CS Ecoturismo

» Parapente » RJ

Pedra Bonita (Parna Tijuca)

Conquiste os céus da cidade maravilhosa a bordo de um parapente!

Informações técnicas:

Clube São Conrado de Voo Livre - CSCVL


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 3322-4176 » Brasil
+55 (21) 7825-7656 » Brasil

Endereço(s)

Avenida Prefeito Mendes de Morais, Parte
São Conrado
Rio de Janeiro (RJ)
22610-095

Informações gerais

» Visitantes e alunos em voo duplo de instrução devem dirigir-se à sede do clube antes de subir até a rampa para efetuar o seu credenciamento.

» Para alunos de voo duplo de instrução, devem efetuar o cadastro na sede do clube, atualmente no valor de R$ 30,00.

» Para pilotos visitantes, basta apresentar a credencial do clube de voo em dia. Serão aceito os seguintes documentos:
  * Credencial em dia da ABVL.
  * Credencial em dia da ABP.
  * Credencial em dia do clube ou associação (trazer comprovante de pagamento de mensalidade).

» Para quem deseja realizar um voo duplo, deve-se:
  * Estar habilitado na classe correspondente e com a habilitação em dia.
  * Vistoriar o equipamento com a comissão técnica do clube.
  * Efetuar o seguro, preenchendo o formulário.
  * Efetuar requerimento para o voo duplo na secretaria do clube.

» Devido ao volume de visitantes, o clube poderá limitar a quantidade de visitantes a ser realizado no dia.
Fácil
10 min de caminhada por trilha
517m
517m
NE | E | SE | S | SW (fonte: CSCVL)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

A rampa

A história da rampa da Pedra Bonita acompanha a história do voo livre no Brasil. Criada em 1975, a rampa foi acompanhando o crescente interesse dos brasileiros na prática do voo livre. A ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre) foi criada justamente com o intuito de controlar o acesso até à rampa. A rampa de parapente é natural e possui um abrigo do sol para quem deseja assistir, utilizando a cobertura proporcionada pela estrutura da rampa de asa-delta, que fica logo acima. Além disto, obras foram realizadas no local e no entorno com o intuito de melhorar a qualidade da estrutura do local, assim como o seu acesso, em ações que envolvem as esferas governamentais e o gestor da rampa. A rampa conta atualmente com um quiosque, estacionamento para pilotos e visitantes, banheiros e assentos.

A rampa é uma das que realizam a maior quantidade de voos no mundo. Além de pilotos que frequentam constantemente o local, também há voos realizados por alunos em treinamento como também por pessoas que realizam um voo duplo de instrução, como forma de conhecer o esporte. Esta movimentação é tanto para os praticantes de parapente quanto os de asa-delta, cuja rampa fica logo acima da rampa de parapente, em uma estrutura de metal com piso de madeira. Além disto, há pessoas que vão somente apreciar a paisagens do local, como pessoas que estão de passagem antes ou depois de realizarem a caminhada até o topo da Pedra Bonita (clique aqui para ver o roteiro).

Seu atrativo, com visão do Parque Nacional da Tijuca e da orla fazem com que o voo na região seja considerado um voo que contenha um dos melhores visuais para voo no mundo. Em algumas condições especiais e raras, pilotos experientes podem voar até o Cristo Redentor.

O pouso é realizado em um gramado quase em frente á sede do clube, em frente à praia do Pepino. Em caso de varar o pouso, há a opção de pousar nas areias da praia do Pepino, devendo prestar atenção com eventuais banhistas e também com o pouso de asa-deltas, que é realizado no local.

Voo duplo de instrução

Tenha o prazer de fazer um voo de instrução de parapente em um dos melhores cartões postais da cidade do Rio de Janeiro e conhecer os prazeres que esporte pode proporcionar a todos os seus praticantes. Tendo como destino a praia do Pepino, em um voo que permitirá ao participante apreciar toda a beleza da cidade. O prazer de aprender a voar e ver a cidade de uma outra perspectiva, tendo como vista principal o Parque Nacional da Tijuca e a orla de São Conrado, é uma sensação indescritível que nenhum texto consegue descrever com exatidão.

