CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Circuito das praias selvagens de Guaratiba [via pedra do Telégrafo] (Parque est. da Pedra Branca)

Uma caminhada longa aonde é possível conhecer todos os atrativos da região da serra de Guaratiba

Informações técnicas:

Jacarepaguá
22723-490

Núcleo Pau da Fome
Rua do Governo, (ao final)
Realengo
21770-100

Núcleo Piraquara
Estrada de Camorim, 2118
Camorim
22780-070

Núcleo Camorim

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

» Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08:00 às 17:00.

» Não é permitido o camping dentro do parque.
Intermediária / Difícil
Somente em pontos chaves
Protegido do sol em grande parte do percurso
5:00 (sem contar com paradas)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Este trajeto é uma variante que combina dois dos principais roteiros da serra de Guaratiba: o circuito das praias selvagens de Guaratiba e a pedra da Tartaruga. É uma caminhada longa, na qual os participantes poderão apreciar o belo visual da pedra do Telégrafo e depois emedar com o visual da pedra da Tartaruga e um banho nas praias selvagens. Tudo isso, indo e voltando por trilhas diferentes, fazendo uma exploração completa do local.

Este roteiro será modulado, permitindo que o praticante possa pular etapas ou até mesmo voltar por caminho diferente do apresentado. A primeira etapa será a visita até a pedra do Telégrafo. Logo após, serão visitados a pedra da Tartaruga e também as praias selvagens de Guaratiba, a começar com a praia do Perigoso. Além disso, o roteiro mescla momentos aonde se está em áreas do parque estadual da Pedra Branca e outros trechos da APA do Grumari.

I - Caminho para a pedra do Telégrafo

A pedra do Telégrafo, que possui este nome provavelmente por ter sido um ponto de observação militar durante a segunda guerra mundial, é o ponto mais alto do morro do Guaratiba e, a cada dia que passa, atrai cada vez mais visitantes. O local conta com o visual que potencializa toda a beleza dessa região, que com grandes áreas verdes protegidas, apresenta uma das vistas mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro.

O visual da região contempla, de um lado, uma vista para a região do centro de instruções da Marambaia e da orla da tranquila Barra de Guaratiba e dos mangues de Guaratiba. De outro lado, os morros de Guaratiba e Grumari e também as praias selvagens de Guaratiba.

A trilha deste trecho começa protegido pelo sol pela densa vegetação, porém, com uma subida inicial um pouco íngreme, mas bem definida. Após pouco mais de 467 metros percorridos, chega-se em uma bifurcação, aonde para a esquerda, é possível chegar no Grumari ou nas praias selvagens de Guaratiba (praias do Meio e Funda). E, para a direita, deve ser o caminho a ser seguido para chegar até o topo do morro, aonde a trilha torna-se mais estreita.

Logo após, há uma outra bifurcação, aonde descendo é possível voltar para Barra de Guaratiba, em uma saída que irá emendar com o início da trilha para a pedra da Tartaruga e também para as praias selvagens, sendo uma outra opção de acesso à pedra do Telégrafo por Barra de Guaratiba (embora que, para subir, tenha uma subida mais acentuada).

Em um trecho com uma subida um pouco menos acentuada que a anterior, haverá outra bifurcação, onde deve-se pegar a subida à esquerda, beirando a encosta do morro. Subindo, a densidade da vegetação vai ficando cada vez menor e a trilha, antes mais larga, fica estreita, mas ainda bem definida. Após um pouco mais de 300 metros, haverá uma pedra de uns 3 metros de altura um pouco escondida dentro da vegetação à esquerda. Desta pedra, é possível apreciar a vista da restinga da Marambaia, dos mangues de Guaratiba e da região de Sepetiba, em um dos primeiros visuais incríveis do roteiro. Em dias de pouco nevoeiro, ainda é possível visualizar a Ilha Grande ao fundo.

Voltando pelo caminho principal e continuando a subida, após mais 200 metros chega-se ao segundo mirante, aonde existe uma pedra de uns 2 metros de altura que serve como mirante. A subida por essa pedra deve ser realizada através do apoio de pedras menores. Do seu alto, a 326 metros de altitude, é possível, de um lado, continuar tendo uma visão da restinga de Marambaia e de outro das praias selvagens e de parte da orla do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, com a pedra da Gávea ao fundo. Além disso, o local possui uma visão completa da serra de Guaratiba.

