CS Ecoturismo

» Asa-delta » RJ

Serra do Matoso (Itaguaí)

Uma das melhores rampas do estado, com boas condições durante todo o ano.

Informações técnicas:

Não existente, mas possui direção definida
Local protegido do sol
420m
E | SE | S | SW

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Local com boas térmicas e bastante frequentada por pilotos de todo o estado, a rampa da serra do Matoso é um ponto tradicional do voo livre da região.

Com duas rampas naturais para voo de parapente e uma rampa artificial em concreto para voo de asa-delta (todas as rampas são forradas com carpete), o local conta a seu favor por ser uma região com poucos obstáculos (apenas deve-se tomar cuidado com as torres de energia existentes ao lado direito da rampa) e um amplo espaço para pouso.

A rampa fica localizada em uma propriedade privada e possui uma lanchonete e banheiros. O pouso é, geralmente, realizado em sítio um sítio chamado “Clube do Cavalo”, próximo à uma “bandeira” que também auxilia em indicar a direção do vento. Este sítio fica localizado levemente à direita visto da rampa, margeando a estrada de acesso que subirá o morro e passará na porta da rampa.

O pouso pode ser realizado, também, em qualquer um dos sítios na grande área aberta existente. Porém, deve-se tomar cuidado com o gado e também com a irregularidade do solo.

Dependendo do horário do pouso (é necessário consultar os moradores do local para obter o horário que o ônibus passa), é possível também retornar à rampa através de uma linha de ônibus que roda na região.

Pouso
Estrada
Estrada
Visual
Visual
Visual
Visual

O acesso principal para a estrada do Matoso pode ser feito por 3 caminhos distintos. O acesso deve ser feito por carro. Transporte público só passa poucas vezes ao dia e, portanto, não é uma forma confiável de chegar até a rampa.

Vindo do Rio de Janeiro pela BR 101 no sentido Angra dos Reis:

Após passar pelo posto da Polícia Rodoviária Federal em Itaguaí, siga por 3 quilômetros pela BR 101. Pegue a saída 398 (Santa Cândida, Texeira e Jonosake) à direita e siga pela pista lateral. Quando chegar na altura da passagem subterrânea da BR, vire à direita e siga pela rua Page. Siga as instruções que estão abaixo a partir desta rua.

Vindo pelo Arco Metropolitano (RJ 109):

Infelizmente, o acesso pelas estradas da região não são sinalizadas. Foram improvisadas por moradores da região para facilitar o acesso. Porém, são de difícil localização para quem não conhece as saídas. Portanto, o melhor caminho pelo Arco Metropolitano é seguir em direção à Itaguaí e acessar a BR 101 no sentido Rio de Janeiro. Dali, seguir as instruções conforme listado no roteiro como se tivesse vindo da Costa Verde.

Vindo da Costa Verde pela BR 101 no sentido Rio de Janeiro:

Após passar pelo entrada de Itaguaí (saída 401), siga por 3 quilômetros pela BR 101 e pegue a saída 398 e passe na passagem subterrânea como fosse efetuar um retorno. Siga pela rua a frente da passagem, a rua Page, e veja as instruções abaixo.

A partir da rua Page

Siga nesta rua por 1,4 quilômetro e depois pegue a estrada do Caçador, em um largo que possui a sinalização de diversos sítios no local, como o Jonosake, o clube do Cavalo, entre outros. Siga por esta estrada por mais 5 quilômetros, em um trajeto que em um determinado trecho passará a ser de terra e depois passará por debaixo da estrada do arco Metropolitano (RJ 109). Após mais alguns instantes, esta estrada passará a se chamar estrada do Cacau. Continue em caminho reto por mais 1,5 quilômetro.
Depois, vire à direita, agora entrando na estrada dos Caçadores (diferente da rua anterior), em um trajeto que começará a subir a serra. Agora, siga por 8,2 quilômetros subindo a serra, até chegar na entrada da rampa, em uma entrada de um sítio à esquerda não sinalizado.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!