CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Caminho das águas (Parque Nat. Mun. de Nova Iguaçu)

O ponto mais visitado do parque com mais de 13 atrativos.

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu


Telefone(s)

+55 (21) 3765-3999 » Brasil
Administração
+55 (21) 3765-3800 » Brasil
Portaria
+55 (21) 2667-1252 » Brasil
Secretaria municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu

Endereço(s)

Estrada da Cachoeira
Nova Iguaçu (RJ)

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 08:00 às 17:00.
Intermediária
Em todo o percurso
Protegido do sol em grande parte do percurso

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Tradicional caminho dentro do parque, o roteiro das águas é um roteiro que mistura atrativos naturais e históricos da região. É o atrativo mais visitado do parque, frequentado principalmente por moradores da região, que buscam em seus poços uma opção de lazer em dias ensolarados.

O roteiro segue o curso d'água do rio Dona Eugênia, passando por 11 poços, atrativos históricos e 1 cachoeira. Desses, os pontos mais visitados são os poços das Cobras e do Casarão, que possuem áreas espaçosas para banho. Todos os acessos aos atrativos são sinalizados. Os poços possuem pequenos caminhos de acesso, que podem contar com o auxílio de uma escadaria artificial em madeira para auxiliar, em casos de poços na qual seja necessário descer em relação à estrada para alcançá-la.

O trajeto começa na portaria do parque, aonde existe ao seu lado uma represa artificial.

Represa Epaminondas Ramos

A represa, que já serviu para abastecimento da região, está desativada desde antes da criação do parque e o banho no local também não é permitido. O local permite que os visitantes tenham um belo visual para tirarem fotos do local. Após 200 metros, haverá um acesso à direita para acesso à Pedreira.

Pedreira

O local remonta à uma pedreira desativada que conta com um grande espaço gramado na qual podem ser realizados confraternizações. Algumas pessoas também realizam rapel nos seus paredões que chegam de 15 até 40 metros de altura.

Retornando à estrada principal,  em apenas 400 metros há o acesso para cinco poços antes de chegarmos na sede do parque.:

Poço da Paixão

É um poço na qual seu atrativo é apreciar das pedras a correnteza das águas do rio.

Poço do Paredão

Poço com uma piscina natural com um grande pedra auxiliando na conteção da água.

Poço da Hidromassagem

Formada por duas piscinas naturais permitindo um banho relaxante.

Poço Sereno

Poço do Escorrega

Com pequenas pedras que permitem a descida como se fosse um escorrega.

Após, a estrada se bifurca. À esquerda, chega-se à sede administrativa do parque. À direita, a estrada continua sua subida.

Poço Escondido

Poço das Cobras

Apesar do nome que pode assustar, é um dos poços mais frequentados do parque. Consiste-se em uma grande queda d'água de quase 6 metros de altura em uma espaçosa piscina natural.

Continuando pela estrada, após atravessar por uma ponte sobre o rio, o caminho aproxima-se do Casarão. No caminho ainda há um quiosque que, em dias de grande movimento, fica aberto.

Casarão

Sede da fazenda Dona Eugênia, cuja área cobria parte da área do parque, é a casa mais antiga do município de Nova Iguaçu. Com estilo colonial, reduta do século XIX e foi construída com as tecnologias de taipa de pilão e pau a pique. A casa serviu também para a produção de aguardente.
Próximo ao Casarão, é possível acessar a trilha Pau Pereira.

Ao lado do Casarão é possível acessar 2 atrativos:

Poço das Esmeraldas

Uma grande piscina natural que também é bastante frequentada pelos visitantes do parque.

Poço do Casarão

Poço que também é consiste-se de um grande lago natural formado por águas vindas de um grande paredão. Atravessando poço e seguindo contra o fluxo d'água, chega-se ao sopé da cachoeira Véu da Noiva, de onde é possível visualizar todo o curso d'água desde o início da queda na cachoeira.

Retornando ao Casarão e continuando o trajeto, após quase 1 quilômetro chega-se à um mirante de onde é possível contemplar o verde do vale que forma o trajeto do rio.

Topo da cachoeira Véu da Noiva

Pouco após o mirante, há o acesso para a parte superior da cachoeira. Ali, pode ser contemplado a beleza da região, além de visualizar os 55 metros de altura da cachoeira. No local, também há grampos para a realização de rapel.

Retornando à estrada, chega-se aos dois últimos atrativos de onde são permitido o banho e acesso dos visitantes:

Poço da Morte

Formado por uma piscina natural cercada por grandes pedras.

Poço da Natureza

Formado por outra piscina natural cercada por rochas e também com uma antiga tubulação de captação de água e uma pequena elevação para represamento de água.

Este setor do parque permite que diversos perfis de visitantes, desde os atletas até o sedentário, possam visitar, conhecer e divertir-se com este rio que é de grande importância para a existência do parque.

Parque
Parque
Sede
Represa
Represa
Represa
Pedreira
Pedreira
Rio
Rio
Rio
Rio
Rio
Rio
Trilha
Visual
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Rio
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Casarão
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Cachoeira
Cachoeira
Cachoeira
Visual
Visual
Cachoeira
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço
Poço

O acesso ao parque pode ser realizado pela portaria principal no município de Mesquita.

Rio Dona Eugênia - Sede administrativa

Para chegar na sede administrativa do parque, deve-se pegar o caminho a partir da estação de trem de Presidente Juscelino, uma estação antes (sentido Nova Iguaçu) antes de chegar na estação de Nova Iguaçu.

Accessando a estrada Feliciano Sodré, deve-se acessar a rua Sergipe, transversal na altura da estação de trem, antes de um colégio e do sinal (sentido Nova Iguaçu). Seguir por esta estrada direto por 850 metros até a altura de uma rua com um rio, a avenida Brasil. Acessá-la após cruzar a ponte, virando ficando à direita, ficando à esquerda do rio. Acessar a avenida Brasil por mais 550 metros.
Dali, deve-se cruzar a ponte novamente para voltar ao lado direito do rio e acessar a estrada de terra existente subindo, a estrada da Cachoeira, seguindo por 1,6 quilômetro até a portaria do parque.

O estacionamento dentro do parque não é permitido neste setor do parque. Deve-se estacionar os veículos antes da portaria em locais apropriados.
O acesso ao parque em dias de chuva torna-se dificultado em virtude da lama formada, tornando a direção no local mais difícil.


Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!