Logo em frente, a uns 50 metros de distância, está a pedra que forma o topo do morro de Guaratiba. É possível chegar até a sua base, porém a subida ao topo, que possui uma bandeira brasileiras hasteada, somente é possível uitlizando técnicas de escalada. Voltando ao segundo mirante, ao seu lado direito há uma trilha descendo, que após uns 40 metros de caminhada chegará até uma outra pedra que permite o visual além das praias selvagens, também da pedra da Tartaruga. Esta pedra tem sido bastante visitada em virtude de um efeito fotográfico que pode ser obtido, aonde que, com um correto posicionamento do fotógrafo, é possivel criar a impressão de quem está em cima da pedra está beirando um abismo, com as praias selvagens ao fundo, enquanto na verdade não está nem a 2 metros de altura do solo.

II - Caminhada até a pedra da Tartaruga e praia do Perigoso

Após a visita ao Telégrafo, deve-se retornar até o trecho aonde existe a descida para a pedra da Tartaruga, como relatado no primeiro trecho. Dali, segue-se descendo em uma descida moderada que, às vezes, fica acentuada. A vegetação é coberta e, em alguns trechos passa-se por alguns bambuzais. Após 10 minutos de descida por esse caminho, haverá uma pequena trilha ao lado direito, que levará até um mirante que possui uma vista diferenciada da praia de Barra de Guaratiba e também da região de Marambaia e do mangue de Guaratiba. Por possuir um ângulo diferente, permite que a região seja vista de uma nova perspectiva ao que foi visto na pedra do Telégrafo.

Retornando à trilha e descendo por mais 15 minutos, chega-se ao final da trilha, em uma rua. Deve-se descer essa rua até chegar em uma transversal aonde virando à esquerda e andando por uns 10 metros chega-se ao início da trilha para a pedra da Tartaruga.

A trilha deste trecho começa por um caminho relativamente fácil, onde durante todo o tempo o visitante estará caminhando com a vista do mar. Graças a um projeto de reflorestamento realizado pela prefeitura no decorrer dos anos, agora o caminho possui bastante sombra (antes não existia nenhuma árvore), exigindo um esforço adicional em dias de sol abundante. A trilha também é o ponto incial da trilha Transcarioca, que é um projeto de um corredor ecológico interligando diversas trilhas e também diversos parques existentes na cidade, em um corredor de quase 180 quilômetros de extensão.

Logo nos primeiros minutos, é possível ver a ilha Rasa de Guaratiba, que possui como referência um grande farol. Minutos depois, será possível ver a pedra da Tartaruga, em uma visão incrível da região. Existirão alguns caminhos à direita da trilha, que são utilizadas por pescadores que vão até a região para pescar na encosta do morro. Deve-se sempre continuar pelo caminho mais largo e definido.

Durante maior parte do percurso, será possível visualizar a pedra da Tartaruga. Depois de quase 40 minutos, existirá uma pequena fonte canalizada, chamada de "Fonte de Vovó". Continuando por mais 15 minutos, em momentos que alternam subidas e descidas, chega-se em uma bifurcação aonde a pedra da Tartaruga estará alinhada à direita e existirá uma pequena pedra no meio do caminho. O caminho da esquerda levará até a praia do Perigoso (e até a pedra da Tartaruga, caso resolva visitá-la) e o caminho da esquerda seguirá rumo à praia do Meio. Há uma pequena sinalização no local. Recomenda-se descer para conhecer a praia e depois retornar, para seguir rumo à praia do Meio.

Descendo para a praia do Perigoso, em uma descida em solo instável e escorregadio, porém sem grandes dificuldades, o visitante terá ao descer da trilha a praia do Perigoso à sua esquerda, a pequena praia Búzios à sua direita e a pedra da Tartaruga à frente. Caso queira subir a Pedra da Tartaruga, pode-se realizar uma subida um pouco íngreme de, aproximadamente, 20 minutos, mas que compensa com um belo visual da região. Para isto, basta seguir por uma trilha existente em frente ao término da trilha que foi feita para descer até a praia do Perigoso e seguí-la por seu caminho mais largo. Em seu final, há uma escadaria de pedras e, logo após, um platô com uma visão espetacular da região. É desta pedra que é realizado o rapel da pedra da Tartaruga – por muitos, considerado o rapel mais bonito da cidade.

