CS Ecoturismo

» Parapente » RJ

Parque da cidade - rampa norte (Parque Mun. de Niterói)

Rampa de quadrante norte do Parque da Cidade

Informações técnicas:

Clube Oceânico de Voo Livre Niterói - COVL


E-mail(s) / Site(s)

contatocovl@gmail.com
Local descoberto
270m
270m
NW | N

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

No Parque da Cidade, dentro do Parque Municipal de Niterói, existem duas rampas para a prática do voo livre. Feito em concreto, permite voos tanto de parapente quanto de asa-delta. A rampa de quadrante norte, permite um voo com o pouso sendo realizado em um trecho da praia de Charitas, enquanto que o voo da rampa sul realiza o pouso nas margens da lagoa de Piratininga.

Sendo o parque local da prática de voo livre desde a década de 80, com rampas que eram localizadas em outros pontos do parque, o local fica agregado ao principal mirante do parque, que conta com estruturas como banheiros e lanchonetes.

A rampa está localizada no topo do morro da Viração, a 270 metros de altitude com uma visão privilegiada das região oceânica de Niterói e também parte da orla do Rio de Janeiro. No local, também ocorrem muitos voos duplos de instrução.

Para visualizar a localização da rampa e dos pousos, clique aqui (Google Maps).

O acesso para o parque da cidade pode ser feito por duas rotas principais: uma pelo bairro de Charitas e a outra pelo bairro do Largo da Batalha.
O parque possui um pequeno estacionamento interno que, em dias de grande movimento, fica rapidamente lotado, tornando a tarefa de estacionar na região uma tarefa árdua.

Por Charitas

Próximo à orla, na rotatória Quintino Bocaiúva, deve-se seguir pela avenida Taubaté em direção à serra. Ao final da avenida, seguir para a esquerda e, na rotatória que virá, sair na primeira saída, na estrada Nossa Senhora de Lourdes. Virar à direita para permanecer na rua e começar a subir a serra. Após 1,2 quilômetro, haverá uma bifurcação, na qual deve-se virar à direita, aonde há uma guarita do parque com cancela de entrada.
Depois, deve-se seguir por mais 650 metros até chegar no estacionamento.

Pelo Largo da Batalha

Este é uma opção para quem vem da região de Camboinhas ou até mesmo de quem quis evitar passar pelo trânsito do centro de Niterói.
Seguindo pela estrada Pacheco de Carvalho, 300 metros após o cruzamento com a avenida Rui Barbosa, deve-se sair em uma agulha à direita. Logo após, deve-se virar à direita, para entrar na rua Demétrio de Freitas (haverá um totem indicando a direção do parque). Seguindo, deve-se virar à esquerda e logo após, seguir pela rua existente ao meio em uma bifurcação com três ruas, para entrar na estrada Nossa Senhora de Lourdes.
Seguir nesta estrada por 2,6 quilômetros até chegar em uma bifurcação. Seguir para rua à esquerda, onde haverá uma guarita com cancela de entrada.
Depois, deve-se seguir por mais 650 metros até chegar ao estacionamento.

De ônibus

Não há linha de ônibus que passe em frente à portaria do parque. Uma opção é seguir até Charitas (ônibus do centro de Niterói, do Rio de Janeiro e barcas) e pegar um táxi (o trajeto andando por este trecho é muito íngreme) ou ir até o Largo da Batalha e, dali, pegar um táxi ou seguir andando.

Linhas para Charitas

  • 598 - Charitas x Castelo
  • 761D - Charitas x Galeão
  • 740D - Charitas x Ipanema
  • 775D - Charitas x Gávea
  • 62 - Fonseca - Charitas
  • Barcas saindo do terminal Praça XV

Linhas para o Largo da Batalha

  • 38 - Centro (rodoviária João Goulart) x Itaipú
  • 38A - Centro (rodoviária João Goulart) x Engenho do Mato
  • 46 - Centro (rodoviária João Goulart) x Várzea das Moças

Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!


Informações complementares



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!