CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Mirante do Caeté (Parque Mun. da Prainha)

Trilha com destino a um mirante com belo visual das praias da Prainha, Macumba e Recreio dos Bandeirantes

Informações técnicas:

Sec. mun. de meio ambiente - Rio de Janeiro


Telefone(s)

+55 (21) 2976-1258 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
+55 (21) 2976-2134 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
Fácil
Em todo o percurso
Protegido do sol em grande parte do percurso
1200m
30 min
140m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Trilha bastante visitada no parque, o mirante possui uma trilha relativamente curta, que permite uma caminhada no meio de uma vegetação fechada de mata atlântica primária e secundária. A trilha possui início junto à trilha circular do parque.

A trilha circular foi feita para um passeio rápido pelo parque, aonde com início e fim dentro do próprio parque. Qualquer uma das duas entradas dará acesso à trilha do Caeté. Porém, recomenda-se pegar o início existente ao lado direito do parque, cujo trajeto é menos cansativo que o outro. Iniciando pelo caminho da direita, um pouco antes da metade, haverá uma placa sinalizando o início da trilha, em uma subida em degraus.

A trilha é relativamente fácil, aonde é possível, inclusive, subir com crianças, com uma inclinação leve durante grande parte da trilha. Em sua parte final, o aclive fica mais acentuado. Durante a subida, é possível ter uma visão parcial da região. Um pouco depois da metade de trilha, há pequenas aberturas na vegetação que permitem um belo visual da praia da Prainha e também da pedra dos Cabritos.

No seu topo, há um deck de madeira para contemplar o visual do local. À frente da estrutura de madeira, há uma pedra de onde o visual fica mais definido. De lá, é possível visualizar a região, com a estrada da Guanabara antes de chegar na prainha, além do visual da vegetação do parque. À esquerda, fica o visual da praia da Macumba, pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca, tendo ainda, a vista da formação rochosa do parque nacional da Tijuca.

Para o retorno, o praticante poderá retornar pelo outro lado da trilha circular.

Veja o mapa da trilha, via Openstreetmap (o marcador sinaliza o início da trilha do Caeté): http://osm.org/go/OVcHUA2Pw-?m=

Mapa
Trilha
Visual
Visual
Visual

Não existem linhas de ônibus até a sede do parque. O acesso se dá pelo Recreio ou por Grumari.

Acesso pelo Recreio

Na rotatória que faz o cruzamento entre a estrada do Pontal com a estrada vereador Alceu de Carvalho, na altura do canal do Rio Morto, deve-se atravessar o rio e seguir, na bifurcação seguinte pela estrada que margeia o mar, seguindo em uma subida pela costa. Após uma subida, a estrada começa a descida, já terminando na Prainha, aonde deve-se estacionar e entrar no parque, que fica logo em frente à praia. O trajeto total não passa de 1,8 quilômetro.

Acesso pelo Grumari

Após acessar a estrada do Grumari por Barra de Guaratiba, na estrada Roberto Burle Marx, deve-se cruzar toda a praia do Grumari, até a estrada subir a encosta do morro, aonde descerá na Prainha, local de parada.

Observações:

Como a praia possui acesso restrito e controlado pela prefeitura, deve-se chegar cedo para estacionar em dias de grande movimento.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!