CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Morro Dois Irmãos - Irmão Maior (Rio de Janeiro)

Um dos visuais mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro

Informações técnicas:

Intermediária
Não existente, mas possui direção definida
Descoberto em grande parte do percurso
1450m
1:20
533m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Trilha descoberta recentemente graças ao processo de pacificação de algumas comunidades cariocas, com a pacificação da comunidade da Rocinha e do Vidigal, a região de mata fechada que antes servia como local de acampamento para traficantes agora serve como um dos principais roteiros de ecoturismo da cidade.

A trilha possui como ponto de partida a comunidade do Vidigal. Além da trilha, o local atualmente dispõe de um ótimo ambiente sociocultural, aonde é possível compreender o estilo de vidas das pessoas que ali residem, seus anseios e suas expectativas. No local, também dispṍe-se de hostels, pousadas e também locais com opções de gastronomia para visitantes.

A trilha começa na parte alta da comunidade. O caminho pode ser feito a pé, porém, é possível subir através de transporte alternativos como vans e moto táxi. Recomenda-se subir por transporte alternativo pois evita-se o desgaste inicial de subir por quase 50 minutos as íngremes ladeiras do local. No topo, um pouco antes do início da trilha, há alguns estabelecimentos comerciais para a compra de água e lanche para o consumo durante ou após a trilha.

Atrás do campo de futebol da vila olímpica, começa a trilha. Deste ponto, já é possível ter uma visão espetacular do mar, com as ilhas Cagarras ao fundo. Começando a trilha, em um trecho de terra em ambiente de mata aberta, com alguns momentos de mata fechada, a trilha começa sem maiores dificuldades. Logo nos primeiros minutos é possível chegar em um mirante de onde é possível ter uma visão da vizinha comunidade da Rocinha, considerada a maior favela em área urbana do mundo, sendo atualmente considerado um bairro. E, do alto, é possível ter noção do seu tamanho. É possível também ter uma visão da pedra da Gávea e de parte do parque nacional da Tijuca e do bairro de São Conrado.

Continuando o caminho, chega-se em um outro mirante, aonde a visão é ampliada, e permite ver mais pontos da cidade, como o morro do Corcovado com o Cristo Redentor e parte da zona sul carioca. Em alguns trechos, o solo fica escorregadio, ao mesmo tempo que a inclinação de subida aumenta, porém, sem maiores dificuldades. Ganha-se com o esforço um dos melhores visuais de toda a cidade do Rio de Janeiro, de um ângulo digno de cartão postal.

Após descansar e contemplar o lindo visual do local, deve-se retornar pelo mesmo caminho, tomando cuidado para evitar escorregões. Para o retorno após a trilha, torna-se opcional descer por transporte ou a pé, que permitirá conhecer um pouco a comunidade e o estilo de vida das pessoas que ali vivem.

Visual
Visual
Visual
Visual

De ônibus:

O acesso para a trilha de carro é dificultada pelo falta de espaços para estacionar dentro da comunidade do Vidigal. Para quem pretende ir de carro, recomenda-se estacionar no hotel Sheraton da avenida Niemeyer e seguir dali a pé até a entrada da comunidade, em uma caminhada de 100 metros.

Outra opção é estacionar em algum dos bairros vizinhos (Leblon ou São Conrado), pegar um ônibus e descer na porta da comunidade do Vidigal.

De ônibus:

O acesso até a entrada da comunidade pode ser realizada por qualquer linha de ônibus que passe pela avenida Niemeyer, como:

  • 131 - Vidigal «» Praça XV
  • 177 - São Conrado «» Central
  • 360 - Recreio dos Bandeirantes «» Carioca
  • 382 - Piabas «» Carioca
  • 525 - General Osório «» Alvorada
  • 535 - Alvorada «» Leme, via avenida Niemeyer/Copacabana
  • 556 - Rio das Pedras «» Leblon
  • 557 - Rio das Pedras «» Copacabana
  • 2018 - Aeroporto Internacional «» Alvorada
  • 2329 - Recreio «» Castelo
  • 2333 - Recreio «» Castelo
  • 2334 - Campo Grande «» Castelo
  • 2335 - Santa Cruz «» Castelo, via Barra da Tijuca
  • 2337 - Santa Cruz «» Castelo, via Sepetiba
  • 2338 - Campo Grande «» Castelo

Veja o mapa (Google Maps):

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!