CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Pão de Açúcar [via costão] (Morros do Pão de Açúcar e da Urca)

Escalaminhada com destino a um dos pontos turísticos da cidade, o Pão de Açúcar

Informações técnicas:

Monumento Natural Mun. dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 2542-3247 » Brasil

Endereço(s)

Rua Guimarães Natal
Copacabana
22011-090

Junto à subestação da Light
(endereço temporário)

Informações gerais

» Horário de funcionamento (todos os dias):
  * Pista Claudio Coutinho: 06:00 às 18:00
  * Bondinho do Pão de Açúcar: 08:00 às 21:00

» A entrada no parque é gratuita. Taxa somente para utilizar o bondinho do Pão de Açúcar.
  * Após às 19:00, a descida pelo bondinho do Pão de Açúcar é gratuita.
Intermediária
Necessário possuir orientação
Descoberto em todo o percurso
392m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

O trekking até o Pão de Açúcar é uma aventura que permite aos seus participantes chegarem ao topo de um dos principais cartões postais da cidade.

O pequeno e tradicional bairro da Urca é um refúgio de tranquilidade e beleza da cidade do Rio de Janeiro. Cercada pelo mar e pelas montanhas (Morro da Urca, Pão de Açúcar, Urubu e Babilônia), o bairro é um dos principais points para a prática de montanhismo em área urbana no mundo, com centenas de vias para a prática do esporte na região.

Também está localizado na Urca, um dos principais pontos turísticos e um marco da engenharia brasileira. O bondinho do Pão de Açúcar, com mais de 90 anos é um dos símbolos da cidade e também é uma obra de ousadia e de capacidade técnica realizada pelos engenheiros brasileiros. O trajeto do bondinho inicia-se na praia Vermelha, de onde o bonde parte até a estação do Morro da Urca, aonde existe uma estação anexa que conduzirá os passageiros em um outro bondinho até o Pão de Açúcar.

Além do bondinho, é possível chegar até o topo deste monumento natural através de diversas vias de escaladas (a região é um dos locais do mundo que mais concentram vias de escalada) de diversos níveis ou através de uma caminhada com um pequeno momento de escalada, alvo desta narrativa. A praia Vermelha é ponto de partida para a esta trilha. Indo até o final da pista Cláudio Coutinho, temos a região na qual daremos início à aventura.
Após o fim da pista, inicia-se a trilha. A trilha passa grande parte de seu início beirando o mar, de onde podemos ter uma visão privilegiada e diferenciada do Morro do Urubu, Morro da Babilônia e do Forte do Leme.

Após, inicia-se uma subida – que será constante até o fim da trilha. Próximo ao final, teremos um lance de escalada de, aproximadamente, 15 metros, aonde deve-se utilizar equipamentos básico de escalada. Após mais alguns minutos, o topo do morro é alcançado, aonde se localiza a estação do bondinho.

Após uma merecida pausa para descanso e contemplação, é efetuada a descida pelo bondinho até a estação do Morro da Urca (que é gratuita até o Morro da Urca), de deve-se pegar a trilha com destino à pista Cláudio Coutinho. Para conhecer sobre esta trilha, clique aqui e veja o roteiro.

Um programa mais do que recomendável!

Observações:

  • A descida de bondinho do Morro da Urca até a praia Vermelha é gratuita após às 19:00, devido aos portões da trilha do Morro da Urca estarem fechados.
  • Clique no link contendo o nome do parque em Administrador nas “Informações Técnicas” no quadrante ao lado para obter informações sobre formas de contato e outras informações necessárias do Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Mapa
Caminho
Caminho
Caminho
Caminho
Caminho
Trilha
Trilha
Visual
Trilha
Visual
Visual
Panorâmica

O Pão de açúcar fica em plena área urbana da cidade do Rio de Janeiro. A Urca é um pequeno bairro aonde a sua principal é o próprio Pão de Açúcar.

A região possui área de estacionamento. Porém, devido ao fluxo intenso de turistas e também das pessoas que trabalham na região, pode não ser uma tarefa simples achar uma vaga para estacionar.

Para chegar na Urca, o acesso pode ser feito pelo bairro de Botafogo (caminho de quem vem pela zona sul da cidade) ou pelo Aterro do Flamengo, caminho de quem vem da região do centro da cidade ou da zona norte.

Sua principal rua é a Avenida Pasteur, que termina na praça General Tibúrcio, aonde ficam a praia Vermelha, o IME (Instituto Militar de Engenharia), a estação do bondinho do Pão de Açúcar e outras unidades militares.

Para quem vem de ônibus, existem duas opções. Pegar as linhas de ônibus existentes no bairro:

  • 107 - Central do Brasil «» Urca
  • 302 - Leblon «» Urca (via jóquei)
  • 345 - Leblon «» Urca (via Copacabana)

Outra opção, seria pegar alguma linha de ônibus que passe pelo shopping Rio Sul. Para quem vem do sentido de Copacabana para o Aterro, descer, em frente ao Instituto Philippe Pinel (próximo ponto de ônibus após o shopping Rio Sul), seguir em frente e virar na próxima direita para acessar a av. Pasteur. Seguir andando por 1 Km até chegar na praia Vermelha.
Para quem vem vindo do Aterro do Flamengo, descer no ponto do shopping Rio Sul, atravessar para o lado do shopping, seguir em direção ao aterro do Flamengo. Após passar pelo Instituto Philippe Pinel, virar a primeira direita, e seguir as instruções passadas acima.

Para quem quer ir pela trilha, é necessário pegar a entrada da pista Claudio Coutinho, existente entre a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e a praia vermelha.


OpenstreetMap:


Clique aqui para inserir um comentário

Total: 1 comentário(s)

Alace Silva em
Eu gostaria de saber informações sobre o Rapel
Locais, dia e horario, Preço!!!


desde já grato!
0 0