CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Circuito morro do Vigário [Ilha de Paquetá] (Rio de Janeiro)

Trilha rumo a um dos mais belos visuais da ilha de Paquetá

Informações técnicas:

Sec. mun. de meio ambiente - Rio de Janeiro


Telefone(s)

+55 (21) 2976-1258 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
+55 (21) 2976-2134 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
Fácil
Em todo o percurso
Descoberto em grande parte do percurso
413m (circuito completo)
15 min (circuito completo, sem paradas)
39m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

A Ilha de Paquetá, possui diversos atrativos naturais, urbanísticos e culturais para seus visitantes. E, dentre as praias e outros atrativos da ilha, o parque Darke de Mattos destaca-se dentre uma das principais atrações. Com uma grande área verde, convidativos para a realização de um pique nique, possui também o mirante do Morro da Cruz, que permite uma bela visão da região e da baía de Guanabara.

No parque também, existe o morro do Vigário, que é o segundo maior ponto da ilha (atrás apenas do morro do Costallat) e permite uma bela visão da ilha de Paquetá, das ilhas do entorno e também das regiões que circundam a baía de Guanabara. Inclui-se a vista também para a serra dos Órgãos e do parque nacional da Tijuca. É uma trilha de curta duração, em que o seu topo é atingindo em poucos minutos, com apenas alguns poucos trechos de inclinação mais acentuada.

A trilha começa próximo à um pequena capela localizado ao sopé do morro do Vigário. Dali, basta escolher por qual lado começar a trilha. Começando pelo lado direito, a trilha terá menor inclinação inicial e chegará aos mirantes mais rapidamente - embora a diferença de tempo para conseguir esse objetivo é praticamente nula.

Pelo lado direito, começa-se a subir, em uma escadaria feita em madeira, aonde deve-se prestar atenção apenas no solo, que é um pouco instável. Em menos de 4 minutos, chega-se a um dos mirantes, de onde é possível ter uma visão mais elevada do que se tem do mirante do morro da Cruz, com uma visão da baía de Guanabara e de parte do parque. No local, ainda possui um dos pequenos túneis que eram antigas jazigas de extração do caulim (minério que é utilizado para a fabricação da cerâmica). Esses túneis são encontrados em diversos pontos do parque.

Continuando a subida, ainda na escadaria de madeira, passa-se por uma região que possui uma das vistas mais bonitas de toda a ilha. Com vista para a baía de Guanabara, morro da Cruz, o próprio parque Darke de Mattos, a ilha do Brocoió (aonde fica localizada a residência oficial de verão do governador do estado do Rio de Janeiro), a praia da Moreninha e a praia de José Bonifácio. Alguns metros depois, chega-se com o mirante, com alguns bancos em alvenaria e a replicação do visual anterior.

Retornando pelo outro caminho, após descer alguns lances de escada, ainda haverão alguns bancos. Após, começará novamente a trilha propriamente dita, a mesma não contará com a mesma estrutura de madeira da trilha anterior. Além disso, haverá uma maior inclinação da trilha, que é um pouco mais longa que o trecho anterior. Deve-se tomar cuidado, assim como no outro caminho com o solo escorregadio. Porém, a mesma  não apresenta grandes dificuldades, sendo percorrida em poucos minutos, fechando o circuito.

É possível visualizar o tracklog dessa trilha para uma melhor compreensão do roteiro: https://goo.gl/maps/Ts7dy (dica: para quem possui celular com Android, abrir o link com o Google Maps, que irá sincronizar a trilha com sua localização atual).

Observação: devido a desmoronamentos, a trilha está temporariamente desativada para visitação, enquanto são realizados os trabalhos para recuperação ambiental. Assim que houver a liberação, estaremos divulgando.

Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Visual
Trilha
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual

Para chegar até a ilha de Paquetá, é necessário pegar a barca com destino à ilha na estação Praça XV (consuktar horários de saída e chegada das barcas no site da operadora do serviço).
Ao chegar na ilha, deve-se virar à esquerda ao sair da estação. Logo após, a rua fará uma curva à direita e passará a se chamar rua Furquim Werneck. Siga esta rua até o final para chegar na praia José Bonifácil. Vire à direita e siga até o final para chegar na portaria do parque.

Para chegar até o início da trilha, após entrar no parque, vire à esquerda. Passe pelo anfiteatro e siga direto por 150 metros até chegar na capela.

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!