CS Ecoturismo

» Trekking » MG

Cachoeira do Sobrado [Farofa] (Parna Serra do Cipó)

Uma dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Serra do Cipó, com seus 70 metros de queda d'água

Informações técnicas:

ICMBio - Parque Nacional da Serra do Cipó


E-mail(s) / Site(s)

parna.serradocipo@icmbio.gov

Telefone(s)

+55 (31) 3718-7151 » Brasil

Endereço(s)

Rodovia MG 10, KM 97
Santana do Riacho (MG)
Serra do Cipó
35847-000

Informações gerais

» Temporariamente a entrada é gratuita.

» Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00.
  * Não é permitido o pernoite no parque. Todos os visitantes deverão sair obrigatoriamente até o horário de encerramento.
8km
70m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Dentro do roteiro da Estrada Real, no Circuito do Diamante, tornando-se um dos principais destinos turísticos do estado, o Parque Nacional da Serra do Cipó possui características que lhe é única. Rochas sedimentares dobradas e um vasto e frágil ecossistema coberto de campos, com flores de espécies raras, como a canela-de-ema gigante e outras milhares que ainda nem foram catalogadas pelos cientistas. Além disto, em conjunto com suas bacias hidrográficas, formam uma exuberante e única beleza natural.

Após 8 Km da portaria do parque, por uma trilha que é acompanhada pela exclusiva e exuberante vegetação do local e uma paisagem de tirar o fôlego, a cachoeira do Sobrado, conhecida também como cachoeira da Farofa. é uma das mais belas quedas d’água da Serra do Cipó e um dos pontos mais visitados do parque. A trilha é quase totalmente plana, mas com solo arenoso. Em alguns momentos é necessário atravessar alguns riachos. Mirantes, montanhas com rochas expostas e a rica fauna e flora do local fazem parte também do trajeto.

Com três grandes quedas e um grande poço do banhado pelas águas do Ribeirão Farofa, a cachoeira se apresenta imponente em seus 70 metros, que permite um banho revigorante para os aventureiros que ali chegaram.

Mapa
Cachoeira

A entrada do parque nacional da Serra do Cipó fica localizado no Km 87 da rodovia MG 10. Neste ponto, haverá uma entrada ao lado direito de quem vem de Belo Horizonte. Segue-se por esta rua por mais 3 quilômetros até chegar na entrada do parque.

Para quem vai de ônibus, há linhas intermunicipais que chegam à portaria do parque, partindo de Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Carmésia, Rio Vermelho, Serro e Lagoa Santa. Há também uma linha de Baldim a São José do Almeida. De Jaboticatubas existe uma linha com uma única saída diária. Solicitar para descer próximo à entrada do parque e caminhar pela estrada até a portaria.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!