CS Ecoturismo

Pedra da Contenda [via K-11] (Parque Nat. Mun. de Nova Iguaçu)

Duas opções para rapel com uma das vistas mais bonitas do parque

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu


Telefone(s)

+55 (21) 3765-3999 » Brasil
Administração
+55 (21) 3765-3800 » Brasil
Portaria
+55 (21) 2667-1252 » Brasil
Secretaria municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu

Endereço(s)

Estrada da Cachoeira
Nova Iguaçu (RJ)

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 08:00 às 17:00.
Fácil / Intermediária
Não existente, mas possui direção definida
Descoberto em grande parte do percurso
443m (do topo)
45m (a partir do topo)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Dentro da Serra de Madureira, em uma área conhecida popularmente como a Serra do Vulcão, a pedra da Contenda é um morro de topo rochoso na qual é possível realizar um rapel em dois níveis. Sendo um positivo (em contato com a rocha) e com ponto de ancoragem mais baixo com, aproximadamente, 30 metros de altura. E outro positivo com momentos negativo (sem contato com a rocha) com 45 metros.

A pedra da contenda faz parte da formação rochosa que ficou conhecida como a “cratera do vulcão”, na qual há muito tempo acreditou-se tratar de uma cratera de um vulcão. Neste contexto, a pedra é tratada como a parte mais alta desta formação, com 443 metros de altitude. Estudos científicos dizem que, ao que é popularmente interpretado como uma cratera, são apenas fragmentos de um vulcão que sofreu processo de erosão durante milhões de anos.

A trilha de acesso é realizada pelo mesmo caminho para chegar até a cratera do vulcão. Ao subir pela entrada do K-11, a trilha em direção à pedra mantem-se por trilha aberta. Ao aproximar-se da área de vegetação fechada e com a pedra à frente, haverá uma bifurcação na qual a estrada principal segue à direita e a trilha para a pedra da Contenda à esquerda, indo na direção da pedra. Seguindo à esquerda e começando a entrar em região de mata fechada, chega-se, após alguns minutos ao sopé do morro.

Este ponto é o local aonde termina o rapel. Ao lado direito, haverá uma trilha que encaminhará ao primeiro platô da pedra. Neste platô intermediário, haverão duas barras de ferro e grampos para a ancoragem do rapel. Deste ponto, é possível realizar o rapel positivo. Continuando a subida, chega-se ao topo da pedra. Dali, além dos grampos para a ancoragem, é possível ter uma das visões mais bonitas do parque. A vista da cidade de Nova Iguaçu e também da serra de Madureira, fazem por si todo o espetáculo.

Dali o rapel inicia-se positivo e ficará negativo na parte intermediária aonde fica localizado o platô intermediário, com aproximadamente 5 metros de rapel negativo. O restante da descida continua em um rapel positivo. O local é bastante frequentado por diversos grupos da região, que encontram no local uma mistura perfeita de lazer e natureza.

Observação: deve-se solicitar permissão com antecedência à administração do parque para a realização de rapel dentro do parque.

Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Pedra
Visual
Pedra
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Pedra
Pedra
Visual
Pedra
Pedra
Pedra
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Trilha
Trilha

O acesso ao parque pelo K-11 é feito pela RJ 105, nomeado como avenida Abílio Augusto Távora na região ou, mais conhecida, como a estrada de Madureira. Indo sentido a Cabuçu, após passar pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG), deve-se entrar na quinta rua à esquerda, em frente à um posto de gasolina, a rua Luis Vargas Fernandes. Mantenha-se à direita na primeira e segunda bifurcação. Na terceira e última, deve-se seguir à direita, passando nos fundos da fábrica da Embelezze. Dali, o caminho começa a subir, até encontrar a entrada do parque e o caminho começará a subir, tendo a sua direção definida de acordo com o roteiro escolhido.
Excetuando-se em direção à rampa de voo livre, não é permitido o acesso de veículos dentro do parque.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!