CS Ecoturismo

Pedra da Tartaruga (Rio de Janeiro)

Sem sombra de dúvidas, a Pedra da Tartaruga é o rapel com o melhor visual da cidade do Rio de Janeiro.
Além do rapel, é possível aproveitar outros atrativos no local, sendo uma atividade recomendada para toda a família!

Informações técnicas:

Fácil / Intermediária
Somente em pontos chaves
60 min
98m
45m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

O rapel na pedra da Tartaruga é um dos melhores e mais frequentados pontos de rapel na cidade do Rio de Janeiro. Localizado na região das praias selvagens de Guaratiba, em área protegida pelo governo federal e próximo aos limites do Parque Estadual da Pedra Branca, a Pedra da Tartaruga é um recanto rochoso em frente à Praia do Perigoso que proporciona um rapel considerado por muitos o mais bonito da cidade.

Para se chegar até este paraíso, é necessário pegar uma trilha que parte de Barra de Guaratiba. Esta trilha, permite passear pela região das praias selvagens. É uma caminhada de baixa dificuldade que possui duração de, aproximadamente, 45 minutos até a praia do Perigoso, na qual passaremos durante todo o percurso com o mar na parte baixa do morro. Logo aos primeiros 10 minutos de trilha, surge a visão da Ilha Rasa de Guaratiba, uma bela ilha que possui como referência um farol. Minutos depois, surge a vista da Pedra da Tartaruga, visão esta que acompanhará os participantes durante o resto do percurso.

Ao chegar na altura da praia do Perigoso, a trilha divide-se em um caminho que desce para a praia e outro que continua até a Praia do Meio. Há uma pedra e uma sinalização na árvore que fica no meio da bifurcação. Descendo a trilha, chega-se em um ponto aonde o lado esquerdo está a praia do Perigoso, do lado direito está a pequena praia Búzios e à frente está a pedra da Tartaruga e sua trilha de subida.

Para quem não quer efetuar o caminho por trilha, há a opção de contratar os serviços de transporte por barco em Barra de Guaratiba até a Pedra da Tartaruga. Porém, como o caminho é efetuado em alto mar, a possibilidade o transporte estará condicionada às condições do mar no momento.

Independente da forma escolhida, deve-se subir até o topo da pedra por uma trilha curta, porém íngreme. Há algumas pequenas bifurcações, porém, deve-se sempre seguir pelo caminho mais delineado e que está em subida constante. Ao final desta trilha, que dura em torno de 15 minutos para completá-la, deve-se subir por algumas pequenas rochas até chegar à um platô com um visual incrível da região. A caminhada até o topo da pedra é estimado em 1 hora em um ritmo moderado.

Do alto da pedra, numa altitude de aproximadamente 98 metros, aproveita-se para descansar e apreciar a bela paisagem do local – de onde podemos avistar as Praias do Perigoso, Meio, Inferno, Grumari, Prainha e parte dos bairros do Recreio e Barra da tijuca.

O rapel possui um início projetado em uma descida projetada em formato de uma rampa por uns 5 metros. Logo após, há uma pequena descenção na vertical em contato com a rocha por uns 3 metros, aonde logo em seguida o perde-se totalmente o contato com a rocha (rapel negativo) por mais 38 metros. Isto tudo com uma paisagem única ao fundo!

Há uma outra via de descida também na qual a saída é feita com uma inclinação de 90º, seguindo na descenção apoiado na rocha verticamente por uns 3 metros e iniciando a descida negativa também por 38 metros. A descida neste ponto requer maior técnica e deve-se providenciar alguma proteção para a conta, afim de evitar o atrito com a rocha no momento da saída, assim como na deve ser feito em todas as saídas de rapel com forte inclinação.

O retorno ao topo é feito por uma trilha que segue lateralmente à pedra, por uma trilha definida à direita de quem está olhando em direção ao mar, que inicia-se no ponto de descida. Em seu ponto final, deve-se subir uma pedra, aonde a subida é simples, mas deve-se tomar cuidado devido à altura exposta do local. O retorno pode ser feito pelo mesmo caminho ou, para os mais dispostos, pegar um caminho alternativo pela Praia do Meio (vide caminho das praias selvagens de Guaratiba).

