CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Pedra da Tartaruga (Parque Nat. Mun. de Teresópolis)

Trilha com destino até um dos pontos mais visitados de todo o parque

Informações técnicas:

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis


E-mail(s) / Site(s)

parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br

Telefone(s)

+55 (21) 2741-2234 » Brasil

Informações gerais

* A entrada é gratuita.

* Funcionamento
  ** Núcleo da Pedra da Tartaruga: das 08:00 às 17:00
  ** Núcleo Santa Rita: das 09:00 às 16:00
Fácil
Em todo o percurso
Protegido do sol somente no início do percurso
20 min
1160m

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Um dos principais pontos do parque natural municipal Montanhas de Teresópolis, a pedra da Tartaruga é frequentada principalmente por frequentadores interessados em realizar rapel e escalada em sua formação rochosa. Porém, o local é também um bom ponto para reuniões de lazer ou para levar crianças, devido à facilidade de chegar ao local.

A trilha, de apenas 650 metros, possui início na portaria do parque. Dali, após passar pelo banheiro a trilha começa em uma subida leve e constante. Em menos de 15 minutos de caminhada, chega-se em uma bifurcação. Seguindo para a esquerda, chega-se ao caminho do morro do Camelo. Para a direita, segue-se para a pedra da Tartaruga, já visível a partir desse ponto. Em mais 5 minutos de caminhada, chega-se na pedra.

Dali, é possível visualizar toda a cadeia montanhosa que forma parte do parque e outras elevações, como a serra dos Órgãos, a região dos Três Picos (ponto culminante de toda a serra do Mar), e o morro da Mulher de Pedra. Há um grande espaço para a realização de pique niques. Além disso, é possível chegar ao topo da pedra, a 1.160 metros de altitude, por um caminho lateral. O retorno é feito pelo mesmo caminho da ida.

Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual
Visual

O acesso até a portaria do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é feito por pequenas ruas, mas que possuem durante o caminho placas que vão orientando sobre a direção correta.
A portaria do parque fica localizado na rua Vicente de Carvalho, localizado no bairro da Granja Florestal.

Acesso a partir da BR 495:

A BR 495, também conhecida como estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, é responsável por ligar o município de Petrópolis até o município de Teresópolis. Vindo de Teresópolis, deve-se acessar a rua Cruz e Souza, existente no lado direito da pista logo após o Golf Club. Haverá uma placa na entrada da rua sinalizando o caminho para o parque. Para quem vem de Petrópolis, deverá ficar atento para a sinalizalização para que possa entrar na mesma rua.

O caminho persiste com pequenas placas sinalizando, na qual após acessar a rua Cruz e Souza, atravessa-se uma pequena ponte e deve-se pegar a estrada José Gomes da Costa Júnior por 2,2 Km. Logo após, deve-se acessar a estrada Clube do Lago e seguir por ela por 400 metros. Haverá uma bifurcação, na qual deve-se seguir pela esquerda, continuando pela estrada Clube do Lago em um trecho de subida. Na próxima bifurcação, 650 metros depois, pegue o caminho mais à esquerda para continuar na estrada Clube do Lago por mais 270 metros, aonde deverá pegar o caminho da direita para ter acesso à rua Vicente de Carvalho. Siga por mais 600 metros e verá em uma curva uma pequena área para estacionamento na curva pelo lado direito, assim como ao lado esquerdo haverá a portaria do parque.


Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!