CS Ecoturismo

» Trekking » RJ

Travessia Piabas x Grumari (Parque est. da Pedra Branca)

Caminho tradicional que une os bairros de Piabas e Grumari, em um trajeto existente desde o início do século XX

Informações técnicas:

INEA RJ - Parque Estadual da Pedra Branca


E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 2332-6608 » Brasil
Núcleo Pau da Fome
+55 (21) 21233-3525 » Brasil
Núcleo Piraquara
+55 (21) 2333-5251 » Brasil
Núcleo Piraquara
+55 (21) 3417-3642 » Brasil
Núcleo Camorim

Endereço(s)

Estrada do Pau-da-Fome, 4003
Jacarepaguá
Rio de Janeiro (RJ)
22723-490

Núcleo Pau da Fome
Rua do Governo, (ao final)
Realengo
Rio de Janeiro (RJ)
21770-100

Núcleo Piraquara
Estrada de Camorim, 2118
Camorim
Rio de Janeiro (RJ)
22780-070

Núcleo Camorim

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

» Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08:00 às 17:00.

» Não é permitido o camping dentro do parque.
Fácil / Intermediária
Precária
Protegido do sol em todo o percurso
1890m (trilha)
1:10
184m (máxima)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

Caminho utilizado desde o início do século XX para o escoamento de café e cana que existiam na região, a trilha liga o pacato bairro de Piabas até o bairro do Grumari, atravessando a serra do Grumari. Com ponto de saída no bairro de Piabas, uma pacata localidade que possui uma atmosfera agradável aonde se tem a impressão de ter parado no tempo em uma cidade do interior.

A trilha começa ao final das casas da estrada velha do Grumari, em Piabas, aonde a larga estrada dá lugar para um caminho mais curto, feito com blocos de pedras de cimento que, depois, vira uma estrada de paralelepípedos. A estrada possui uma subida constante e acentuada, em um trecho de mais de 300 metros, até o início da trilha. Existirão muitas bananeiras durante todo o trajeto, que são cultivadas pelos moradores locais como forma de subsistência.

Nos primeiros minutos de trilha, já com a trilha em terra batida, haverá uma bifurcação, na qual haverá um caminho reto e um outro caminho à direita subindo. Deve-se pegar o caminho da direita (há uma placa sinalizando). A trilha segue em uma subida constante, porém, não muito íngreme. Em alguns trechos, existem aberturas na vegetação na qual é possível visualizar a região do Recreio dos Bandeirantes.

Minutos após, haverá uma entrada à direita com um portão de uma casa à esquerda. Menos de 30 metros após esse trecho, haverá uma trifurcação. O caminho da esquerda, segue em direção às plantações de bananas do moradores da região. O caminho da direita, que possui até uma logo da trilha Transcarioca em uma pedra, seguirá em uma trilha pelo alto da serra. O caminho que deve-se seguir é o do centro.

Como relatado anteriormente, haverão muitos trechos que são utilizados pelos moradores da região para o cultivo das bananas. Deve-se tomar cuidado no intuito de não confundir esses caminhos com a trilha. Aproximadamente, 10 minutos após a trifurcação, chega-se no rio Piabas. Ao passar pelas águas do rio (que não possui um grande volume de água), haverá uma trilha ao lado esquerdo, do curso d'água. Seguindo por esse caminho, haverá alguns metros após uma bifurcação. O caminho da direita, haverá uma trilha que termina na comunidade de Itapuca, em Barra de Guaratiba. Deve-se continuar pelo caminho mais largo.

Alguns minutos depois, haverá ao lado direito um portão de ferro. Seguindo por esse portão, chega-se também em Itapuca (esse trecho irá encontrar-se com a trilha da bifurcação anterior. A partir desse momento, se está no ponto de sela da trilha (local de passagem ideal entre uma cadeia montanhosa) e também é o ponto mais alto da travessia, a 183 metros de altitude, após mais de 1 quilômetro percorrido após a trilha.

A partir deste ponto, o caminho será somente de descida até a praia, em um trecho de quase 1 quilômetro em zigue zague em um caminho largo que alterna trecho de pedra, com trechos com cimento. Em alguns momentos, é possível ver a praia do Grumari entre a vegetação e ouvir o barulho do mar.

Em sua parte final, a trilha volta a ficar mais estreito por alguns instantes para terminar na bifurcação entre duas ruas. Daí, deve-se seguir resto até o final dessa rua por 300 metros, mantendo-se sempre no caminho do meio. Ao final, a rua faz o encontro com a estrada do Grumari, que estará na transversal. Basta seguir por essa rua por mais 750 metros e entrar à primeira à esquerda, seguindo até o final para chegar até a praia.

É possível visualizar o tracklog dessa trilha para uma melhor compreensão do roteiro: https://goo.gl/maps/tWFsw (dica: para quem possui celular com Android, abrir o link com o Google Maps, que irá sincronizar a trilha com sua localização atual).

Para quem ainda possui disposição, é possível emendar esta trilha com a travessoa qie liga Grumari até Barra de Guaratiba, via pedra do Telégrafo.

Informações complementares: INEA RJ
Trilhas / Parque estadual da Pedra Branca

Mapa
Mapa
Caminho
Caminho
Caminho
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Grumari
Grumari
Grumari
Grumari
Grumari

Acesso pelo Recreio

Na rotatória que faz o cruzamento entre a estrada do Pontal com a estrada vereador Alceu de Carvalho, na altura do canal do Rio Morto, deve-se atravessar o rio e seguir pela estrada do Pontal. Após atravessar o rio, seguir pela direita (o caminho da esquerda sobe rumo à Prainha). Seguir por mais 3,9 quilômetros até chegar em um largo, em uma curva aonde a estrada do Pontal encontra-se com a estrada velha do Grumari. Dali, acessar a estrada velha do Grumari que estará à esquerda e seguir por mais 350 metros, aonde a estrada fica mais estreita é há uma pequena área para estacionamento.

Acesso pelo Transoeste

Vindo da zona oeste, após o túnel, acessar o primeiro retorno (próximo à Amoedo). Ao retornar, entrar na saída que fica a 450 metros antes do túnel para acessar a estrada do Pontal. Depois, virar à esquerda, passando por debaixo da Transoeste e seguindo em direção à Piabas. Seguir por 1,2 quilômetro até um largo na qual a estrada fará uma curva à esquerda com o acesso da estrada velha do Grumari à direita. Acessar a estrada e seguir por mais 350 metros, aonde a estrada fica mais estreita é há uma pequena área para estacionamento.

De ônibus

Solicitar para descer no largo do cruzamento da estrada do Pontal com a estrada velha de Guaratiba

  • 382 - Central do Brasil «» Piabas (ponto final no largo da estrada do Pontal com a estrada velha de Guaratiba)
  • 818 - Joatinga «» Recreio dos Bandeirantes (circular)

Veja o mapa (Google Maps):


Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!