Dentro da Serra do Mar, a pedra da Tartaruga é um ótimo local para a realização de caminhadas ecológicas e rapel. O parque dispõe de estrutura para receber os visitantes, que devem identificar-se em sua portaria. Além disto, o parque dispõe de banheiro e área de camping.
Para chegar até a pedra da Tartaruga, é necessário pegar uma trilha de, aproximadamente, 650 metros em terreno acidentado, porém, sem grandes dificuldades. Esta trilha inicia-se na portaria do parque e, após alguns aclives e declives haverá uma bifurcação já próximo a pedra, que poderá ser avistada deste ponto a partir do lado direito de quem está vindo da portaria. Seguindo pela direita, em menos de 5 minutos chega-se ao destino, em um percurso que dura um total de, aproximadamente, 20 minutos.
A pedra da Tartaruga também é um ótimo local para descanso e realizações de pique niques. Do seu topo, a 1.160 metros de altitude, há um visual para a serra dos Órgãos, Três Picos, Mulher de Pedra e diversos outras elevações da região. Dali, pode-se realizar um rapel em 3 pontos distintos. Um ponto possui, aproximadamente, 6 metros de altura em rapel positivo, sendo ideal para quem está aprendendo. O outro ponto é um pouco maior, com 12 metros de altura de rapel positivo, também é bom para quem está começando a aprender e deseja treinar novas técnicas sem se expor à grandes alturas.
O último ponto possui, aproximadamente, 30 metros. Sua saída é feita em um rapel positivo. Uns 6 metros depois, perde-se o contato contato com a rocha e o rapel torna-se negativo por mais 24 metros, com um visual incrível ao redor. O retorno ao topo é feita por uma trilha lateral à rocha.