CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Morro da Urca (Rio de Janeiro)

Um trekking fácil e que proporciona um dos visuais que tornam a cidade maravilhosa!

Informações técnicas:

Monumento Natural Mun. dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 2542-3247 » Brasil

Endereço(s)

Rua Guimarães Natal
Copacabana
22011-090

Junto à subestação da Light
(endereço temporário)

Informações gerais

» Horário de funcionamento (todos os dias):
  * Pista Claudio Coutinho: 06:00 às 18:00
  * Bondinho do Pão de Açúcar: 08:00 às 21:00

» A entrada no parque é gratuita. Taxa somente para utilizar o bondinho do Pão de Açúcar.
  * Após às 19:00, a descida pelo bondinho do Pão de Açúcar é gratuita.
Fácil
Não existente, mas possui direção definida
Protegido do sol em todo o percurso
40 min
220m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

A caminhada até o Morro da Urca é uma atividade tradicional no município que possui como gratificação o seu belíssimo visual em um dos principais pontos turísticos da cidade.

O pequeno e tradicional bairro da Urca é um refúgio de tranquilidade e beleza da cidade do Rio de Janeiro. Cercada pelo mar e pelas montanhas (Morro da Urca, Pão de Açúcar, Urubu e Babilônia), o bairro é um dos principais points para a prática de montanhismo em área urbana no mundo, com centenas de vias para a prática do esporte na região.

Também está localizado na Urca, um dos principais pontos turísticos e um marco da engenharia brasileira. O bondinho do Pão de Açúcar, com mais de 90 anos é um dos símbolos da cidade e também é uma obra de ousadia e de capacidade técnica realizada pelos engenheiros brasileiros. O trajeto do bondinho inicia-se na praia Vermelha, de onde o bonde parte até a estação do Morro da Urca, onde existe uma estação anexa que conduzirá os passageiros em um outro bondinho até o Pão de Açúcar.

A praia Vermelha também é ponto de partida para a trilha que tem como objetivo o Morro da Urca. Junto aos quartéis e outras unidades das forças armadas, a praia Vermelha e a estação do bondinho do Pão de Açúcar; a pista Cláudio Coutinho é uma área de lazer entre o Morro da Urca e o oceano que é bastante utilizada pelos moradores da região para a prática de caminhadas, corridas e também é um local para a prática de escalada em rocha. Após alguns minutos caminhando pela pista, aproximadamente na metade do percurso total da pista, existirá do lado esquerdo da pista uma abertura que marca o início da trilha. Existe atualmente uma placa indicativa do início da trilha.

A trilha é relativamente fácil, aonde em seu início teremos uma subida íngreme e um pouco cansativa, embora sofra devido ao processo de erosão provocado pelo acesso volumoso de visitantes na trilha.

Após os minutos da trilha que é íngreme, ela torna-se um pouco mais plana. Com 25 minutos de caminhada, chega-se em uma bifurcação, que ao lado direito existe um caminho para a base do Pão de Açúcar que possui diversas vias de escalada. Deve-se seguir para a esquerda, aonde a trilha continua relativamente plana com algumas pedras no chão. Após passar pela torre metálica de energia do bondinho (cuidado ao passar pelo local e não tente subir na torre), chega-se até o portão, que marca a área da estação do bondinho do Pão de Açúcar.

Seguindo por uma estrada de pedra, o caminho termina na área de desembarque dos passageiros do Bondinho do Pão de Açúcar, de onde existe uma bela visão para aproveitar e ter uma bela vista do local. De um lado, a vista da praia Vermelha, Forte do Leme, Morro do Urubu, ilha Contuduba e ilhas Cagarras. De outro, o Pão de Açúcar, Niterói e praia da Urca. E para trás, a vista do Aterro do Flamengo, Botafogo, Baía de Guanabara e, ao fundo, o Parque Nacional da Tijuca, permitindo a vista do Cristo Redentor!

