CS Ecoturismo

O turismo em Itajaí

Rodrigo Luiz, consultor técnico administrativo e turismólogo da secretaria municipal de turismo de Itajaí, fala sobre o turismo no município 3 anos após a cidade ser castigada pelas chuvas em 2008.

Nesta entrevista, conversaremos com Rodrigo Luiz, consultor técnico administrativo e turismólogo da secretaria municipal de turismo de Itajaí. Conheceremos como o turismo é gerido no município.

Temos vistos cidades turísticas do país serem sacrificadas pelas chuvas. Estamos assistindo atualmente o caso da região serrana do Rio de Janeiro. Também vimos o caso de Angra dos Reis (RJ) em 2010 e o próprio caso de Itajaí em 2008. Em relação ao município, qual foi o impacto no turismo das chuvas de 2008 e o que temos de similar com os eventos de Angra dos Reis e da região serrana?
O impacto foi mínimo em Itajaí. Uma semana após as águas baixarem, já tínhamos condições de receber os turistas em nossa cidade. Não tivemos muitas destruições e nosso maior prejuízo foi a limpeza da cidade e da população atingida na perda de seus bens. E de similar com ao Rio de Janeiro acho que somente o fenômeno da natureza: a chuva. Porém aqui, a água só “sujou” a cidade. No Rio, os estragos foram de uma proporção muito maior devido a geografia da cidades atingidas.

Quais foram os esforços empreendidos para superar as dificuldades impostas pela catástrofe?
O principal esforço foi com relação a limpeza da cidade. E em segundo lugar era avisar aos turistas e visitantes, que a tragédia já tinha terminado e que tudo voltara como antes.

Como o turismo tem sido trabalhado no município atualmente?
Principalmente em duas frentes: do turismo de eventos e negócios e no turismo náutico (cruzeiros marítimos)

E em relação aos turistas, quantos o município tem recebido nos últimos anos?
Em torno de 20 mil por mês.

Os turistas que têm vindo principalmente de quais regiões do país? O que tem sido feito para aumentar esta quantidade?
Principalmente interior de São Paulo. E quanto a atrair os turistas, é basicamente através de participação em eventos de mercados emissores.

O turismo de cruzeiros tem tido um crescimento acelerado a cada ano que passa no mundo inteiro. Como o município tem se preparado para se destacar neste importante segmento?
Aproveitando a excelente infra-estrutura do Pier Turístico, que possibilita o navio atracar no centro da cidade. E além de trabalhar na ampliação do atual píer para que ele possibilita o embarque e desembarque dentro da sua própria estrutura, estamos trabalhando na construção de um segundo píer.

Qual o valor do turismo na arrecadação municipal e na economia da cidade?
Ainda não temos um levantamento oficial. Atualmente, estamos uma pesquisa para avaliar o impacto do turismo de cruzeiros na cidade.

Para um turista que esteja indeciso para onde ir em suas férias. Porque escolher Itajaí e o que ele pode encontrar em sua passagem pela cidade?
Itajaí oferece boas praias, tranquilidade nos acessos aos atrativos e bons equipamentos turísticos a disposição dos turistas. Além disso, temos facilidade de acesso a cidade, seja por via aérea, marítima ou terrestre.

Defina 3 adjetivos para a cidade de Itajaí.
Próspera – Tranquila – Cultural

Para conhecer mais sobre a cidade de Itajaí, acesse: http://turismo.itajai.sc.gov.br/

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 1 comentário(s)

Eraldo em
Tem alguem na secretaria de turismo ou na organização da marejada para responder e-mail ou os e-mail são só para enfeitar? Afinal, já enviei vários e-mails para turismo@itajai.sc.gov.br e marejada@itajai.sc.gov.br e ninguém tem o respeito de responder minha pergunta:

\"Gostaria de saber como faço para comprar ingresso de meia-entrada para o show nacional, pois apesar de especificadas no site da marejada, no site do Blue Ticket não é possível. Esquisito isso.\"
0 0

 
0 0
Facebook Twitter