CS Ecoturismo

» Asa-delta » RJ

Serra do Vulcão (Parque Nat. Mun. de Nova Iguaçu)

Térmicas fortes são características de uma das melhores rampas para voo livre do estado do RJ

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu


Telefone(s)

+55 (21) 3765-3999 » Brasil
Administração
+55 (21) 3765-3800 » Brasil
Portaria
+55 (21) 2667-1252 » Brasil
Secretaria municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu

Endereço(s)

Estrada da Cachoeira
Nova Iguaçu (RJ)

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 08:00 às 17:00.
Somente em pontos chaves
Descoberto em grande parte do percurso
780m
N | NE | NW

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Com vista quase completa da cidade de Nova Iguaçu e de outros municípios da baixada fluminense e também da Serra dos Órgãos à frente e dentro de uma unidade de conservação, fica o que é considerada uma das melhores rampas para voo livre do estado. Dotada de térmicas fortes e a garantia de bons voos durante todo o ano, a rampa é uma passagem obrigatória para quem gosta de voos de cross crountry e de lift.

É bastante frequentada pelos pilotos da baixada fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro. O local possui uma rampa artificial em madeira para asa-delta e duas rampas naturais para parapente. Sua localização fica diante do bairro de cabuçu, embora o seu acesso por dentro do parque seja realizado em um local distante dali, no bairro de Jardim Nova Era.

O pouso oficial é realizado na fazenda Cabuçu, à diagonal esquerda da rampa, em uma distância de, aproximadamente, 6,8 quilômetros.

O acesso para chegar até a rampa é realizada por estrada de terra que possui bastante buracos. O acesso deve ser feito somente com veículos com tração 4x4 ou por veículos adaptados ao terreno.

Entrada via K-11

O acesso do K-11 deve ser feito pela RJ 105, nomeado como avenida Abílio Augusto Távora na região. Indo sentido a Cabuçu, após passar pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG), deve-se entrar na quinta rua à esquerda, em frente à um posto de gasolina, a rua Luis Vargas Fernandes. Mantenha-se à direita na primeira e segunda bifurcação. Na terceira e última, deve-se seguir à direita.

Dali, o caminho começa a subir, até encontrar a entrada do parque e o caminho começará a subir. Segue-se subindo pelo caminho mais largo em poucas bifurcações existentes. Uns 200 metros antes de chegar na região de mata fechada, haverá uma bifurcação com dois caminhos largos. O caminho a frente segue em direção à mata fechada enquanto o caminho à direita segue margeando a mata, porém indo pela vegetação aberta. Siga pela direita, na estrada do Tatu-gamela por quase 3 quilômetros até chegar à rampa, em um total de, aproximadamente, 5,8 quilômetros percorridos.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!