CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Cachoeira do Mendanha (Parque est. do Mendanha)

Caminhada até uma das mais bonitas cachoeiras da cidade do Rio de Janeiro

Informações técnicas:

INEA RJ - Parque Estadual do Mendanha


E-mail(s) / Site(s)

pem@inea.rj.gov.br

Endereço(s)

Avenida Venezuela, 110 sala 315
Saúde
Rio de Janeiro (RJ)
20081-312

(endereço temporário)

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.
Fácil / Intermediária
Não existente, mas possui direção definida
60 min

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Localizado no bairro de Campo Grande, em plena Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe um pequeno paraíso que é desconhecido até para muitos moradores que residem na região. Para os outros que conhecem, é um atrativo à parte, principalmente nos dias mais quentes.

Com fácil acesso, a Cachoeira do Mendanha fica próxima à Avenida Brasil – uma das principais avenidas da cidade -, permitindo que pessoas de diversas regiões da cidade possam frequentar o local. Porém, até chegar ao início da trilha, a orientação não é das mais fáceis para quem não conhece o local.

Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e dentro do parque estadual do Mendanha, a região forma a maior área com mata atlântica primária do município. A APA é considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO. A trilha é formada por uma área de mata fechada, tendo uma temperatura agradável mesmo em dias de muito sol. Mantendo uma subida constante, a trilha é bem definida e percorrida em 1 hora com absoluta tranquilidade, exigindo apenas um pequeno fôlego para enfrentar a sua subida e mantendo-se sempre pelo caminho mais definido nas poucas bifurcações existentes.

Na sua última e maior bifurcação, deve-se seguir para a direita, no caminho que começa a descer (o caminho da esquerda começa a subir). Em seu final, será possível escutar o som da água, sinalizando que a proximidade do objetivo. Em poucos minutos, chega-se à cachoeira, formadas pelas águas do rio Guandu Sapê, aonde existem três quedas d’água que formam piscinas naturais onde é possível relaxar curtindo a natureza ao redor e fazer das pedras um “escorrega” de onde é possível descer sentados até a próxima piscina. Ao final, a maior queda d'água, aonde alguns praticantes realizam um rapel dentro da cachoeira (cascading). Para saber mais sobre o cascading na cachoeira do Mendanha, clique aqui.

Observações:

  • Clique no link contendo o nome do parque em Administrador nas “Informações Técnicas” no quadrante ao lado para obter informações sobre formas de contato e outras informações necessárias do parque.

De carro:

O caminho para a cachoeira do Mendanha possui como acesso principal da Avenida Brasil com a Estrada do Mendanha. Para quem vem pela avenida Brasil, é necessário pegar a saída da estrada do Mendanha e seguir em direção à serra (sentido contrário de Campo Grande). Para quem vem por Campo Grande, pode pegar a estrada do Mendanha desde o seu início e atravessar a Avenida Brasil por baixo dela.

A partir do cruzamento com a Avenida Brasil, continua-se por 4,2 Km pela Estrada do Mendanha até chegar no cruzamento com a Estrada Abílio Bastos ao lado direito, aonde deve-se continuar até o seu final em um percurso de 1,3 Km. Ao final, a estrada ficará mais estreita, aonde é necessário procurar algum lugar para estacionar. Recomenda-se utilizar o serviço de estacionamento que algumas casas e sítios do local oferecem. Ao final da rua, a trilha irá iniciar.

De ônibus:

Pegar a linha 895 (Campo Grande x Serrinha) que sai do centro de Campo Grande (próximo à estação de trem) pegando a Estrada do Mendanha direto. Descer no entrocamento da Estrada do Mendanha com a Estrada Abílio Bastos e caminhar por esta rua até o seu final por, aproximadamente, 1,3 Km.


Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 5 comentário(s)

Jeane em
Olá!! Agradeço a atenção e a pronta resposta! Estive no parque no último sábado, e o local é mesmo muito agradável. Um calor infernal na cidade e lá em meio à mata quase senti frio. Só achei a trilha bem puxada, já que passamos a maior parte do tempo subindo e algumas partes são muito íngremes. Bem cansativo para quem não está acostumado a esse tipo de atividade.
Ah sim, fui de carro, não cheguei a verificar o funcionamento da linha 895.
2 0

Cs Ecoturismo em
Obrigado pelo seu relato e que bom que tenha gostado do local!
A cachoeira é um ótimo atrativo da cidade do Rio de Janeiro. Por muitas pessoas, é considerada a melhor cachoeira.
Caso tenha algumas fotos que tenha achado interessante para colaborar com o nosso site, será bem vindo!
Abraços!
0 0

Claudia Lira em
gostaria de mais informações sobre este evento
0 0

Cs Ecoturismo em
Bom dia Claudia!
Sobre o evento do dia 11/04, maiores informações você pode estar obtendo com o organizador do evento, o grupo Pés à trilha, através dos contatos:
pesatrilha@gmail.com
http://pesatrilha.blogspot.com.br

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Rosilane f de Souza em
No próximo sábado (07/03) terá caminhada?
0 0

Cs Ecoturismo em
Olá Rosilane!
No momento nenhuma operadora confirmou evento para o dia 07/03 no local.

Você também pode estar acessando o nosso recurso de grupos para encontrar outras pessoas que queiram participar deste evento e formarem um grupo.
Para isso, vá na seção “Grupos” nesta página e clique no botão para cadastrar-se no grupo (é necessário ter feito login e estar cadastrado no site para acessar este recurso).

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Rosilane f de Souza em
Olá, quero participar das caminhadas no Mendanha.
0 0

Jeane em
Olá!!
Minha dúvida é sobre como chegar ao parque do Mendanha! No "Como Chegar" aqui do site, a indicação de transporte público é pegar o ônibus 850 e descer no entroncamento com a Est. Abílio Bastos. No entanto, segundo o site Vá de Ônibus, o 850 não passa perto da Est. Abílio Bastos, retornando para Campo Grande a partir da Estrada do Guandu. Pela Estrada do Guandu eu também consigo acessar o parque?

Muito obrigada!
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Jeane!
Obrigado pela observação. Entramos em contato com a empresa responsável pelos ônibus na região e a atendente informou-nos que a linha de ônibus correta é a 895 (Campo Grande x Serrinha).
Com o 850 seria necessário andar até a rua Abílio de Bastos, a partir do largo.
Pedimos desculpas pelo erro e já consertamos o texto.
1 0