CS Ecoturismo

» Parapente » RJ

Pico da Coragem - rampa sudoeste (Japeri)

Primeira das três rampas existentes no pico da Coragem

Informações técnicas:

Clube de voo livre Japeri - CVLJ


E-mail(s) / Site(s)

contato@cvlj.com.br

Endereço(s)

Rua Ari Schiavo, 3035
Vila Santa Amélia
Japeri (RJ)
26440-090
Fácil / Intermediária
Não existente, mas possui direção definida
Local descoberto
1800m (do pouso)
340m
SW (fonte: CVLJ)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Em uma altitude de 340 metros, a rampa sudoeste é a primeira - e a mais baixa - de três rampas existentes no Pico da Coragem. O pico, que fica localizado na serra do Tinguá, possui um visual incrível de toda a região e da cidade de Japeri.

O morro é dotado de algumas cachoeiras e é comum pessoas passarem pela rampa para curtir os mirantes do local. Desde 2011 o local foi instituído pelo poder público municipal como APA do Pico da Coragem.

A rampa sudoeste, diferente da rampa sul e da rampa leste, permite voo apenas de parapente, enquanto que nas outras há possibilidade para a realização de voos de asa-delta também.

A rampa sudoeste, assim como as outras rampas, podem ser realizados voos de lift, de términas ou de cross country (XC). O pouso oficial é na Fazenda Americana, a 1,8 quilômetro de distância. No local, também são realizados voos duplos de instrução.

Veja maiores informações sobre a localização da rampa e dos pousos, clicando aqui (Google Maps).

O acesso para a rampa sudoeste do Pico da coragem é feito pelo mesmo caminho das outras rampas e também no caminho de algumas trilhas. O caminho é feito por estrada de pedra e alguns trechos de terra. Há algumas porteiras que devem ser abertas e fechadas. O acesso é dificultado. Deve-se utilizar, preferencialmente, veículos com tração 4x4 ou subir com zelo. Outra opção é a utilização do transporte em “aranhas” (carros abertos) que fazem o serviço no local. É possível também subir a pé, aonde muitas pessoas fazem este caminho a pé rumo às cachoeiras da região, embora seja um percurso longo.

O acesso é realizado pela Estrada Ari Schiavo, nome em Japeri para a RJ 093. Cerca de 1,2 Km após passar pela altura da estação de Japeri, ou 700 metros após a portaria da pedreira, de quem vem no sentido oposto, situando-se no sopé do morro, haverá uma curva acentuada, com placas sinalizando nos dois sentidos a estrada de acesso, à esquerda de quem vem do centro de Japeri.

Subindo a estrada, após 1,8 quilômetro chegará até a rampa. Continuando o trajeto, é possível chegar nas outras rampas.


Veja o mapa (Google Maps):


Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!