Mesmo para quem não pretende fazer o rapel, a caminhada até o local é indicada, devido ao seu belo visual. A passagem na Pedra da Tartaruga pode ser uma visita complementar também ao roteiro das praias selvagens de Guaratiba.

O visual do local faz com que o rapel na Pedra da Tartaruga seja uma opção que mistura lazer e aventura!

Região
Região
Ilha
Ilha
Visual
Trilha
Pedra da Tartaruga
Búzios
Trilha
Fauna
Flora
Tartaruga
Costa
Tartaruga
Costa
Perigoso
Costa
Tartaruga
Montagem
Descida
Descida
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel
Rapel

De ônibus:

Apenas duas linhas de ônibus chegam até Barra de Guaratiba. A primeira opção, seria pegar o ônibus da linha 867, que faz o trajeto de Campo Grande até Barra de Guaratiba, passando pela Ilha de Guaratiba. O trajeto desta linha dura, em média, 1:10.

Outra opção, é pegar a linha 874, que faz o trajeto de Barra de Guaratiba até a estação do BRT Transoeste Ilha de Guaratiba, em um trajeto de até 30 minutos. Esta opção é mais indicada para pessoas que partem de outras regiões da cidade que não sejam da zona oeste ou que residam próximo à área por onde passa o BRT. Com isto, pode-se pegar o BRT Transoeste em algumas das estações que compreendem à linha (da Barra da Tijuca até Santa Cruz) e descer na estação Ilha de Guaratiba.
Na saída da estação, é possível pegar o ônibus da linha 874 e também o 867, citado anteriormente.

De carro:

Para chegar até Barra de Guaratiba, o acesso deve ser feito pela estrada Roberto Burle Marx, na qual deve ser seguida até o seu final. Após passar pela entrada do campo de instruções de Marambaia (uma área de treinamento das forças armadas), siga em frente. Vire à direita na bifurcação que existe após a rotatória e continue sempre à direita até o final, que termina na praia de Barra de Guaratiba.
É permitido estacionar na praia (cuidado com a sinalização de locais permitidos para estacionamento) e também há estacionamentos privativos no local.

O acesso para a estrada Roberto Burle Marx pode ser feito por diversos caminhos.

Por Grumari: ao final da praia do Grumari, pegue a estrada que liga a praia à barra de Guaratiba. Esta estrada fica no sentido oposto à estrada que vai para a Prainha. Atravesse a serra e, ao seu final, já estará na estrada Roberto Burle Marx. Vire à esquerda para chegar na praia de Barra de Guaratiba.

Pela avenida das Américas (via Transoeste) - sentido Santa Cruz: este roteiro é ideal para quem vem da zona sul da cidade ou pela região da Barra da Tijuca ou Recreio. Siga pela avenida das Américas, sentido Recreio dos Bandeirantes e logo após atravessar o túnel vice-presidente José de Alencar, pegue a primeira saída à direita. Logo depois, siga pela direita, passando por debaixo da estação do BRT Ilha de Guaratiba. No largo, vire à direita e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga até o final.

Pela Transoeste - sentido Barra da Tijuca: este roteiro é ideal para quem passa pela regiões de Santa Cruz e/ou Campo Grande. Siga pela Transoeste. Antes de chegar na estação BRT Ilha de Guaratiba, que fica depois da estação BRT CETEx, pegue a saída à direita e, após passar por uma cabine da PM, vire à direita para acessar a estrada Roberto Burle Marx. Siga até o final.

Pela Ilha de Guaratiba: este roteiro é uma opção para quem não pretende pegar a Transoeste. Em Guaratiba, próximo à estrada do Mato Alto, acesse, a estrada da Matriz, ao invés do acesso à Transoeste. Siga por esta estrada até ela passar a chamar-se estrada da Ilha. Continue seguindo sempre reto e, após passar por debaixo da Transoeste, na altura da estação BRT Ilha de Guaratiba, vire à direita no largo e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga até o final.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!


