CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Cachoeiras do Horto [Quebra e Chuveiro] (Parna Tijuca)

As cachoeiras liberadas para banho mais visitadas do parque nacional da Tijuca

Informações técnicas:

Rio de Janeiro (RJ)
20531-590

Informações gerais

» É totalmente proibido a permanência dentro do parque fora do tempo estipulado.

» Funcionamento:
  * Diariamente, das 08:00 às 17:00. Estendido até às 18:00 durante o horário de verão).
  * Corcovado: 08:00 às 19:00. Estendido até às 20h no horário de verão).
  * Parque Lage: 08:00 às 18:00. Estendido até às 19:00 no horário de verão) ou até às 22:00 com autorização da administração.

» Excetuando-se a taxa de acesso ao monumento do Cristo Redentor, o parque não cobra nenhuma taxa de acesso.
  * Valores para a taxa de acesso ao Cristo Redentor:
    ** De trem: R$ 62,00 inteira (ida e volta).
    ** De van saindo do Largo do Machado ou de Copacabana (ida e volta):
      - R$ 62,00 na alta temporada
      - R$ 55,00 na baixa temporada.
      - R$ 27,00 para crianças de 06 a 11 anos e idosos a partir de 60 anos.
      - Crianças de até 05 anos e guia de turismo cadastrados no Ministério do Turismo (acompanhado com um mínimo de 3 pagantes) não pagam.
    ** De van do antigo hotel Paineiras (ida e volta):
      - R$ 35,00 na alta temporada, aos finais de semana e feriados.
      - R$ 24,00 na baixa temporada.
      - Crianças até 11 anos, idosos a partir de 60 anos e guia de turismo cadastrados no Ministério do Turismo (acompanhado com um mínimo de 3 pagantes) não pagam.
      - Esse também é o valor cobrado para quem acessa o monumento a pé.
Fácil / Intermediária
Em todo o percurso
Protegido do sol em todo o percurso
150m
20 min
5m (cachoeira do Chuveiro)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Localizada no bairro do Jardim Botânico, as cachoeiras do Horto são uma área de lazer para os moradores locais, assim como visitantes que querem descobrir as suas cachoeiras. Praticamente são as melhores cachoeiras disponíveis para banho existente no parque.

O local dispõe de diversas quedas d'águas acessíveis por trilhas de baixa dificuldades, porém íngremes, que formam pequenos poços, aonde pode-se parar para refrescar em meio à mata atlântica densa. O acesso se dá logo no início da estrada da Vista Chinesa. O local de acesso conta com um pequena área de lazer, bicicletário e até vagas para estacionar (poucas).

Logo na entrada, ao lado esquerdo, há uma queda com uma piscina natural, a cachoeira do Quebra, aonde é possível parar com crianças pequenas. Pelo lado direito da entrada, há uma trilha que irá subir até a outro ponto do rio. São apenas 150 metros, que são percorridos rapidamente. Porém, em uma subida um pouco íngreme, com algumas pequenas descidas acentuadas, aonde é necessário o uso das mãos para transpor os obstáculos formados por blocos de pedras e raízes. Em dois trechos há correntes para auxiliar na travessia.

No meio do caminho, após o segundo lance com a corrente, há uma descida à esquerda para um ponto intermediário, aonde a água apenas escorre entre as pedras, sem formar uma vazão suficiente para tomar banho.

Após alguns minutos caminhando, chega-se na cachoeira do Chuveiro, que talvez seja a cachoeira mais frequentada de todo o parque para banho. Com 5 metros, forma uma queda que justifica o seu nome. Além da queda d'água, ainda é possível refrescar-se com os respingos que da água que bate na rocha. O poço é raso, porém o suficiente para divertir-se. Para quem deseja um lazer e refresco, essa é o melhor ponto do roteiro para a prática.

De carro pelo Jardim Botânico:

Acessando rua Pacheco Leão, sentido Horto, acessar a rua a estrada Dona Castorina, em uma bifurcação à direita. Após, a estrada passará a se chamar estrada da Vista Chinesa, já em subida constante em direção ao morro. Segue-se até chegar na guarita do parque nacional da Tijuca. Após a guarita, seguir por 850 metros até chegar em uma curva com área de estacionamento ao lado direito. A trilha e a cachoeira da Queda estarão neste ponto, após descer a escada.

De carro pelo Alto da Boa vista:

Deve-se acessar a estrada da Vista Chinesa. Após passar pela Vista Chinesa, seguir por mais 2,4 quilômetros. Em uma curva acentuada à direita, haverá na calçada uma pequena entrada, que dará acesso à cachoeira e em uma área de lazer.

Importante: caso não haja vagas no local, é necessário estacionar no bairro do Jardim Botânico.

De ônibus

Pegar qualquer uma das linhas em direção ao Horto e, da rua Pacheco Leão, descendo no ponto do cruzamento com a rua Oton Bezerra de Melo. Seguir por mais 150 metros pela rua Pachecoa Leão e acessar a estrada Dona Castorina, em uma bifurção, seguindo à direita. Dali, andar por mais 1,3 quilômetro até chegar no ponto de acesso.

De bicicleta:

Há um bicicletário no local, permitindo deixar a bicicleta presa (levar cadeado) e realizar a trilha.

Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!

Clique aqui para inserir um comentário