CS Ecoturismo

Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

Órgão oficial responsável pelo Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca


O tempo na região:

Atrativos desta UC

Morro da Urca (Rio de Janeiro) [Rapel]
Em plena estação do bondinho do Pão de Açúcar, um dos maiores cartões postais do país, é realizado um rapel com vista única e incrível de todas as belezas da cidade

Morro da Urca (Rio de Janeiro) [Trekking]
Um trekking fácil e que proporciona um dos visuais que tornam a cidade maravilhosa!

 

Pão de Açúcar [via costão] (Morros do Pão de Açúcar e da Urca) [Trekking]
Escalaminhada com destino a um dos pontos turísticos da cidade, o Pão de Açúcar

Monumento Natural Mun. dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

E-mail(s) / Site(s)

Telefone(s)

+55 (21) 2542-3247 » Brasil

Endereço(s)

Rua Guimarães Natal
Copacabana
22011-090

Junto à subestação da Light
(endereço temporário)

Informações gerais

» Horário de funcionamento (todos os dias):
  * Pista Claudio Coutinho: 06:00 às 18:00
  * Bondinho do Pão de Açúcar: 08:00 às 21:00

» A entrada no parque é gratuita. Taxa somente para utilizar o bondinho do Pão de Açúcar.
  * Após às 19:00, a descida pelo bondinho do Pão de Açúcar é gratuita.

História e características

Criado em 2006 pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro visando a proteção de uma das principais atrações turísticas do mundo, o monumento natural municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca abrange toda a área dos dois morros.

Atrativos

Além do tradicional passeio de bondinho que vai ao topo do Pão de Açúcar, é possível também realizar caminhada e corrida na pista Claudio Coutinho; caminhada por trilha até o morro da Urca; escalaminhada até o Pão de Açúcar além da prática de rapel no morro da Urca e escalada esportiva em praticamente toda a região. A região é considerada o local com maior número de vias de escalada em área urbana do mundo, com centenas de vias existentes nos dois morros, com diferentes níveis de dificuldade.


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

O Morro da Urca e do Pão de Açúcar fica em plena área urbana da cidade do Rio de Janeiro. A Urca é um pequeno bairro aonde a sua principal é o Pão de Açúcar.

A região possui área de estacionamento. Porém, devido ao fluxo intenso de turistas e também das pessoas que trabalham na região, pode não ser uma tarefa simples achar uma vaga para estacionar.

Para chegar na Urca, o acesso pode ser feito pelo bairro de Botafogo (caminho de quem vem pela zona sul da cidade) ou pelo Aterro do Flamengo, caminho de quem vem da região do centro da cidade ou da zona norte.

Sua principal rua é a Avenida Pasteur, que termina na praça General Tibúrcio, aonde ficam a praia Vermelha, o IME (Instituto Militar de Engenharia), a estação do bondinho do Pão de Açúcar e outras unidades militares.

Para quem desejar ir pela trilha ou acessar a pista Claudio Coutinho, é necessário pegar a entrada da pista Claudio Coutinho, existente entre a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e a praia Vermelha.

Para quem vem de ônibus, existem duas opções. Pegar as linhas de ônibus existentes no bairro:

  • 107 - Central do Brasil «» Urca
  • 302 - Leblon «» Urca (via jóquei)
  • 345 - Leblon «» Urca (via Copacabana)

Outra opção, é pegar alguma linha de ônibus que passe pelo shopping Rio Sul. Para quem vem do sentido de Copacabana para o Aterro, descer, em frente ao Instituto Philippe Pinel (próximo ponto de ônibus após o shopping Rio Sul), seguir em frente e virar na próxima direita para acessar a av. Pasteur. Seguir andando por 1 Km até chegar na praia Vermelha.
Para quem vem vindo do Aterro do Flamengo, descer no ponto do shopping Rio Sul, atravessar para o lado do shopping, seguir em direção ao aterro do Flamengo. Após passar pelo Instituto Philippe Pinel, virar a primeira direita, e seguir as instruções passadas acima.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja outras informações relacionadas!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 1 comentário(s)

Benedicto Rosa em
Bom dia!
Tenho 64 anos, minha esposa é estudante da UFRJ e professora municipal, meu neto estudante da rede estadual . Pagamos meia entrada ao bondinho? Qual valor do ingresso no mesmo? Não consigo visualizar valores. Obrigado.
0 0

Cs Ecoturismo em
Bom dia Benedicto!
Em relação à política da meia entrada, ela é aplicada ao bondinho. Basta apresentar os carteira escolar (com data de validade).
Sua esposa também é abrangida pelo desconto de meia entrada para maiores de 60 anos. No caso dela, ela escolhe entre apresentar o comprovante escolar ou a carteira de identidade para obter o benefício.
O valor atual para o preço do bondinho é de R$ 62,00 inteira (R$ 31,00 meia entrada). Os valores podem ser consultados em: http://www.bondinho.com.br
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
0 0

 
0 0
Facebook Twitter