CS Ecoturismo

Mangaratiba: conheça o paraíso!

Entrevista com o diretor de turismo digital do município da paradisíaca cidade de Mangaratiba, na Costa Verde - RJ.

Num país aonde sobram riquezas naturais, existem locais que se destacam das outras por sua beleza única. Um desses locais é Mangaratiba, cidade localizada à 96 Km da cidade do Rio de Janeiro. Com fácil acesso, a cidade possui a peculiaridade de distribuir a sua beleza entre as serras e os mares que fazem parte de seu território. Com seis distritos (Itacuruçá, Muriquí, Praia Grande, Mangaratiba-sede, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto) a cidade é uma opção perfeita tanto para o veraneio quanto para a prática de ecoturismo e turismo de aventuras.

Acreditando na formação de parcerias (principalmente com e empresariado local), esta é a maior aposta da prefeitura de Mangaratiba para alavancar o turismo no município. Ações como, o Guia grátis de Negócios e Turismo exclusivo de Mangaratiba são uma das ferramentas que o município dispõe para formentar o comercio local e, conseqüentemente, o turismo na região.

Famosa pelos seus passeios náuticos pelas Ilhas Tropicais, onde recebe um fluxo contínuo de turistas (principalmente estrangeiros) durante todo o ano, a cidade inicia um novo passo para uma melhor aproveitamento de sua capacidade turística. Para contar-nos sobre as ações que as autoridades locais estão planejando na cidade, a CS Ecoturismo resolveu entrevistar Manoel Pires, ex-subsecretário de turismo do município, atualmente diretor de turismo digital do município – um projeto que visa a divulgação do município e de seus serviços utilizando meios eletrônicos.

CS Ecoturismo: O que a cidade de Mangaratiba têm a oferecer de melhor aos seus visitantes?
M. Pires: Natureza, Lazer, Cultura e Paz – São dezenas de praias e ilhas paradisíacas, diversas cachoeiras, e uma Serra do Mar maravilhosa, tudo dentro do contexto necessário para viabilizar aos turistas e veranistas opções de atividades ecoturísticas, tanto no mar, ilhas e praias, bem como na serra. Sem esquecer-mos dos atrativos históricos, ruinas, casarões, igrejas, fazendas da época áurea.

CS Ecoturismo: A cidade possui muitos atrativos naturais aos seus visitantes. Quais são os destaques desta categoria?
M. Pires:
Sem dúvida o setor náutico ainda predomina, com muitas ilhas e praias sem igual esta área ainda é destaque. Portanto temos acompanhado um crescimento em atividades junto a natureza na Serra do Mar.

CS Ecoturismo: E para a prática de esportes de natureza. Quais são os esportes de natureza mais praticados no município?
M. Pires:
Um dos mais praticados é o trekking, o rapel, tirolesa, mergulho, pescaria e com destaques para o vôo livre e o motocross que estão em crescimento de demanda.

CS Ecoturismo: Qual o valor que o turismo possui hoje para a economia do município?
M. Pires:
Fundamental. Mangaratiba hoje possui uma economia estruturada basicamente no turismo.

CS Ecoturismo: Quais ações estão sendo tomadas para melhorar/aumentar o produto”turismo” dentro do município?
M. Pires: O prefeito Aarão vem trabalhando neste sentido sem desguarnecer outras áreas fundamentais da sociedade local. Digamos que o governo vem fazendo o que nenhum governo anterior realizou.
Exemplos: controlou o acesso de excursões piratas; construiu dois Centros de Informações Turísticas; recuperou varios piers no município; Está construindo o maior pier turístico da região em Conceição de Jacareí; está sinalizando 08 trilhas; fechando parcerias com iniciativa privada visando o fomento do ecoturismo; estabelecendo a criação e implementação do Conselho Municipal de Turismo; criou o Guia de Negócios e Turismo exclusivo de Mangaratiba (http://www.guiamangaratiba.org); criou a Diretoria Digital de Turismo responsável pelo marketing e relacionamento digital junto aos seguimentos e trade.

No setor de eventos o município é destaque na região, pois temos eventos de porte e regionais o ano inteiro, em suma, este atual governo vem realizando tudo que pode realizar em prol do fomento sustentável do seguimento turístico.

CS Ecoturismo: Quais as perspectivas do turismo para o município para os próximos anos?
M. Pires:
Crescimento ordenado com a normatização e parcerias fortes com o trade local e outros.

CS Ecoturismo: Defina 3 adjetivos para a cidade de Mangaratiba.
M. Pires:
Turismo e Lazer – Preservação Ecológica – Crescimento Sustentável com qualidade de vida.

Sites:

Mapa
Mangaratiba
Praias
Mangaratiba
Mangaratiba
Mangaratiba
Banana Boat
Turismo rural
Mangaratiba
Serra do Piloto
Mangaratiba
Cascading
Mangaratiba
Mangaratiba
Institucional
Mangaratiba
Mangaratiba
Mangaratiba
Mergulho
Mangaratiba
Mangaratiba
Windsurf
Parapente
Quilombo
Mangaratiba
Mangaratiba
Mangaratiba
Mangaratiba
Mangaratiba
Pescaria
Mangaratiba
Mergulho
Wakeboard
Mangaratiba
Mangaratiba
Praias
Mangaratiba
Mangaratiba
Turismo Rural
Mangaratiba
Trekking
Trekking
Mangaratiba
Asa-delta
Mangaratiba
Mangaratiba
Artesanato
Mangaratiba
Mangaratiba
Gastronomia
Aventuras
Aventuras
Aventuras
Aventuras
Praias
Praias
Praias
Gastronomia
Belezas naturais
Praias
Praias
Aventuras
Natureza
Natureza

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Phillip Lourd Artesanato Ornamental em
Wonderful photo, I loved this place, divine, when the river will know. cool website, thanks.
BONITO !!!!!
0 0

Kaique em
Boa matéria senhor, parabéns! As imagens são incríveis Mangaratiba deve ser realmente uma city linda. wlw
0 0

 
2 0
Facebook Twitter