CS Ecoturismo

Kitesurf

Informações sobre o kitesurf

Confira a programação para esta modalidade

» A história

A locomoção com a utilização de pipas remotas desde antiguidade. Existem relatos de que povos antigos, como os Chineses e outros povos da Ásia, utilizavam, há milhares de anos, pipas para auxiliar na locomoção de embarcações e de transportes terrestres. George Peacock inventou, em 1826, uma estrutura que uma carroça era puxada por pipas. Esta estrutura, fazia com que as carroças chegassem a obter a velocidade de até 20 Km/h.

Porém, como esporte, o kitesurf teve sua origem em 1977, quando o holandês Gijsbertus Adrianus Panhuise utilizou uma prancha de surf com um para-quedas pequeno preso ao corpo. Um ano depois, o americano Dave Culp desenha o primeiro modelo de pipa, com um bordo de ataque insuflável, dando início aos projetos de pipa que serão utilizados no esporte.

Em 1984, os irmãos Bruno e Dominique Legaignoix desenvolveram uma pipa com câmara de ar sobre esquis. E, em 1985 e 1986, fazem demonstrações públicas em regatas de esqui aquático com seu invento – ja devidamente patenteada. O diferencial desta pipa, é que permitiam erguem a pipa novamente caso ela caísse no mar, pois estavam sempre infladas. Em 1993, eles iniciam a fabricação comercial de suas pipas.

Em 1987, o americano Cory Roeseler veleja contra o vento, sendo este o primeiro a conseguir tal feito. O mesmo americano iria depois desenvolver pipas que fossem capazes de aderir ao vento. Nos anos 90, o kitesurf pega força com a adesão de diversos windsurfistas, como Robby Naish, que começaram a praticar o kitesurf. Robby Naish, inclusive, já teria feito uma manobra de mais de 20 metros de altura e também iniciou a comercialização de suas pipas.

» Equipamentos

O kitesurf constitui-se, basicamente, da pipa, da prancha, das linhas, da barra de controle e do cinto. Sobre os equipamentos, existem diversos modelos de acordo com os objetivos, gostos e técnica dos praticantes.

 
0 0
Facebook Twitter