Informações complementares


Referências por palavra-chave


Relatos do Vivendo CS



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 45 comentário(s)

Nádia Lopes de Sales em
Bom dia, gostaria de saber a programação de maio, preços, mínimo de pessoas, etc.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Nádia!
Estamos atualizando constantemente a nossa agenda. Novas atividades surgem a cada instante. Portanto, solicitamos que sempre acompanhe a nossa agenda:
http://www.cstur.com.br/agenda

Você também pode estar entrando em contato direto com as operadoras da atividade para obter informações. Para isso, vá na seção “Programação” desta página e clique no nome das operadoras para obter os dados de contato.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Ana Paula Palhares Simoncelli em
Gostaria de ter informações sobre quando, quanto e o número de pessoas mínimo para realizar o rapel na pedra da tartaruga.
Grata,
Ana Paula.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Ana Paula!
O seu interesse é em estar fechando um grupo exclusivo seu?
Se sim, você pode estar entrando em contato com os operadores existentes na seção “Programação” desta página. Todavia, estamos enviando um e-mail com essas informações.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
2 0

Maria Cecilia Moreira da Costa em
Solicito informaçoes sobre o rapel, custo datas, etc
0 0

Cs Ecoturismo em
Em relação ao curso, a previsão para a próxima turma é para meados de maio ou junho. Você pode estar consultando os dados do curso em:
http://www.cstur.com.br/qualificacao/curso-de-formacao-especial-em-rapel-oeste-radical

Já para eventos, estamos aguardando receber a programação nos próximos dias.
1 0

Maria Cecilia Moreira da Costa em
Solicito informaçoes das programaçòes de vcs. Grata, Cecilia
0 0

Fernanda em
Boa tarde. Gostaria de saber a programacao de abril
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Fernanda!
No momento, ainda não recebemos a programação completa dos operadores para o próximo mês. Acreditamos que, no decorrer da semana, teremos esses dados para ir montando a programação.
Você pode estar consultando, sempre que possível a nossa agenda em:
http://www.cstur.com.br/agenda

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Ana Lucia Santos em
olá boa tarde, gostaria de saber qual a aproxima data para pedra da tartaruga, preços e horários. Grata
0 0

Cs Ecoturismo em
Estaremos em breve recebendo a programação para março dos organizadores e replicaremos na agenda do site.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Letícia Monteiros em
Estamos interessados em guia para o rapel na Pedra da Tartaruga. Com faço para ter informações de valores, limite de participantes e datas disponíveis?
0 1

Letícia Monteiros em
Estamos interessados em guia para o rapel na Pedra da Tartaruga. Com faço para ter informações de valores, limite de participantes e datas disponíveis?
0 0

Aline Vasconcellos em
Bom dia, gostaria de saber se tem algum rapel programado pra Janeiro e qual seria o valor?
0 0

Alexandra de Farias em
Boa tarde,

Gostaria de saber o valor do rapel e dias disponíveis.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Alexandra!

No momento, não há nenhuma previsão de atividades programadas para o rapel por lá. Porém, você pode estar entrando em contato diretamente com os operadores para verificar alguma eventual disponibilidade.
Veja em nossa seção de “Programação” nesta página e clique no nome das operadoras para obter os dados de contato.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
1 0

Felipe Santoro em
Boa tarde,
Estarei no RJ no dia 20 a 23 desse mes e gostaria de conhecer a pedra da tartaruga e fazer rapel. Como faco para me programar? qual o valor? obrigado
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Felipe!
Não há nenhuma previsão de evento de rapel na pedra da Tartaruga durante este período. Há apenas o início de duas turmas do curso de rapel, uma no dia 22 e outra no dia 23.
Um dos nossos parceiros irá realizar no dia 20 um rapel em uma rocha na região, não exatamente na pedra da Tartaruga. Porém, o evento começará cedo. Dependerá de quando você irá chegar.
Você também pode estar entrando em contato direto com as operadoras através dos contatos existentes na seção “Programação” desta página. Clique no nome da operadora para obter os dados de contato.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Leonardo Areas em
Gostaria de saber mais informações de como fazer o Rapel na praia da Tartaruga no final de semana do dia 15/15 de Novembro.

desde já obrigado.
0 1

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Leonardo!

