CS Ecoturismo

Pedra da Tartaruga (Parque Nat. Mun. de Teresópolis)

Rapel de 3 níveis com um visual relaxante, o rapel na região é uma boa opção para quem quer se divertir e apreciar uma boa vista ao mesmo tempo

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis


E-mail(s) / Site(s)

parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br

Telefone(s)

+55 (21) 2741-2234 » Brasil

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Funcionamento
  ** Núcleo da Pedra da Tartaruga: das 08:00 às 17:00
  ** Núcleo Santa Rita: das 09:00 às 16:00
Fácil / Intermediária
Somente em pontos chaves
650m (trilha)
20 min de caminhada por trilha
1160m
30m (a maior via)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Dentro da Serra do Mar, a pedra da Tartaruga é um ótimo local para a realização de caminhadas ecológicas e rapel. O parque dispõe de estrutura para receber os visitantes, que devem identificar-se em sua portaria. Além disto, o parque dispõe de banheiro e área de camping.

Para chegar até a pedra da Tartaruga, é necessário pegar uma trilha de, aproximadamente, 650 metros em terreno acidentado, porém, sem grandes dificuldades. Esta trilha inicia-se na portaria do parque e, após alguns aclives e declives haverá uma bifurcação já próximo a pedra, que poderá ser avistada deste ponto a partir do lado direito de quem está vindo da portaria. Seguindo pela direita, em menos de 5 minutos chega-se ao destino, em um percurso que dura um total de, aproximadamente, 20 minutos.

A pedra da Tartaruga também é um ótimo local para descanso e realizações de pique niques. Do seu topo, a 1.160 metros de altitude, há um visual para a serra dos Órgãos, Três Picos, Mulher de Pedra e diversos outras elevações da região. Dali, pode-se realizar um rapel em 3 pontos distintos. Um ponto possui, aproximadamente, 6 metros de altura em rapel positivo, sendo ideal para quem está aprendendo. O outro ponto é um pouco maior, com 12 metros de altura de rapel positivo, também é bom para quem está começando a aprender e deseja treinar novas técnicas sem se expor à grandes alturas.

O último ponto possui, aproximadamente, 30 metros. Sua saída é feita em um rapel positivo. Uns 6 metros depois, perde-se o contato contato com a rocha e o rapel torna-se negativo por mais 24 metros, com um visual incrível ao redor. O retorno ao topo é feita por uma trilha lateral à rocha.

O acesso até a portaria do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é feito por pequenas ruas, mas que possuem durante o caminho placas que vão orientando sobre a direção correta.
A portaria do parque fica localizado na rua Vicente de Carvalho, localizado no bairro da Granja Florestal.

Acesso a partir da BR 495:

A BR 495, também conhecida como estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, é responsável por ligar o município de Petrópolis até o município de Teresópolis. Vindo de Teresópolis, deve-se acessar a rua Cruz e Souza, existente no lado direito da pista logo após o Golf Club. Haverá uma placa na entrada da rua sinalizando o caminho para o parque. Para quem vem de Petrópolis, deverá ficar atento para a sinalizalização para que possa entrar na mesma rua.

O caminho persiste com pequenas placas sinalizando, na qual após acessar a rua Cruz e Souza, atravessa-se uma pequena ponte e deve-se pegar a estrada José Gomes da Costa Júnior por 2,2 Km. Logo após, deve-se acessar a estrada Clube do Lago e seguir por ela por 400 metros. Haverá uma bifurcação, na qual deve-se seguir pela esquerda, continuando pela estrada Clube do Lago em um trecho de subida. Na próxima bifurcação, 650 metros depois, pegue o caminho mais à esquerda para continuar na estrada Clube do Lago por mais 270 metros, aonde deverá pegar o caminho da direita para ter acesso à rua Vicente de Carvalho. Siga por mais 600 metros e verá em uma curva uma pequena área para estacionamento na curva pelo lado direito, assim como ao lado esquerdo haverá a portaria do parque.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 5 comentário(s)

Miriam Roman em
Gostaria de informação para fazer Rapel na pedra da tartaruga. procuro um instrutor para o mes de dezembro.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa noite Miriam.

Você pode estar entrando em contato com os operadores existentes na seção “Programação” desta página. Clique no nome da operadora desejada para obter os dados de contato.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Karla em
Miriam entre em contato pelo email rapelbichodomato@gmail.com, por gentileza que converso com vc.. Obrigada...
0 0

Renata em
Olá, qual a altitude do inicio do rapel até o fim?? Quanto custa essa atividade?? Qual a programação para acontecer a próxima?? Onde é o ponto de encontro?? Como faz para chegar ao local??
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Renata!
A altura do rapel é em torno de 30 metros.
Para ver os próximos eventos, consulte a nossa programação.
O caminho até o local, você pode ver em nossa seção "Como chegar" nesta página.
Qualquer dúvida, fale conosco!
0 0

José Carlos em
Boa tarde ,
Como faço para chegar até o parque Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a Pedra da Tartaruga?

Minha localização RJ Capital ?

Trajeto de carro?

Tem um ponto de referencia do Parque?

Grato.

Carlos
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde!
Em relação ao trajeto até a Pedra da Tartaruga em Teresópolis, você pode conferir aqui nesta página, clicando na seção "Como chegar" no guia de seções.
Tem um descritivo a partir da BR 495 e um link para o Google Maps marcado para que você não tenha erro. Para chegar na estrada, entre na segunda entrada de Teresópolis, aonde possui um posto de gasolina à esquerda.

O acesso ao a partir da BR 495 é fácil, porém, deve-se prestar atenção nas pequenas placas de sinalização para o parque existentes no caminho. Porém, tendo a referência do trajeto fica mais fácil. A área de estacionamento é bem pequena. Cabem uns 6 carros no máximo por ali.
Se estiver cheio, arranjar um lugar para parar pode ser um problema, pois a rua é de terra e não é muito larga.

Qualquer dúvida é só falar!
Abraços!
0 1

Fabio de Souza Santos em
Gostaria de saber como eu faço pra participar desse rapel
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa noite Fabio!
Para participar, basta entrar em contato com a operadora desta atividade, o Rapel Bicho do Mato RJ.
rapelbichodomato@gmail.com ou (21) 99751-7121
Você também pode estar vendo as informações em nossa seção de "Programação", nesta mesma página.
0 0

Karina em
bom dia! GOstaria de saber o custo para participar desta atividade.
0 1

Cs Ecoturismo em
Há uma atividade programada para este dia 31/08 (domingo). Segundo dados do organizador (Rapel Bicho do Mato RJ), o valor da atividade está saindo por R$ 70,00 por participante. Maiores informações você pode consultar em nossa seção de "Programação", nesta página.
1 0