Além disso, o parapente proporciona um voo suave que permite apreciar como nenhum outro instrumento a sensação de voar de verdade.

Rampa
Decolagem
Decolagem
Rampa
Voo
Voo
Voo
Voo
Voo
Voo
Voo
Voo

O acesso para a rampa da Pedra Bonita é possível tanto pelo bairro de São Conrado (caminho mais utilizado) quanto pela Barra da Tijuca, Tijuca e Vista Chinesa. Há outras opções de trajetos disponíveis, porém, são variações destes 4 caminhos.

Acesso por São Conrado:

O acesso por São Conrado é realizado através da Auto Estrada Lagoa-Barra, no sentido Barra da Tijuca. Logo após passar pelo Golf Club, entre na saída à direita (estrada do Joá) e acesse a estrada das Canoas entrando na rua à sua direita existente na rotatória que existirá logo em seguida que entrar na estrada do Joá.
Siga esta estrada por, aproximadamente, 4 quilômetros e, logo após uma curva, haverá o acesso para a estrada que dá acesso à rampa do lado esquerdo da pista. É necessário jogar o carro em um pequeno largo existente para conseguir cruzar a pista. Logo após, haverá uma guarita aonde é feito o controle de acesso.

Acesso pela Barra da Tijuca:

Pelo Itanhangá, acesse a Estrada de Furnas como em sentido à Tijuca. Entre na Rua Boa Vista, indo em direção ao Alto da Boa Vista. Siga por, aproximadamente, 750 metros e haverá um pequeno Largo do lado direito da pista que dará acesso à Estrada da Gávea Pequena. Entre e siga por esta estrada por 1,1 Km e mantenha-se à esquerda na bifurcação, pegando a Estrada da Pedra Bonita. Siga por esta estrada por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.

Acesso pela Tijuca:

Siga pelo Alto da Boa Vista, e desça. Após a praça Afonso Viseu (que dá acesso à sede do Parque Nacional da Tijuca), siga por 1,4 Km e verá um pequeno largo do lado esquerdo da pista que dará acesso à Estrada da Gávea Pequena. Entre e siga por esta estrada por 1,1 Km e mantenha-se à esquerda na bifurcação, pegando a Estrada da Pedra Bonita. Siga por esta estrada por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.

Acesso pela Vista Chinesa:

Após descer a estrada da Vista Chinesa, vire à esquerda na Estrada da Gávea Pequena. Siga por, aproximadamente, 900 metros e torne a virar novamente à esquerda para acessar a Estrada da Pedra Bonita. Siga por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.


Após seguir pela estrada que dá acesso à rampa por mais 600 metros, chegará ao primeiro estacionamento da rampa, aonde deve-se estacionar. O segundo estacionamento é exclusivo para pilotos e funcionários do parque.


Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 8 comentário(s)

Juliana Pículo em
Gostaria de informações sobra salto de asa delta, na Pedra Bonita.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Juliana!
Enviamos um e-mail com o contato dos operadores dessa atividade.
Você também pode obter esses dados na seção “Programação” dessa página, clicando em cima do nome das operadoras.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Thaiz em
qual valor do voo de parapente?
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Thaiz!

Informações sobre valores de voo, você pode estar obtendo diretamente com os operadoras cadastradas em nossa seção “Programação” nesta página. Clique no nome da operadora para obter os dados de contato.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Juliana Leite em
Boa Tarde,

Gostaria de saber o valor para trilha da pedra da gavea, da pedra bonita e do voo duplo de parapente. E se tem programação dessas trilhas para o período de 05 a 08 de dezembro.
0 0

Aline em
gostaria de saber preço para pular parapente....aguardo!!
0 0

William em
gostaria d saber o valor do curso d parapente obgd
0 0

Fabio Carvalho em
Gostaria de fazer um vôo duplo amanhã, dia 19 de dezembro, preciso saber o valor e o horário que pode ser realizado e se as condições estarão boas.

Valeu!
0 0

Willen em
gostaria saber !! qual o valor do curso !! pra voar solo

abraço
0 0

Kenia em
olá,

queria saber se vcs realizam voô duplo e qual o valor??

abraço,

kenia.
0 0