Não há nenhuma atividade prevista para o dia 15/11. Porém, você pode estar entrando em contato direto com os operadores para obter maiores informações.

Entre na seção “Programação” e clique no nome da operadora para obter os dados de contato.

Caso interesse, haverá na próxima semana a realização do curso de rapel.
Para maiores informações, acesse: http://www.cstur.com.br/qualificacao/curso-de-formacao-especial-em-rapel-oeste-radical

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Abraços!
0 0

Andréa Almeida em
Boa Noite!!Gostaria de iniciar essa atividade e encontrei vcs. Como faço para participar deste evento?
Moro em Campo Grande RJ
0 0

Cs Ecoturismo em
Enviamos um e-mail com as informações solicitadas!

Um abraço!
0 0

Raimundo Carloto em
boa tarde amigo, estou chegando ai no rio dia 15 do proximo mês ou seja 15/11 estou levando todo meu equipamento corda, cadeirinha e etc... nessa pedra posso chegar e montar meu equipamento ou tenho q pagar algum valor para o uso da pedra, certo de sua atenção aguardo respostas
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Raimundo!

Espero que aproveite bem sua estadia no Rio de Janeiro.
Não há necessidade de pagar nenhuma taxa. Apenas chegar e preparar-se para descer.

Apenas recomendo chegar bem cedo ao local (em torno de 08:00-09:00 já na pedra), principalmente aos domingos, para poder pegar uma boa posição no grampo. Não há problema em chegar mais tarde, dependendo, haverão muitas cordas no local e talvez tenha que pegar um grampo com uma saída mais esforçada. Mas, também não é nada que altere a característica do rapel.

Lembrando que a região, caso não conheça, é um pouco distante da região metropolitana (1:30 do centro da cidade, de carro). Portanto, verifique em nossa seção "Como chegar", nesta página, a distância do local com o local que estará hospedado.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Abraços!
0 0

Cristiane da Costa Carvalho em
Gostaria de saber valor e data do rapel na pedra da tartaruga abrigada.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Cristiane!
Solicitamos que entre em contato com os operadores existentes em nossa guia "Programação", existente nesta página.
Maiores informações foram enviadas ao seu e-mail.
0 0

Natasha em
gostaria de saber valores! seria para 3 pessoas!
0 0

Arley Marinho em
Qual o valor do rapel
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde!
Solicito que consulte as operadoras disponíveis na seção "Programação" para informações sobre preços.
0 0

Vicente Bourely em
Prezados,

Estou bem interessado em obter mais informações sobre este passeio na Pedra da Tartaruga: incluye transporte desde o rio de janeiro,trekking, rapel...

Obrigado por antecedência
0 0

Cs Ecoturismo em
Bom dia Vicente!
Enviamos um e-mail solicitando algumas informações para que possamos prestar maiores informações!

Agradecemos o contato!
0 0

Rafaela em
Boa noite! Qual o valor do rapel na Pedra da Tartaruga? O transporte ate o local está incluido? Vcs possuem fotografos nos passeios?
0 0

Pedro Vinícius Abreu Marques em
Queria saber quanto custa por pessoa e quais os dias.

Faço aniversário dia 23/05/2013(quinta-feira) e queria saber se tem a possibilidade de fazer rapel dia 25/05/2013(sábado agora), aguardo resposta.
0 0

Pedro Vinícius Abreu Marques em
Sempre estou no Perigoso e sempre vejo o pessoal fazendo rapel da tartaruga.

Tenho muita vontade de fazer, queria saber os dias e horários, o que preciso fazer para praticar o rapel.

