CS Ecoturismo

Garganta do Morcego [Racha do Cachorro] (Rio de Janeiro)

Rapel com visual completamente radical, com descida próximo ao mar

Informações técnicas:

Fácil
Não existente, mas possui direção definida
Local descoberto
15min (da praia de Barra de Guaratiba)
90m
46m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Localizado em Barra de Guaratiba, a garganta do morcego proporciona um rapel positivo com um visual do mar batendo nas rochas logo abaixo. Localizado bem próximo ao centro de Barra de Guaratiba, em uma parte conhecida localmente como racha do cachorro, na região da ponta do Picão. O nome racha do Cachorro surgiu pois era uma área aonde as pessoas, décadas atrás, tinham o hábito de jogar cachorros mortos ao mar, ação que atualmente - e felizmente - não é mais praticada. A ponta do Picão é uma formação de costa rochosa que é muito frequentada por pescadores que vem de diversos pontos da cidade para praticar a pescaria dia e noite. A ponta do Picão pode ser vista da praia, aonde é a costa localizada ao lado esquerdo.

O acesso é o grande diferencial desta região, pois fica próximo às trilhas de acesso para a praias selvagens de Guaratiba e da pedra da Tartaruga, como também fica próximo ao acesso para a pedra do Telégrafo. Em menos de 10 minutos da praia chega-se ao local. Além disso, fica próximo ao comércio existente nas pequenas ruas do local, tornando possível a compra de água ou alimentos emergenciamente sem precisar parar de praticar a atividade. Para chegar, deve-se seguir pela praia de Barra de Guaratiba até o seu final. Logo, haverá a rua continuará em uma subida. Continue por esse caminho. Logo à frente, haverá uma subida à esquerda. Ignore e continue andando em frente. Após, haverá uma uma descida à direita que dará em uma pequena praia aonde os barcos ficam atracados. Também ignore e continue à frente até chegar na escadaria. Subindo até o final da escadaria, haverá a opção de ir para a esquerda (para ir para as trilhas do Telégrafo e das praias selvagens) e a opção para ir para a direita, que deve ser seguido. Após passar por algumas casas, começará a trilha propriamente dita. Em poucos metros, haverá uma bifurcação. Siga pela esquerda para dar na ponta aonde é feita a descensão e a ancoragem.

No local, a vista direta para o mar é um atrativo, com a vista para a Ilha Rasa de Guaratiba. O rapel possui um total de 46 metros e é totalmente positivo, de baixa dificuldade, em um vão entre duas paredes da rocha. É uma via recente, comparada à outros locais tradicionais, como a pedra da Tartaruga e recomenda-se a utilização de proteção para a corda, pois a mesma ficará em atrito com a rocha durante a descida.

A descida é realizada com o visual da água do mar batendo na rocha embaixo. E, na metade do caminho, existe uma pequena pedra que está presta no vão entre as duas paredes, aonde é possível parar e tirar fotos. O rapel termina em solo seco e o retorno é feito pelo costão de pedras, aonde deve-se ter cuidado com ondas mais fortes que podem molhar o participante e que também podem deixar a rocha escorregadia.

Visual

De ônibus:

Apenas duas linhas de ônibus chegam até Barra de Guaratiba. A primeira opção, seria pegar o ônibus da linha 867, que faz o trajeto de Campo Grande até Barra de Guaratiba, passando pela Ilha de Guaratiba. O trajeto desta linha dura, em média, 1:10.

Outra opção, é pegar a linha 874, que faz o trajeto de Barra de Guaratiba até a estação do BRT Transoeste Ilha de Guaratiba, em um trajeto de até 30 minutos. Esta opção é mais indicada para pessoas que partem de outras regiões da cidade que não sejam da zona oeste ou que residam próximo à área por onde passa o BRT. Com isto, pode-se pegar o BRT Transoeste em algumas das estações que compreendem à linha (da Barra da Tijuca até Santa Cruz) e descer na estação Ilha de Guaratiba.
Na saída da estação, é possível pegar o ônibus da linha 874 e também o 867, citado anteriormente.

De carro:

Para chegar até Barra de Guaratiba, o acesso deve ser feito pela estrada Roberto Burle Marx, na qual deve ser seguida até o seu final. Após passar pela entrada do campo de instruções de Marambaia (uma área de treinamento das forças armadas), siga em frente. Vire à direita na bifurcação que existe após a rotatória e continue sempre à direita até o final, que termina na praia de Barra de Guaratiba.
É permitido estacionar na praia (cuidado com a sinalização de locais permitidos para estacionamento) e também há estacionamentos privativos no local.

O acesso para a estrada Roberto Burle Marx pode ser feito por diversos caminhos.

Por Grumari: ao final da praia do Grumari, pegue a estrada que liga a praia à barra de Guaratiba. Esta estrada fica no sentido oposto à estrada que vai para a Prainha. Atravesse a serra e, ao seu final, já estará na estrada Roberto Burle Marx. Vire à esquerda para chegar na praia de Barra de Guaratiba.

Pela avenida das Américas (via Transoeste) - sentido Santa Cruz: este roteiro é ideal para quem vem da zona sul da cidade ou pela região da Barra da Tijuca ou Recreio. Siga pela avenida das Américas, sentido Recreio dos Bandeirantes e logo após atravessar o túnel vice-presidente José de Alencar, pegue a primeira saída à direita. Logo depois, siga pela direita, passando por debaixo da estação do BRT Ilha de Guaratiba. No largo, vire à direita e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga até o final.

Pela Transoeste - sentido Barra da Tijuca: este roteiro é ideal para quem passa pela regiões de Santa Cruz e/ou Campo Grande. Siga pela Transoeste. Antes de chegar na estação BRT Ilha de Guaratiba, que fica depois da estação BRT CETEx, pegue a saída à direita e, após passar por uma cabine da PM, vire à direita para acessar a estrada Roberto Burle Marx. Siga até o final.

Pela Ilha de Guaratiba: este roteiro é uma opção para quem não pretende pegar a Transoeste. Em Guaratiba, próximo à estrada do Mato Alto, acesse, a estrada da Matriz, ao invés do acesso à Transoeste. Siga por esta estrada até ela passar a chamar-se estrada da Ilha. Continue seguindo sempre reto e, após passar por debaixo da Transoeste, na altura da estação BRT Ilha de Guaratiba, vire à direita no largo e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga até o final.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!