A praia do Perigoso é uma praia de 150 metros de extensão, na qual aos finais de semana sempre há pessoas visitando a região. Há algumas pessoas que ficam acampadas na região, porém, é válido lembrar que o camping é proibido em toda a região. Das praias selvagens, está é a praia que possui o maior número de banhistas.

A partir desse momento o praticante tem a opção de descansar nessa praia e retornar pelo mesmo caminho na qual veio para chegar até a praia ou continuar indo para conhecer as outras praias.

III - Praia do Meio

Subindo novamente até a bifurcação na qual desceu para chegar até a praia do Perigoso, como relatado na seção anterior, deve-se pegar o caminho que leva para a praia do Meio, em uma caminhada de 20 minutos com uma subida constante mas não acentuada. Ao chegar no costão próximo à praia, a trilha começara a descer e terminará em um trecho de pedra que fica a uns 5 metros de altura antes da areia. Deve-se aproveitar as fendas na pedras para conseguir descer até a areia, devendo tomar cuidado para não escorregar.

Com uma extensão aproximada de 320 metros, a praia possui em seu canto esquerdo uma área protegida por pedras, formando uma pequena enseada, evitando as fortes ondas que chegam na praia. No meio da praia há também uma fonte canalizada, de onde é possível lavar-se para tirar a areia e o sal do corpo (não é recomendada a ingestão, devido ao mau hábito das pessoas com a limpeza do local, que acaba contaminando a fonte).

Para o praticante haverá três opções. A primeira opção será retornar pela trilha na qual veio até Barra de Guaratiba. A segunda opção será retornar por outra trilha também para Barra de Guaratiba. E a terceira opção é conhecer as outras duas praias restantes: praia Funda e praia do Inferno.

Para os que escolheram a primeira opção, basta retornar pela mesma trilha de ida até chegar ao início da trilha da praia do Perigoso, no final da rua que saiu da pedra do Telégrafo. Logo no início da trilha, virar à esquerda e pegar uma rua que desce. 100 metros após haverá uma escadaria que deixará próximo à praia de Barra de Barraguatiba.

Para quem escolheu a segunda ou terceira opção, deve-se pegar uma trilha existente na altura da metada da praia do Meio, próximo à fonte. Dali, segue-se em subida constante por 20 minutos. Ao final, haverá uma bifurcação, com uma trilha mais larga, na qual o caminho da esquerda sobe (caminho Barra de Guaratiba) e o da direita desce (caminho para a praia Funda).

Para quem deseja retornar para Barra de Guaratiba, deve-se pegar o caminho da esquerda, seguir subindo por uns 10 minutos até chegar em outra bifurcação, na qual o caminho da esquerda irá retornar para Barra de Guaratiba, a qual deve ser seguida. Após esse trecho, deve-se ler a seção IV - Retorno para Barra de Guaratiba.

Para quem irá visitar as outras praias, na bifurcação relatada anteriormente, deve-se seguir pelo caminho da direita, descendo. Após alguns minutos, a trilha terá seu término na praia Funda. No local, uma praia com cerca de 300 metros, quase que totalmente deserta e com ondas muito forte, o visitante experimentará um pouco da sensação do isolamento em plena cidade do Rio de Janeiro. Ao seu final, há uma casa na qual reside um habitante muito antigo no local.

Subindo nas pedras existentes ao lado esquerdo da praia ao lado de uma casa (que é habitada) e, seguindo pela costão, em uma caminhada de uns 5 minutos por 300 metros passando entre pedras, chega-se à praia do Inferno. Dependendo da maré, será possível descer até às suas areia. Quando a maré está alta, a praia praticamente deixa de existir. É a menor das praias, com apenas 100 metros de extensão.

Retornando pela trilha anterior, deve-se seguir para o retorno para Barra de Guaratiba. Para isso, deve-se retornar por toda a trilha, subindo passando pelo ponto aonde saiu da praia do Meio. Após o trecho na qual houve a saída da praia do Meio, continuar subindo. Após alguns minutos, haverá uma bifurcação com uma entrada à esquerda, na qual deve ser seguida.