Faço aniversário agora dia 23/05/2013 e queria saber se tem a possibilidade de fazer o rapel dia 25/05/2013.( sábado ).
0 0

Amanda Heredia em
Prezados, bom dia

Gostaria de obter maiores informações sobre o rapel na Pedra da Tartaruga.
Seria para 1 casal

Sds
0 0

Leonardo Ferreira em
Estou juntando aproximadamente para fazer um rapel na pedra da tartaruga.
Gostaria de saber dias e valor.
0 0

Maurit em
Olá. Quero fazer rapel neste domingo 21/10. Eu gostaria de saber o ponto de encontro e se vocês possuem serviço de fotografo. Mandei e-mail mas ainda não obtive resposta. Existe algum telefone para contato? Obrigado!
0 0

Lais em
Olá estou interessada em fazer rapel da pedra da tartaruga, seria para tres pessoas, sendo as tres inesperientes, gostaria de obter o valor.

Grata.
0 0

Mateus Cardoso em
Olá! Gostaria das informações gerais como horários,datas e preços do rapel da pedra da tartaruga, morro da urca e cascading.
att.

Mateus Cardoso
0 0

Lucas Lopes em
Boa tarde, qual seria o valor deste rapel? Existe outro rapel com uma altitude maior no rio?
0 0

Cs Ecoturismo em
Lembramos que responderemos todos os comentários por e-mail.

Aproveitamos também para informar que estamos aceitando cartão de crédito para esta atividade. Podendo ser parcelado em até 18x.
0 0

Danielle da Silva Cunha em
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER O VALOR PARA REALIZAR RAPEL NA PEDRA DA TARTARUGA, E QUAIS SERIAM OS DIAS DA SAÍDA. DESDE JÁ AGRADEÇO.
0 0

Wellington em
BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER O VALOR PARA A PRATICA NUM DIA. DESDE JÁ AGRADEÇO.
0 0

Sidney de Oliveira em
gostaria de saber quando começa o curso de rapel e o valor do curso.
0 0

Yolanda em
Gostaria de saber se esse fim de semana irá ter alguma atividade de rapel, eu e meu namorado estariamos interessados! Gostariamos de saber o preço e todas informações adicionais. Obrigada desde já.
0 0

Kely em
Ola!! Poderia me informa a programão de rapel na Pedra da tartaruga .gostariamos de saber o valor Obrigada
0 0

Gabriella em
Ola!! Poderia me informa a programão de rapel na Pedra da tartaruga . Obrigada
0 0

Teline da Silva Carvalho em
Gostaria de ser informada sobre a programação do rapel na praia da tartaruga?
H´pa algum para este fds?
0 0

Ana Paula Castro em
até gostei mas gostaria de saber os valores e tenho duvida somos sem nenhuma experiencia
0 0

Erica em
ola faço Ed. Fisica e eu e minha turma estamos enteresados em fazer um rapel gostariamos de saber o valor
0 0

Diogo em
Boa noite, gostaria de saber o valor dos pacotes referente ao rappel e os dias praticados
0 0

Josete Vicente Martins em
Bom dia,não tenho interesse pelo rapel,mas gosto muito de trekking,gostaria de participar de algum para apedra da tartaruga, pode me mandar informações referentes aos trekkings
0 0

Victor Fernandes em
bom dia...valores para os cursos de RAPEL.
0 0

Matheus Escobar em
Gostaria de saber informações sobre rapel tanto na pedra da gavea quanto na tartaruga. Informações gerais, como datas, horários, valores, materias básicos, etc.
obrigado.
0 0

Valesca Augusto dos Santos em
Gostaria de receber programaçao sobre os eventos, tipo cursos ou grupos sem curso para fazer a caminhada e rapel, obrigada
0 0

Adriana em
Gostaria de fazer rapel, nunca fiz, vcs dão aula?? Quero informações gerais como os colegas abaixo.
Obrigada
0 0

Karina Castellões em
Boa tarde, estou requendo fazer rapel tanto na pedra da gavea quanto na tartaruga, gostaria de informações gerais, tais como, datas, horários, valores, materias básicos, etc.
Mto obrigado.
0 0

Carlos Roque em
Gostaria de saber informações sobre rapel tanto na pedra da gavea quanto na tartaruga. Informações gerais, como datas, horários, valores, materias básicos, etc.
obrigado.
0 0