CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Cachoeira do Barata (Parque Est. da Pedra Branca)

Cachoeira com piscinas artificiais com 3 pontos distintos para aproveitar

Informações técnicas:

INEA RJ - Parque Estadual da Pedra Branca


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 2332-6608 » Brasil
Núcleo Pau da Fome
+55 (21) 21233-3525 » Brasil
Núcleo Piraquara
+55 (21) 2333-5251 » Brasil
Núcleo Piraquara
+55 (21) 3417-3642 » Brasil
Núcleo Camorim

Endereço(s)

Estrada do Pau-da-Fome, 4003
Jacarepaguá
Rio de Janeiro (RJ)
22723-490

Núcleo Pau da Fome
Rua do Governo, (ao final)
Realengo
Rio de Janeiro (RJ)
21770-100

Núcleo Piraquara
Estrada de Camorim, 2118
Camorim
Rio de Janeiro (RJ)
22780-070

Núcleo Camorim

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

» Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08:00 às 17:00.

» Não é permitido o camping dentro do parque.
Fácil
Não existente, mas possui direção definida
Protegido do sol em todo o percurso
18 min (até a 5ª queda)
124m (1ª piscina)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Localizado no bairro de Realengo, zona oeste da cidade, a cachoeira do Barata é um dos principais atrativos do núcleo Piraquara do parque estadual da Pedra Branca. Considerado uma área de lazer para os moradores do entorno e tendo sido reformado, o núcleo atualmente dispõe de uma estrutura para os visitantes, contando com áreas de lazer, banheiros e também de conta com a presença de fiscais e orientadores ambientais do parque.

O que costuma-se a chamar de cachoeira é, na verdade, um conjunto de quedas d'água e trechos do rio Piraquara na qual podem ser aproveitados para relaxar, sendo estes trechos acessíveis por trilhas que fazem margem ao rio. Foram também construídas represas, formando piscinas represadas. Existem três pontos principais na qual podem ser aproveitados para lazer.

Na parte de baixo, ainda na estrada de acesso e logo após passar pode debaixo da cachoeira, há uma piscina artificial na qual é, inclusive, um dos pontos preferidos pelas pessoas que frequentam o local para banho. Ao lado, há uma área de lazer com brinquedos para crianças, aparelhos para exercícios físicos e também mesas e espaço para a realização de piqueniques ou confraternizações. Nesta parte, é possível também realizar um rapel na estrutura do aqueduto que corta o parque, que é responsável pelo abastecimento de água para diversos pontos da cidade.

Ao seu lado direito, haverá uma trilha que seguirá subindo próximo à margem do rio. Seguindo-o, e continuando à esquerda na única bifurcação que existirá no caminho, em 8 minutos de uma caminhada fácil, chega-se até a uma outra queda na qual a água também é retida em uma piscina artificial, aonde também é possível parar e se refrescar.

Continuando a trilha na margem do rio, começa um trecho de subida um pouco mais intensa, porém não muito longa, sempre margeando o rio. Aproximadamente, 10 minutos de caminhada, chega-se em outra piscina - porém, esta é natural. Neste ponto, nomeada como a “Quinta queda”, podemos ver uma pequena piscina represada por pedras e também uma pedra lisa na qual, em dias de grande volume de água é possível fazer um escorrega.

No topo, há uma trilha na qual é possível chegar na parte de baixo da trilha, porém com um trajeto mais longo (saindo na bifurcação relatada no início do texto), assim como chegar nas partes mais altas desta seção do parque, próximo às torres de energia, assim como chegar em outras trilhas que cruzam o parque, como a trilha para a pedra do Ponto.

Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Rio
Rio
Rio
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque

Para chegar ao núcleo Piraquara, deve-se acessar a rua do Governo, em Realengo. Esta rua é acessada, principalmente, pela rua Limites. Ao acessar a rua do Governo, deve-se seguir até o seu final, em direção à serra até chegar no portão do parque. É proibido estacionar dentro do parque, devendo estacionar na rua do Governo, próximo ao portão do parque, atento à sinalização para estacionamento no local.

Para quem pretende ir de transporte público, é necessário descer na rua do governo com a rua Ocalibi e seguir um trecho de 1 quilômetro até a entrada do parque.

Linhas existentes:

  • 701 - Bangu x Taquara
  • 794 - Cascadura x Bangu
  • 741 - Bangu x Barata
  • 743 - Bangu x Barata

Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Carlinda Medeiros em
Na realidade, uma pergunta, o parque estará recebendo visitantes nesse final de semana?
0 0

Jessihvieira em
Qual a programação para o dia 21/01/2015?
0 0