Caso deseje conhecer o Pão de Açúcar, pode-se pegar o bondinho (com custo de transporte). Este roteiro pode ser executado tanto durante o dia quanto em um horário próximo ao pôr-do-sol, permitindo que se tenha uma visão indescritível da beleza da cidade ao anoitecer. O portão da trilha fecha às 17:00 e à partir das 19:00 a descida do Morro da Urca até a praia Vermelha de bondinho é gratuita.

Enfim, é um programa altamente recomendável e que pode ser realizado por pessoas de diferentes idades!

Para os mais corajosos, há a possibilidade de fazer um rapel no Morro da Urca ou uma escalaminhada até o Pão de Açúcar.

Observações:

  • A descida de bondinho do Morro da Urca até a praia Vermelha é gratuita após às 19:00, devido aos portões da trilha do Morro da Urca estarem fechados.
  • Clique no link contendo o nome do parque em Administrador nas “Informações Técnicas” no quadrante ao lado para obter informações sobre formas de contato e outras informações necessárias do Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Caminho
Pista
Praça
Morros
Pista
Pista
Caminho
Caminho
Trilha
Trilha
Micos
Trilha
Trilha
Bondinho
Bondinho
Maquinário
Panorâmica
Panorâmica
Panorâmica
Panorâmica
Panorâmica
Babilônia
Visual
Forte
Aterro
Visual
Aterro
Morro
Niterói
Bondinho
Morro
Urca
Morro

O Morro da Urca fica em plena área urbana da cidade do Rio de Janeiro. A Urca é um pequeno bairro aonde a sua principal é o Pão de Açúcar.

A região possui área de estacionamento. Porém, devido ao fluxo intenso de turistas e também das pessoas que trabalham na região, pode não ser uma tarefa simples achar uma vaga para estacionar.

Para chegar na Urca, o acesso pode ser feito pelo bairro de Botafogo (caminho de quem vem pela zona sul da cidade) ou pelo Aterro do Flamengo, caminho de quem vem da região do centro da cidade ou da zona norte.

Sua principal rua é a Avenida Pasteur, que termina na praça General Tibúrcio, aonde ficam a praia Vermelha, o IME (Instituto Militar de Engenharia), a estação do bondinho do Pão de Açúcar e outras unidades militares.

Para quem vem de ônibus, existem duas opções. Pegar as linhas de ônibus existentes no bairro:

  • 107 - Central do Brasil «» Urca
  • 302 - Leblon «» Urca (via jóquei)
  • 345 - Leblon «» Urca (via Copacabana)

Outra opção, seria pegar alguma linha de ônibus que passe pelo shopping Rio Sul. Para quem vem do sentido de Copacabana para o Aterro, descer, em frente ao Instituto Philippe Pinel (próximo ponto de ônibus após o shopping Rio Sul), seguir em frente e virar na próxima direita para acessar a av. Pasteur. Seguir andando por 1 Km até chegar na praia Vermelha.
Para quem vem vindo do Aterro do Flamengo, descer no ponto do shopping Rio Sul, atravessar para o lado do shopping, seguir em direção ao aterro do Flamengo. Após passar pelo Instituto Philippe Pinel, virar a primeira direita, e seguir as instruções passadas acima.

Para quem quer ir pela trilha, é necessário pegar a entrada da pista Claudio Coutinho, existente entre a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e a praia vermelha.


Veja o mapa (Openstreetmap):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Lilian em
Olá, Boa tarde! Meu marido e eu gostaríamos de fazer a trilha da urca neste próximo feriado, no horário das 16hs.. Há turmas na quinta ou sexta ou sábado? Qual é o preço e como fazer a reserva? Aguardamos seu retorno.Obrigada!Lilian
0 0

Fernanda em
Mto show!
pretendo fazer essa trilha no feriado do dia 20... tomara q o tempo ajude, esse foi o melhor site, com as melhores informações. vlw!!!
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa subida!
Não terá dificuldades!

Aprecie a trilha e divirta-se bastante!
0 0