CS Ecoturismo

Cachoeira Véu da Noiva (Parque Nat. Mun. de Nova Iguaçu)

Rapel de 50 metros na principal cachoeira do Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu


Telefone(s)

+55 (21) 3765-3999 » Brasil
Administração
+55 (21) 3765-3800 » Brasil
Portaria
+55 (21) 2667-1252 » Brasil
Secretaria municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu

Endereço(s)

Estrada da Cachoeira
Nova Iguaçu (RJ)

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 08:00 às 17:00.
Fácil / Intermediária
Em todo o percurso
Protegido do sol em grande parte do percurso
50m (o rapel)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Sendo a maior queda d'água dentro do parque, com seus 55 metros de altura, a cachoeira do Véu da Noiva é um dos principais atrativos do roteiro composto pelos atrativos do rio Dona Eugênia. Com a sua base sempre cheia aos finais de semana, é possível realizar um rapel nesta cachoeira.

Para chegar até a cachoeira, deve-se seguir pela estrada principal do parque em direção ao Casarão, que era sede da antiga fazenda existente na região, a fazenda Dona Eugênia. Os atrativos existentes no caminho fazem parte do Caminho das Águas, como descrito no site. Após passar por uma pequena ponte sobre o rio, e com mais de 1.800 metros percorridos desde a entrada do parque, chega-se ao Casarão. No local há um pequeno quiosque que vende bebidas e lanches que, em dias de grande movimento, fica aberto. Ao lado do Casarão, fica o acesso para o poço da Esmeralda e o poço do Casarão. Seguindo pela trilha de acesso à estes poços e atravessando o poço do Casarão, chega-se ao sopé da cachoeira, de onde é possível vislumbrar todo o trajeto até ao topo da cachoeira.

Voltando pelo caminho para a estrada e continuando, passando pelo Casarão, e seguindo a estrada por mais algum tempo, passa-se por um mirante, na qual é possível ter uma vista da beleza da região. Seguindo por mais alguns metros, chega-se à trilha de acesso ao topo da cachoeira. Do seu topo, é possível ter uma visão privilegiada da área verde deste setor do parque, do trajeto realizado pelo rapel.

Alguns grampos P estão fincados nas rochas para a amarração das cordas. A descida é realizada em paralelo ao curso d'água, com leve inclinação. O rapel termina na parte aonde o caminho afunila-se e torna-se obrigatório a descida dos últimos metros por dentro do curso d'água, já amparado pelas pedras existentes no local, em uma descida positiva (em contato com a rocha) estimada em 50 metros. Após, chega-se novamente ao poço do Casarão.

O retorno ao topo deve ser feito retornando a estrada e refazendo o mesmo caminho.

Observação: deve-se solicitar permissão com antecedência à administração do parque para a realização de rapel dentro do parque.

Totem
Represa
Represa
Represa
Trilha
Trilha
Visual
Trilha
Visual
Visual
Visual
Casarão
Rio
Rio
Poço
Poço
Poço
Poço
Cachoeira
Cachoeira
Cachoeira
Cachoeira

O acesso ao parque pode ser realizado pela portaria principal no município de Mesquita.

Rio Dona Eugênia - Sede administrativa

Para chegar na sede administrativa do parque, deve-se pegar o caminho a partir da estação de trem de Presidente Juscelino, uma estação antes (sentido Nova Iguaçu) antes de chegar na estação de Nova Iguaçu.

Accessando a estrada Feliciano Sodré, deve-se acessar a rua Sergipe, transversal na altura da estação de trem, antes de um colégio e do sinal (sentido Nova Iguaçu). Seguir por esta estrada direto por 850 metros até a altura de uma rua com um rio, a avenida Brasil. Acessá-la após cruzar a ponte, virando ficando à direita, ficando à esquerda do rio. Acessar a avenida Brasil por mais 550 metros.
Dali, deve-se cruzar a ponte novamente para voltar ao lado direito do rio e acessar a estrada de terra existente subindo, a estrada da Cachoeira, seguindo por 1,6 quilômetro até a portaria do parque.

O estacionamento dentro do parque não é permitido neste setor do parque. Deve-se estacionar os veículos antes da portaria em locais apropriados.
O acesso ao parque em dias de chuva torna-se dificultado em virtude da lama formada, tornando a direção no local mais difícil.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!


Informações complementares



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!