CS Ecoturismo

» Parapente » MG

Moedão [Serra da Moeda]

Uma das melhores rampas de Minas Gerais

Informações técnicas:

Clube de voo livre Belo Horizonte - CVLBH


E-mail(s) / Site(s)

Fácil / Intermediária
3,1km (pouso do japonês)
1450m
580m
SW | NW

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Dentro da Serra da Moeda, uma área de 70 quilômetros distante apenas a 25 quilômetros do centro da capital e abrangendo os municípios de Belo Vale, Brumadinho, Itabirito, Moeda, Nova Lima e Ouro Preto, a rampa de voo livre do Moedão é um dos melhores locais para a prática de voo livre no estado, em virtude das condições quase sempre favoráveis. O local ainda dispõe de outra rampa de decolagem, a rampa da Moedinha, que fica no mesmo local, porém em ângulo de decolagem diferente.

A região possui um visual incrível, com três biomas distintos – mata atlântica, cerrado e campos rupestres -, clima temperado e uma grande variedade de fauna e flora. Com 1450 metros de altitude e 580 metros de desnível, a rampa natural é um ponto de encontro de pilotos que buscam treinamento e/ou se divertir e também de pessoas interessadas em realizar o voo duplo de instrução. O local também é muito frequentado não somente por pilotos de parapente, como também de asa-delta.

O voo dará ao participante um visual para o vale do Paraopeba aonde se encontram a cidade Brumadinho e os seus povoados (Casa Branca, Aranha …), além de avistar o condomínio Retiro do Chalé.

O pouso para quem parte do Moedão pode ser realizado em diversos locais distintos. Fonte das áreas de pouso: Clube de Voo Livre Belo Horizonte

  1. O “pouso do Japonês” é o mais frequentado. Ele fica a 3,1 quilômetros de distância da decolagem em linha reta. Formado de um pasto com capim e poucas árvores, em um terreno irregular com alguns buracos e troncos escondidos em uma área de 200 metros de largura por 700 metros de comprimento. Possui um dos pousos mais fáceis da rampa, devendo o piloto ter cuidado apenas com o nivelamento do terreno e também com os cálculos de aproximação, pois não existe área para pouso intermediário. Recomenda-se pousar em um campo de futebol existente ao final do terreno, por causa de seu nivelamento.
  2. O “pouso do Genésio” é uma outra opção de pouso na região. Localizado a 2,4 quilômetros de distância  em uma diagonal esquerda. Com cerca de 130 metros de comprimento por 45 de largura, possui algumas árvores nas laterais. Costuma-se haver turbulência no local em dias de sol forte. Além disto, a razão de planeio aumenta ao aproximar-se, além de o local possuir cercas em seus limites, fazendo com que a descida tenha que ser melhor calculada. O resgate pode ser feito na fazenda Bela Vista.
  3. O “pouso da Vila dos Voadores” é anterior ao pouso do Genésio. Distante a 2 quilômetros da rampa, em uma diagonal esquerda, é um local de pouso de 120 metros de comprimento por 45 de largura no topo de um morro. Em seu final possui um declive de 250 metros que forma uma área de escape. Este declive faz divisa com a área de pouso do Genésio, na qual são separadas por uma cerca. Fica localizada no topo de um morro. O pouso no local possui boa sustentação devido à ação do vento batendo no relevo.
  4. Além disto, é possível também pousar nas regiões de pouso de quem sai da rampa da Moedinha. Para maiores informações sobre a rampa da Moedinha e suas áreas de pouso, clique aqui.

Suas características favoráveis fazem com que a rampa seja considerada sempre como uma opção de campeonatos, tanto para parapente quanto para asa-delta.

Voo duplo de instrução

Para quem não possui experiência no voo livre e deseja ter a sensação de voar e conhecer o esporte, é possível realizar um voo duplo de instrução, aonde o aluno voa acompanhado de um instrutor e tem a oportunidade de vivenciar os prazeres proporcionados pelo voo de parapente. Com isto, o participante pode conhecer a modalidade e quem sabe, a partir daí virar mais um fã e praticante deste esporte.

Saindo da rampa, é realizado um voo bem calmo, aonde o instrutor e o aluno vão sentados na estrutura do parapente, aproveitando toda a paisagem da região. Todos os procedimentos de segurança são passados antes da realização do voo, de forma que não haja nenhuma dúvida ao participante durante o voo.

Rampa do moedão

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!