CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Travessia Morro de Guaratiba x Grumari [via pedra do Telégrafo] (Parque Est. da Pedra Branca)

Trilha que atravessa toda a serra de Guaratiba

Informações técnicas:

Jacarepaguá
22723-490

Núcleo Pau da Fome
Rua do Governo, (ao final)
Realengo
21770-100

Núcleo Piraquara
Estrada de Camorim, 2118
Camorim
22780-070

Núcleo Camorim

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

» Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08:00 às 17:00.

» Não é permitido o camping dentro do parque.
Intermediária
Somente em pontos chaves
Protegido do sol em grande parte do percurso
4,92km
3:20 (trilha)
345m (ponto mais alto)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

O objetivo desta travessiva é caminhar pela trilha superior da serra Geral de Guaratiba com destino à estrada do Grumari, na região conhecida como Garganta do Grumari. Por possuir uma longa extensão (quase 5 quilômetros), a preparação para a atividade deve ser tão importante quanto a realização dela. O trecho tem sido recuperado para a implantação da trilha Transcarioca, com a inserção de placas indicativas e a manutenção da trilha.

Iniciando em Barra de Guaratiba, a trilha possui começa protegido pelo sol pela densa vegetação, porém, com uma subida inicial um pouco íngreme, mas bem definida. Após pouco mais de 467 metros percorridos, chega-se em uma bifurcação, aonde para a esquerda, será a continuação para chegar até o Grumari ou nas praias selvagens de Guaratiba. E, para a direita, deve ser o caminho da primeira parada, a pedra do Telégrafo.

Para quem não deseja visitar este trecho, poderá omití-lo sem prejuízo aos demais trechos, apenas seguindo na bifurcação para o lado esquerdo continuando a leitura da seção “Continuando na primeira bifurcação seguindo rumo ao Grumari”.

Trecho pedra do Telégrafo

A pedra, que tem sido um dos locais favoritos para os praticantes de caminhada ecológica, possui um dos visuais mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro. O nome da pedra (Telégrafo) provavelmente faz referência ao posto de observação que as forças armadas mantinham no local durante a segunda guerra mundial, cuja função era verificar a presença de embarcações e submarinos inimigos na região. Após virar na bifurcação e seguir para a direita por mais 436 metros, chega-se em um trecho com uma subida um pouco menos acentuada, chega-se em uma nova bifurcação. deve-se pegar a subida à esquerda, beirando a encosta do morro.

Subindo, a densidade da vegetação fica cada vez menor e a trilha, que antes da primeira bifurcação era bem larga, agora é um mais estreita, porém, ainda bem definida. Após um pouco mais de 300 metros, haverá uma pedra de uns 3 metros de altura um pouco escondida dentro da vegetação à esquerda. Desta pedra, é possível apreciar a vista da restinga da Marambaia, dos mangues de Guaratiba e da região de Sepetiba, em um dos primeiros visuais incríveis do roteiro. Em dias de pouco nevoeiro, ainda é possível visualizar a Ilha Grande ao fundo.

Voltando pelo caminho principal e continuando a subida, após mais 200 metros chega-se ao segundo mirante, aonde existe uma pedra de uns 2 metros de altura que serve como mirante. A subida por essa pedra deve ser realizada através do apoio de pedras menores. Do seu alto, a 326 metros de altitude, é possível, de um lado, continuar tendo uma visão da restinga de Marambaia e de outro das praias selvagens e de parte da orla do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, com a pedra da Gávea ao fundo. Além disso, o local possui uma visão completa da serra de Guaratiba.

Logo em frente, a uns 50 metros de distância, está a pedra que forma o topo do morro de Guaratiba. É possível chegar até a sua base, porém a subida ao topo, que possui uma bandeira brasileiras hasteada, somente é possível uitlizando técnicas de escalada. Voltando ao segundo mirante, ao seu lado direito há uma trilha descendo, que após uns 40 metros de caminhada chegará até uma outra pedra que permite o visual além das praias selvagens, também da pedra da Tartaruga. Esta pedra tem sido bastante visitada em virtude de um efeito fotográfico que pode ser obtido, aonde que, com um correto posicionamento do fotógrafo, é possivel criar a impressão de quem está em cima da pedra está beirando um abismo, com as praias selvagens ao fundo, enquanto na verdade não está nem a 2 metros de altura do solo.

