CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Pedra Bonita (Parna Tijuca)

Uma trilha curta e fácil que possui um bonito visual em seu topo.
Estas qualidades fazem da Pedra Bonita uma das trilhas mais visitadas da cidade.

Informações técnicas:

Clube São Conrado de Voo Livre - CSCVL


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 3322-4176 » Brasil
+55 (21) 7825-7656 » Brasil

Endereço(s)

Avenida Prefeito Mendes de Morais, Parte
São Conrado
Rio de Janeiro (RJ)
22610-095

Informações gerais

» Visitantes e alunos em voo duplo de instrução devem dirigir-se à sede do clube antes de subir até a rampa para efetuar o seu credenciamento.

» Para alunos de voo duplo de instrução, devem efetuar o cadastro na sede do clube, atualmente no valor de R$ 30,00.

» Para pilotos visitantes, basta apresentar a credencial do clube de voo em dia. Serão aceito os seguintes documentos:
  * Credencial em dia da ABVL.
  * Credencial em dia da ABP.
  * Credencial em dia do clube ou associação (trazer comprovante de pagamento de mensalidade).

» Para quem deseja realizar um voo duplo, deve-se:
  * Estar habilitado na classe correspondente e com a habilitação em dia.
  * Vistoriar o equipamento com a comissão técnica do clube.
  * Efetuar o seguro, preenchendo o formulário.
  * Efetuar requerimento para o voo duplo na secretaria do clube.

» Devido ao volume de visitantes, o clube poderá limitar a quantidade de visitantes a ser realizado no dia.
Fácil / Intermediária
Não existente, mas possui direção definida
Descoberto somente no final
1340m
40 min
693m
150m (da rampa, aproximadamente)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

A Pedra Bonita fica localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. Bastante conhecida por abrigar a rampa de voo de parapente e asa-delta, a pedra Bonita dispõe em seu topo um dos visuais mais bonitos da cidade. A sua trilha, que é curta e fácil de ser realizada, começa próximo ao 1º estacionamento da rampa de voo livre (que não fica no topo da pedra).

A trilha começa com a vegetação secundária cobrindo o caminho, alternando com alguns trechos formados por capinzais, sendo formado por pedras ao estilo pé de moleque em algumas partes, feitos por pessoas que viviam no local antes da formação do parque. Algumas poucas famílias ainda residem no local até os dias atuais em pequenos sitios, vivendo da plantações de flores. Há no caminho alguns mirantes e clareiras na vegetação aonde é possível ver a bela paisagem da região. Na primeira bifurcação, é possível chegar ao morro do Chapecó pela caminho da direita. Porém, deve-se seguir pela esquerda para que possa chegar ao topo da Pedra Bonita. O caminho é bem demarcado.

A trilha segue em uma subida constante, mas não muito acentuada até sua parte final. Ao final da trilha, há uma pequena escadaria, que ao seu final, encontra-se um dos visuais mais bonitos da cidade.

Com o topo formado por uma imensa laje de pedra, aonde o primeiro grande impacto é uma visão completa da grandiosidade da Pedra da Gávea com vista para a “Cabeça do Imperador”(formação geológica da pedra que faz com que sua forma assemelhe-se à um rosto).

Além disso, há uma visão para grande parte da região da Barra da Tijuca, Recreio e baixada de Jacarepaguá, como também para parte do Parque Nacional da Tijuca, do Leblon, da Lagoa, de São Conrado e outras partes da zona sul da cidade. A vista também privilegia um visual do morro Dois Irmãos, como também a rampa de voo livre de onde a trilha iniciou-se, estando há mais de 150 metros abaixo.

Não há uma proteção solar no topo. Portanto, em dias de grande incidência de sol é recomendável a utilização de um protetor solar.

Observações:

  • Clique no link contendo o nome do parque em Administrador nas “Informações Técnicas” no quadrante ao lado para obter informações sobre formas de contato e outras informações necessárias do parque.

Pedra
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Topo
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
PNT
PNT
Visual
Visual
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Visual
Topo
Topo

O acesso para a Pedra Bonita é possível tanto pelo bairro de São Conrado (caminho mais utilizado) quanto pela Barra da Tijuca, Tijuca e Vista Chinesa. Há outras opções de trajetos disponíveis, porém, são variações destes 4 caminhos. Como a trilha começa próximo ao estacionamento da rampa de voo livre, as instruções serão para chegar até o estacionamento.

Acesso por São Conrado:

O acesso por São Conrado é realizado através da Auto Estrada Lagoa-Barra, no sentido Barra da Tijuca. Logo após passar pelo Golf Club, entre na saída à direita (estrada do Joá) e acesse a estrada das Canoas entrando na rua à sua direita existente na rotatória que existirá logo em seguida que entrar na estrada do Joá.
Siga esta estrada por, aproximadamente, 4 quilômetros e, logo após uma curva, haverá o acesso para a estrada que dá acesso à rampa do lado esquerdo da pista. É necessário jogar o carro em um pequeno largo existente para conseguir cruzar a pista. Logo após, haverá uma guarita aonde é feito o controle de acesso.

Acesso pela Barra da Tijuca:

Pelo Itanhangá, acesse a Estrada de Furnas como em sentido à Tijuca. Entre na Rua Boa Vista, indo em direção ao Alto da Boa Vista. Siga por, aproximadamente, 750 metros e haverá um pequeno Largo do lado direito da pista que dará acesso à Estrada da Gávea Pequena. Entre e siga por esta estrada por 1,1 Km e mantenha-se à esquerda na bifurcação, pegando a Estrada da Pedra Bonita. Siga por esta estrada por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.

Acesso pela Tijuca:

Siga pelo Alto da Boa Vista, e desça. Após a praça Afonso Viseu (que dá acesso à sede do Parque Nacional da Tijuca), siga por 1,4 Km e verá um pequeno largo do lado esquerdo da pista que dará acesso à Estrada da Gávea Pequena. Entre e siga por esta estrada por 1,1 Km e mantenha-se à esquerda na bifurcação, pegando a Estrada da Pedra Bonita. Siga por esta estrada por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.

Acesso pela Vista Chinesa:

Após descer a estrada da Vista Chinesa, vire à esquerda na Estrada da Gávea Pequena. Siga por, aproximadamente, 900 metros e torne a virar novamente à esquerda para acessar a Estrada da Pedra Bonita. Siga por mais 900 metros e haverá no lado direito da pista a portaria com acesso à estrada que dará na rampa.


Após seguir pela estrada que dá acesso à rampa por mais 600 metros, chegará ao primeiro estacionamento da rampa, aonde deve-se estacionar. O segundo estacionamento é exclusivo para pilotos e funcionários do parque.


Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 3 comentário(s)

Katua em
Bom dia....gstaria de cmecarr a pratica de esportes radicais.e gostaria de saber se tem curso de Rapel.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde!

Bela iniciativa em começar a prática de esportes de aventura.
E o curso de rapel é um belo começo.
Uma turma começou na semana passada, no dia 14/03. A previsão para a próxima turma será para meados de maio ou junho.
Você pode estar consultando a página do curso para maiores informações:
http://www.cstur.com.br/qualificacao/curso-de-formacao-especial-em-rapel-oeste-radical

Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

Katua em
Bom dia....gstaria de cmecarr a pratica de esportes radicais.e gostaria de saber se tem curso de Rapel.
0 0

Mariana Monteiro em
:D
muito bom !
0 0