CS Ecoturismo

» Trekking » MG

Cachoeira Grande [APA Morro da Pedreira]

Uma das cachoeiras mais visitadas de todo a região e a com o maior volume de água da região

Informações técnicas:

ICMBio - Parque Nacional da Serra do Cipó


E-mail(s) / Site(s)

parna.serradocipo@icmbio.gov

Telefone(s)

+55 (31) 3718-7151 » Brasil

Endereço(s)

Rodovia MG 10, KM 97
Santana do Riacho (MG)
Serra do Cipó
35847-000

Informações gerais

» Temporariamente a entrada é gratuita.

» Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00.
  * Não é permitido o pernoite no parque. Todos os visitantes deverão sair obrigatoriamente até o horário de encerramento.
Fácil
10m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Com uma das cachoeiras mais fáceis de serem visitadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, que fica dentro da serra do Cipó (mas fora do parque nacional), e uma das cachoeiras mais cheias aos finais de semana, a cachoeira Grande fica localizada no município de Santana do Riacho, em uma propriedade particular, na qual é cobrada uma pequena taxa de entrada.

A cachoeira Grande é uma das diversas cachoeiras do Rio Cipó e possui uma queda de 10 metros de altura e 60 metros de largura com paredões de pedras, características das cachoeiras da região como um todo. Estas medidas, porém, fazem desta cachoeira a que possui maior volume de água do rio e que tenha um visual incrível. A temperatura da água, como em todo o rio é de amena a fria. Em sua parte de cima, existe a possibilidade da prática de caiaque.

A entrada da cachoeira Grande fica em uma propriedade privada no caminho da portaria do parque Nacional da Serra do Cipó. No Km 87 da rodovia MG 10, deve-se pegar à estrada com entrada ao lado direito de quem vem de Belo Horizonte. Segue-se por esta rua por mais 2 quilômetros até chegar na entrada do Complexo de Integração Ambiental Cipoeiro Expedições. Há estacionamento no local.

Para quem vai de ônibus, há linhas intermunicipais que chegam à portaria do parque, partindo de Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Carmésia, Rio Vermelho, Serro e Lagoa Santa. Há também uma linha de Baldim a São José do Almeida. De Jaboticatubas existe uma linha com uma única saída diária. Solicitar para descer próximo à entrada do parque e caminhar até a entrada do complexo, 1,8 quilômetro antes da entrada do complexo.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!