IV - Retorno para Barra de Guaratiba

Pegando o caminho da esquerda, como relatado anteriormente, chega-se um trecho aonde a subida é constante, com alguns momentos de onde é possível ter um visual das praias. Após 25 minutos de subida, chega-se em uma bifurcação, em umas jaqueiras. O caminho da direita, segue até o Grumari. Já o caminho da esquerda, deve ser seguido.

Com um trajeto relativamente plano, a trilha segue larga como uma estrada, com uma leve descida. Após, 5 minutos de caminhada, 343 metros após a bifurcação das jaqueiras, a trilha fará intersecção com outro caminho (o caminho da Bica), que estará na diagonal à direita. Deve-se continuar reto e seguir por mais 483 metros, de onde se chegará na primeira bifurcação do roteiro, aonde continuou o caminho de subida para chegar até a pedra do Telégrafo. Deste ponto, basta virar à direita, descendo e retornar o caminho para Barra de Guaratiba pelo mesmo trajeto de ida.

Conclusões

É um roteiro longo, na qual o praticante deve ir preparado para enfrentar diversas alterações de desnível. Torna-se importante por parte dos participantes o bom gerenciamento do tempo. Ao final, o praticante terá vivenciado todas as belezas que a região de Barra de Guaratiba possui.

INEA RJ
Trilhas / Parque estadual da Pedra Branca

De ônibus:

Apenas duas linhas de ônibus chegam até Barra de Guaratiba. A primeira opção, seria pegar o ônibus da linha 867, que faz o trajeto de Campo Grande até Barra de Guaratiba, passando pela Ilha de Guaratiba. O trajeto desta linha dura, em média, 1:10. Peça para descer antes da praia, um pouco antes da rua do corpo de Bombeiros.

Outra opção, é pegar a linha 874, que faz o trajeto de Barra de Guaratiba até a estação do BRT Transoeste Ilha de Guaratiba, em um trajeto de até 30 minutos. Esta opção é mais indicada para pessoas que partem de outras regiões da cidade que não sejam da zona oeste ou que residam próximo à área por onde passa o BRT. Com isto, pode-se pegar o BRT Transoeste em algumas das estações que compreendem à linha (da Barra da Tijuca até Santa Cruz) e descer na estação Ilha de Guaratiba.
Na saída da estação, é possível pegar o ônibus da linha 874 e também o 867, citado anteriormente. Peça para descer antes da praia, um pouco antes da rua do corpo de Bombeiros. Acesse a rua Almirante Carlos Tinoco em uma subida acentuada à esquerda.

De carro:

Para chegar até Barra de Guaratiba, o acesso deve ser feito pela estrada Roberto Burle Marx, na qual deve ser seguida até o seu final. Após passar pelcampo de instruções de Marambaia (uma área de treinamento das forças armadas), siga adiante em direção à praia de Barra de Guaratiba. A rua Almirante Carlos Tinoco encontra-se à esquerda em uma grande subida antes de chegar no corpo de bombeiros e na descida final que dará na praia. Porém, não é garantido encontrar vaga para estacionar na parte de cima. Portanto, recomenda-se estacionar na praia de Barra de Guaratiba.
É permitido estacionar na praia (cuidado com a sinalização de locais permitidos para estacionamento) e também há estacionamentos privativos no local.

O acesso para a estrada Roberto Burle Marx pode ser feito por diversos caminhos.

Por Grumari: ao final da praia do Grumari, pegue a estrada que liga a praia à barra de Guaratiba. Esta estrada fica no sentido oposto à estrada que vai para a Prainha. Atravesse a serra e, ao seu final, já estará na estrada Roberto Burle Marx. Vire à esquerda para chegar na em Barra de Guaratiba.

