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Moedão [Serra da Moeda]

Uma das principais rampas para voo de asa-delta de Minas Gerais!

Informações técnicas:

Clube de voo livre Belo Horizonte - CVLBH


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Fácil / Intermediária
3,1km (pouso do japonês)
1450m
SW | NW

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O tempo na região:

Com uma área de 70 quilômetros e próximo de Belo Horizonte, com apenas 25 quilômetros de distância, e cobrindo outras cidades como Belo Vale, Brumadinho, Itabirito, Moeda, Nova Lima e Ouro Preto; a Serra da Moeda possui um local para a prática de voo livre que é considerada um dos principais points do país. Com duas rampas de decolagem, a rampa do Moedão e da Moedinha - que diferem entre si em relação ao ângulo de decolagem e direção para pouso, o local é, em virtude das condições quase sempre favoráveis, um local sempre movimentado por pilotos de toda a região. Suas características favoráveis fazem com que o local seja palco de etapas dos principais campeonatos de voo livre do país.

A região possui um visual incrível, com três biomas distintos – mata atlântica, cerrado e campos rupestres -, clima temperado e uma grande variedade de fauna e flora. Com 1450 metros de altitude e 580 metros de desnível, a rampa natural do Moedão é um ponto de encontro de pilotos que buscam treinamento e/ou se divertir e também de pessoas interessadas em realizar o voo duplo de instrução. É um local bastante frequentado tanto por pilotos de asa-delta quanto de parapente.

O voo dará ao participante um visual para o vale do Paraopeba aonde se encontram a cidade Brumadinho e os seus povoados (Casa Branca, Aranha …), além de avistar o condomínio Retiro do Chalé.

Diferente do parapente, aonde estão disponível três pontos para pouso, o pouso para a asa-delta é indicado apenas em no “pouso do Japonês”, que é o pouso mais frequentado por quem frequenta esta rampa. O pouso fica a 3,1 quilômetros de distância da decolagem em linha reta e é formado de um pasto com capim e poucas árvores, em um terreno irregular com alguns buracos e troncos escondidos em uma área de 200 metros de largura por 700 metros de comprimento. É um pouso fácil. aonde o piloto deve ter cuidado apenas com o nivelamento do terreno e também com os cálculos de aproximação, pois não existe área para pouso intermediário. Recomenda-se pousar em um campo de futebol existente ao final do terreno, por causa de seu nivelamento.

Voo duplo de instrução

Para quem não possui experiência e deseja conhecer como funciona e o prazer de voar de asa-delta, é recomendado realizar um voo duplo de instrução, aonde o aluno voa acompanhado de um instrutor em um voo aonde são apresentados todas as belezas da região, assim como permite ao participante conhecer mais sobre a modalidade. Saindo da rampa, é realizado um voo bem calmo e sem turbolência, aonde o instrutor e o aluno vão deitados presos na estrutura da asa-delta.

Todos os procedimentos de segurança são passados antes da realização do voo, de forma que não haja nenhuma dúvida ao participante durante o voo.

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