CS Ecoturismo

» Trekking » SP

Parque Rupestre Água Limpa [Fazenda da “Nona” Zina Fraccaroli] (Itapeva)

Uma atividade que mistura mistura beleza, lazer e história em um único passeio!

Informações técnicas:

Intermediária
6km
30m (cachoeira do Sol)

Relate sua experiência:

0 pessoa(s) já foi/foram!

O tempo na região:

A Fazenda da “Nona” Zina Fraccaroli, é uma propriedade produtora de grãos e gado. Localizada a, aproximadamente, 14 quilômetros de distância da região central da cidade de Itapeva e com 90 dos seus 330 alqueires de área de mata nativa com rica biodiversidade. Entre os atrativos existentes nos paredões rochosos que margeiam o rio Taquari-Guaçú que, incluindo todo o conjunto de cânions que a cada região possui um nome distinto (que nesta região chama-se Itanguá), ajudam a formar o oitavo maior cânion do mundo em extensão, com 250 quilômetros de extensão. Este é o parque rupestre Água Limpa!

Na região da fazenda, é possível aproveitar as belezas da região do cânion, junto com uma cachoeira e alguns açudes. Outro diferencial é um antigo abrigo indígena com inscrições rupestres que remetem aos povos Kaingangs, um dos povos indígenas mais populosos do país. Segundo estudos, estes povos ocuparam a região em um período de mais de 2000 anos.

O caminho passa por mirantes onde é possível observar o cânion do Itanguá e rochas da região que um dia foi um ambiente marinho em um período de mais de 250 milhões de anos atrás. No local é possível observar a típica vegetação rupestre.

Segue-se em trilha moderada até o riacho e caminha-se por dentro d’água por, aproximadamente, 30 minutos até chegar na cachoeira do Sol e efetuar uma parada para banho e apreciar a beleza desta cachoeira que possui quase 30 metros de altura. De lá, segue-se até o abrigo Itapeva para observar as intrigantes inscrições rupestres. Na volta sobe-se por uma trilha íngreme que levará de volta, em um percurso total de até 6 quilômetros.

Cachoeira do Sol
Caminho
Mirante
Mirante

Nenhum roteiro inserido!

Veja também outras informações relacionadas à esta atividade!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!