Pela avenida das Américas (via Transoeste) - sentido Santa Cruz: este roteiro é ideal para quem vem da zona sul da cidade ou pela região da Barra da Tijuca ou Recreio. Siga pela avenida das Américas, sentido Recreio dos Bandeirantes e logo após atravessar o túnel vice-presidente José de Alencar, pegue a primeira saída à direita. Logo depois, siga pela direita, passando por debaixo da estação do BRT Ilha de Guaratiba. No largo, vire à direita e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Pela Transoeste - sentido Barra da Tijuca: este roteiro é ideal para quem passa pela regiões de Santa Cruz e/ou Campo Grande. Siga pela Transoeste. Antes de chegar na estação BRT Ilha de Guaratiba, que fica depois da estação BRT CETEx, pegue a saída à direita e, após passar por uma cabine da PM, vire à direita para acessar a estrada Roberto Burle Marx. Siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Pela Ilha de Guaratiba: este roteiro é uma opção para quem não pretende pegar a Transoeste. Em Guaratiba, próximo à estrada do Mato Alto, acesse, a estrada da Matriz, ao invés do acesso à Transoeste. Siga por esta estrada até ela passar a chamar-se estrada da Ilha. Continue seguindo sempre reto e, após passar por debaixo da Transoeste, na altura da estação BRT Ilha de Guaratiba, vire à direita no largo e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Observação:

Recomenda-se estacionar no na praia de Barra de Guaratiba (com vagas públicas) ou nos estacionamentos privativos existentes na proximidade.

Ao chegar em Barra de Guaratiba

O caminho incia-se na rua Almirante Carlos Tinoco. Esta rua, é a última rua que fica à esquerda da estrada Roberto Burle Marx antes que ele faça a descida em direção à praia de Barra de Guaratiba. Ela inicia com uma forte subida, que deve ser continuada entrando, em frente ao número 385, na segunda entrada à direita, a rua Chico Buarque. Seguir por esta rua por 450 metros em uma subida constante, aonde no trecho final ficará mais acentuada. Ao chegar no final da rua (no trecho com cimento), o início da trilha estará logo à direita, começando em uma estrada de terra.
Observação: a rua Almirante Carlos Tinoco também pode ser acessada pelo largo que fica em frente à antiga entrada de Marambaia.

Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

Informações de hora em hora
Dados detalhados

▲26ºC | ▼21ºC

50%
9mm/dia

*   condições favoráveis para a atividade
  **  Serão exibidos alertas na página somente para condições favoráveis entre 06:00 e 18:00
Dia 22/11/2017 (Quarta-feira) - Madrugada
Hora 00:00 01:00 02:00 03:00 04:00 05:00

» NO (335º)
» 10Km/h
» NO (334º)
Dia 22/11/2017 (Quarta-feira) - Manhã
Hora 06:00 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00
Resumo Possibilidade de tempestade Possibilidade de tempestade Tempestade Tempestade Possibilidade de tempestade Tempestade
Temperatura 24ºC 24ºC 23ºC 24ºC 25ºC 25ºC
» 13Km/h
» NNO (350º)
» NNO (347º)
Dia 22/11/2017 (Quarta-feira) - Tarde
Hora 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00
Resumo Possibilidade de tempestade Possibilidade de tempestade Possibilidade de tempestade Possibilidade de chuva
Chuva

» 19Km/h
» SSO (222º)
» Su-sudoeste
Dia 22/11/2017 (Quarta-feira) - Noite
Hora 18:00 19:00 20:00 21:00 22:00 23:00
Chuva

Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva
Temperatura 23ºC 22ºC 22ºC 22ºC 21ºC 21ºC
» 26Km/h
» SSO (207º)
» SSO (208º)
Dia 23/11/2017 (Quinta-feira) - Madrugada
Hora 00:00 01:00 02:00 03:00 04:00 05:00
Resumo Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva Possibilidade de chuva
Temperatura 21ºC 21ºC 21ºC 20ºC 21ºC 21ºC
» SSO (204º)
» S (198º)
» S (191º)
Dia 23/11/2017 (Quinta-feira) - Manhã
Hora 06:00 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00

» SSE (173º)
» SSE (170º)
» Su-sudeste
Dia 23/11/2017 (Quinta-feira) - Tarde
Hora 12:00
Vento » 16Km/h
» SSE (167º)
» Su-sudeste

Importante: Os dados aqui apresentados podem variar a qualquer instante.

Dados gerados pelo sistema CS Tempo, desenvolvido pela CS Ecoturismo.