentos, o vestuário de um praticante de esportes de aventura deve ser um item da maior relevância.
O fato de estar com um vestuário incorreto, pode causar desde o incômodo até mesmo em risco de segurança da própria atividade.

Quando o assunto envolve esportes de natureza (como a maioria dos esportes de aventura), o vestuário ocupa posição tão importante quanto os próprios equipamentos da atividade. Além de assegurar o conforto, um vestuário adequado à atividade ajuda a prevenir acidentes, seja em um tropeço, ou por um descuido provocado pelo incômodo da roupa.

Existem no mercado diversos modelos para o praticante se satisfazer. Tênis, botas, meias impermeáveis, anorak e diversos outros itens para deixar o praticante mais confortável e possa aproveitar ao máximo os prazeres da atividade.

Mas, no caso de uma pessoa que está indo praticar pela primeira vez? Estas necessidades também são aplicadas?

A resposta para esta questão é sim. Como dito anteriormente, o vestuário também deve ser considerado como um item de segurança. Portanto, ficam algumas dicas para os participantes não tenham sua alegria ofuscada pelo desconforto de seu vestuário.

» Calçados

É a mais importante peça. Embora algumas atividades possuam exigências específicas como, por exemplo, a escalada (que utiliza sapatilhas) e outras não tenham tantas exigências, como os esportes náuticos de prancha (que, em geral, são praticados descalços) e os aéreos, o fato é que é o item mais exigido quando temos a necessidade de caminhar.

O ideal, é sempre utilizarmos tênis ou botas, dando a preferência pelas botas, pois os mesmos também protegem os calcanhares contra torções. Nunca utilize sandálias, chinelos, sapatos ou calçados com plataformas. Fuja dos tênis com sistema de molas. Estes tênis não possuem aderência! Além disto, o praticante corre um sério risco de voltar para casa descalço, pois em uma situação que seja necessário forçar a aderência, o sistema de molas poderá simplesmente se desfazer.

» Meias

Dependendo da região, da época do ano e do período da atividade, o uso de meias torna-se um fator considerável. Em locais aonde há incidência de muita chuva, uma meia molhada pode ser um filme de terror na vida do praticante. Para isto, existem meias diversas tecnologias para diminuir o desconforto. Desde meias impermeáveis (um pouco cara) até meias que, mesmos molhadas, mantém a temperatura do pé e com secagem rápida.

Porém, caso a sua atividade de seja curta e não esteja disposto a investir nesta peça, o recomendável é que se utilize meias de algodão que facilitem a transpiração do pé. Evite praticar esportes sem meias. Além de ser desconfortável, pode ainda provocar micoses e bolhas nos pés.

» Óculos

Proteger os olhos é missão essencial seja no dia-a-dia ou praticando esportes de aventura. A recomendação é sempre usar óculos com proteção efetiva contra os raios UVA e UVB.

» Roupas

Escolher a roupa certa é uma arte para a maioria das pessoas, mesmo que inconscientemente. Assim como em nossa vida social, para escolher uma roupa ideal é necessário que saibamos bem para onde devemos ir.

Desconfortos como sentir frio ou ser picado por mosquitos por estar usando bermuda em uma área aonde exista grande incidência de mosquitos é algo que todo bom praticante deve evitar.

De modo geral, além das características peculiares, é que devemos utilizar roupas que sejam confortáveis e que facilitem os movimentos que serão empreendidos na atividade. Portanto, devemos excluir desta categoria roupas apertadas.

Esperamos que estas dicas auxiliem os participantes para uma boa experiência com os esportes de aventura. Estaremos colocando em breve em nosso site o tipo de vestimentas ideais para cada roteiro. De resto, desejamos a todos que se divirtam e aproveitem todos os benefícios físicos, psíquicos e culturais que as atividades de esportes de aventuras podem proporcionar!
Para obter maiores informações por e-mail, clique aqui.

Inserir comentário

Nome:

E-mail:
Mensagem:

 
Recarregar imagem
Eliene Jesus dos Santos em 02/05/2014 07:38:20
gostei muito das dicas
Responder
adriano em 13/06/2014 10:25:02
gostosa
Responder
marlu fernandes em 04/12/2013 14:22:00
ADOREI A DICA!
Responder
dhiovana em 25/04/2013 08:01:00
isto foi essencial!!!!!!!!!!!!!
Responder
haisla em 04/04/2013 10:53:53
adorei as explicações quando precisar agora ja sei onde procurar bjss ate +
Responder
Lana em 20/02/2013 00:44:51
adorei tava precisando!
Responder
Lana em 20/02/2013 00:44:06
amei agora posso ficar tranquila com a pesquisa!!!
Responder
célio jorge em 23/02/2012 21:33:49
aiii...adoreiiii!!!!
Responder
Jhonata Renary em 13/01/2012 17:48:31
Muito obrigado, esse conteúdo me ajudou muito!!!!!!!!
Responder
gabriele em 15/12/2011 20:19:18
ai q legalll!!!!!!!!!!!! gostei muito.......
Responder
agatha gabriela da silva em 08/11/2011 11:19:16
QERIA SABER SE PODEMOS LANCHAR DURAN TE A PRATI E QE ALIMENTO DEVEMOS COMERPRA COMBATER O MEDO E QUANDO!
Responder
[X] Fechar

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco:






caracteres restantes