Após a visita a pedra, deve-se volar pela trilha até a primeira bifurcação, logo no início da caminhada e seguir em direção ao Grumari.

Continuando na primeira bifurcação seguindo rumo ao Grumari

Seguindo pela trilha após a bifurcação, irá alagar-se consideravelmente. Após 483 metros, a trilha terá outra bifurcação aonde a trilha descendo à esquerda, o caminho da Bica, terá como destino o retorno para Barra de Guaratiba. Deve-se seguir pela direita, subindo.

Continuando pelo caminho, a trilha irá passar por uma casa abandonada e após mais 343 metros após a intersecção com o caminho da Bica, chegará em outra bifurcação, em uma região com algumas jaqueiras. Nesta bifurcação, o caminho à direita, descendo, irá para as praias selvagens, mais especificamente as praias do Meio e a praia Funda. Seguindo direto, continua-se o caminho rumo ao Grumari em uma trilha bem mais estreita (que seguirá assim até o final da trilha). A partir desse ponto, a sinalização é um pouco mais precária do que nos trechos anteriores, porém, o caminho é bem definido.

Após 500 metros da última bifurcação, em um ponto aonde a trilha encontra-se descendo, chega-se em outra bifurcação, aonde a trilha à direita (em um ângulo de 300º) se une à trilha anterior que vai para as praias selvagens. Continuando reto, a trilha volta a subir levemente para depois descer. Logo depois, haverá outra bifurcação. Dessa vez, deve-se seguir pelo caminho da direita, em uma leve descida. Após mais 100 metros, chega-se em uma trifurcação. Neste ponto, a trilha à direita termina no costão da praia Funda com a praia do Inferno. A reta deve ser ignorada. A trilha que deve ser seguida é à esquerda, em uma descida que irá terminar na estrada do Grumari (há uma pequena sinalização pintada na árvore nesse trecho).

A trilha segue em uma descida contínua, mas sem dificuldades, até chegar na estrada do Grumari. Durante o trajeto, para o Grumari, a trilha não possui mirantes e a caminhada é realizada com a cobertura protegida do sol. A saída da trilha será em um trecho da estrda que fica a 500 metros após o mirante do Grumari e 1 quilômetro antes de chegar na praia.

É possível visualizar o tracklog dessa trilha para uma melhor compreensão do roteiro: https://goo.gl/maps/4I3Hc (dica: para quem possui celular com Android, abrir o link com o Google Maps, que irá sincronizar a trilha com sua localização atual).

Para quem possuir disposição, poderá emendar esta trilha com a travessia que liga Grumari até Piabas ou a travessia que liga Grumari até Itapuca.

Informações complementares: INEA RJ
Trilhas / Parque Estadual da Pedra Branca
Mapa

De ônibus:

Apenas duas linhas de ônibus chegam até Barra de Guaratiba. A primeira opção, seria pegar o ônibus da linha 867, que faz o trajeto de Campo Grande até Barra de Guaratiba, passando pela Ilha de Guaratiba. O trajeto desta linha dura, em média, 1:10. Peça para descer antes da praia, um pouco antes da rua do corpo de Bombeiros.

Outra opção, é pegar a linha 874, que faz o trajeto de Barra de Guaratiba até a estação do BRT Transoeste Ilha de Guaratiba, em um trajeto de até 30 minutos. Esta opção é mais indicada para pessoas que partem de outras regiões da cidade que não sejam da zona oeste ou que residam próximo à área por onde passa o BRT. Com isto, pode-se pegar o BRT Transoeste em algumas das estações que compreendem à linha (da Barra da Tijuca até Santa Cruz) e descer na estação Ilha de Guaratiba.
Na saída da estação, é possível pegar o ônibus da linha 874 e também o 867, citado anteriormente. Peça para descer antes da praia, um pouco antes da rua do corpo de Bombeiros. Acesse a rua Almirante Carlos Tinoco em uma subida acentuada à esquerda.

De carro:

Para chegar até Barra de Guaratiba, o acesso deve ser feito pela estrada Roberto Burle Marx, na qual deve ser seguida até o seu final. Após passar pelcampo de instruções de Marambaia (uma área de treinamento das forças armadas), siga adiante em direção à praia de Barra de Guaratiba. A rua Almirante Carlos Tinoco encontra-se à esquerda em uma grande subida antes de chegar no corpo de bombeiros e na descida final que dará na praia. Porém, não é garantido encontrar vaga para estacionar na parte de cima. Portanto, recomenda-se estacionar na praia de Barra de Guaratiba.
É permitido estacionar na praia (cuidado com a sinalização de locais permitidos para estacionamento) e também há estacionamentos privativos no local.

O acesso para a estrada Roberto Burle Marx pode ser feito por diversos caminhos.

Por Grumari: ao final da praia do Grumari, pegue a estrada que liga a praia à barra de Guaratiba. Esta estrada fica no sentido oposto à estrada que vai para a Prainha. Atravesse a serra e, ao seu final, já estará na estrada Roberto Burle Marx. Vire à esquerda para chegar na em Barra de Guaratiba.

Pela avenida das Américas (via Transoeste) - sentido Santa Cruz: este roteiro é ideal para quem vem da zona sul da cidade ou pela região da Barra da Tijuca ou Recreio. Siga pela avenida das Américas, sentido Recreio dos Bandeirantes e logo após atravessar o túnel vice-presidente José de Alencar, pegue a primeira saída à direita. Logo depois, siga pela direita, passando por debaixo da estação do BRT Ilha de Guaratiba. No largo, vire à direita e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Pela Transoeste - sentido Barra da Tijuca: este roteiro é ideal para quem passa pela regiões de Santa Cruz e/ou Campo Grande. Siga pela Transoeste. Antes de chegar na estação BRT Ilha de Guaratiba, que fica depois da estação BRT CETEx, pegue a saída à direita e, após passar por uma cabine da PM, vire à direita para acessar a estrada Roberto Burle Marx. Siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Pela Ilha de Guaratiba: este roteiro é uma opção para quem não pretende pegar a Transoeste. Em Guaratiba, próximo à estrada do Mato Alto, acesse, a estrada da Matriz, ao invés do acesso à Transoeste. Siga por esta estrada até ela passar a chamar-se estrada da Ilha. Continue seguindo sempre reto e, após passar por debaixo da Transoeste, na altura da estação BRT Ilha de Guaratiba, vire à direita no largo e faça o retorno que existirá logo em seguida pelo lado esquerdo da pista. Após fazer o retorno, vire na primeira direita (estrada Roberto Burle Marx) e siga adiante até chegar em Barra de Guaratiba.

Observação:

Recomenda-se estacionar no na praia de Barra de Guaratiba (com vagas públicas) ou nos estacionamentos privativos existentes na proximidade.

Ao chegar em Barra de Guaratiba

O caminho incia-se na rua Almirante Carlos Tinoco. Esta rua, é a última rua que fica à esquerda da estrada Roberto Burle Marx antes que ele faça a descida em direção à praia de Barra de Guaratiba. Ela inicia com uma forte subida, que deve ser continuada entrando, em frente ao número 385, na segunda entrada à direita, a rua Chico Buarque. Seguir por esta rua por 450 metros em uma subida constante, aonde no trecho final ficará mais acentuada. Ao chegar no final da rua (no trecho com cimento), o início da trilha estará logo à direita, começando em uma estrada de terra.
Observação: a rua Almirante Carlos Tinoco também pode ser acessada pelo largo que fica em frente à antiga entrada de Marambaia.

Veja o mapa (Google Maps):

Clique aqui para inserir um comentário