CS Ecoturismo

Parque Estadual da Serra da Tiririca

Parque criado por iniciativa popular e que abrange alguns dos mais belos mirantes do estado do RJ

Atrativos desta UC

Enseada do Bananal (Parque est. da Serra da Tiririca) [Rapel]
Duas opções de rapel próximo à praia de Itacoatiara

Costão de Itacoatiara [Morro do Tucum] (Parque est. da Serra da Tiririca) [Trekking]
De frente para a praia, uma aventura que possui como prêmio belos visuais

Enseada do Bananal (Parque est. da Serra da Tiririca) [Trekking]
Blocos de pedras que permitem uma visão diferenciada das formações rochosas dos principais atrativos do parque

Pedra do Elefante [Alto Mourão] (Parque est. da Serra da Tiririca) [Trekking]
A Pedra do Elefante, também conhecida como Alto Mourão, é o ponto mais alto da Serra da Tiririca e dona do visual mais bonito da região.

INEA RJ - Parque Estadual da Serra da Tiririca

Niterói (RJ)
24936-070

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

» O camping no local não é permitido.

» Horário de funcionamento de terça-feira à domingo:
  * das 08:00 às 17:00, para visitação em trilhas.
  * das 09:00 às 17:00 no setor administrativo.

História e características

Localizado entre os municípios de Niterói e Maricá, o parque foi criado no dia 29 de novembro de 1991. Com 3.493 hectares de área, formada depois de ampliações realizadas em 2008 e 2012. Sua área total conta com a serra da Tiririca, uma região marítima que avança por 1.700 metros sobre o mar e três regiões anexas (Morro das Andorinhas, Núcleo Restinga e Duna de Itaipu).

Distingue-se de outras áreas de conservação no país por ter sido criado por vontade e iniciativa popular. Sua sede administrativa fica localizada em Maricá e existe um centro de visitantes em Itacoatiara, em Niterói.

Atrativos

Seus principais atrativos são o pedra do Elefante (também conhecido como Alto Mourão e ponto mais alto do parque) e também o costão de Itacoatiara. Ambos proporcionam vistas espetaculares da região. Também existem outros pontos do parque, como o morro das Andorinhas que permitem ótimos visuais.

Existem alguns pontos no parque proprícios à prática de rapel e escalada.

Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

O caminho das trilhas variam para cada roteiro. Portanto, deve-se pesquisar por cada roteiro para verificar como chegar ao local.

Sede administrativa

Vindo de Niterói

Pela RJ 102, com acesso por Itacoatiara, ao descer a serra para chegar em Itapuaçu, pegar a primeira saída à esquerda, entrando na rua Domingues Mônica Barbosa. Seguir até ao final desta rua, em um cruzamento com a rua 2. A sede do parque estará à direita.

Vindo de Maricá

Pela RJ 102, seguir sentido a Itapuaçu, no bairro Recando. Ao margear o canal, entrar na segunda rua à direita (rua 2) subí-la e a sede do parque estará na última no cruzamento com a última rua à esquerda (rua Domingues Mônica Barbosa).

De ônibus

Vindo de Itacoatiara, pela RJ 102, assim que o ônibus descer a serra, solicitar para o ônibus parar na primeira rua à esquerda (rua Domingues Mônica Barbosa). Seguir andando por esta rua por 500 metros até o início de uma curva acentuada. A sede estará à esquerda.

Além da linha saindo do Rio de Janeiro, talvez seja recomendável seguir até o centro de Maricá e pegar na rodoviária de Inoã pegar a linha municipal Rua 126 x Recanto.

As linhas de ônibus que atendem na região são:

• Castelo x Recanto
  • Rua 126 x Recanto

Núcleo Itacoatiara

Seguir pela RJ 108 até a rotatória de acesso à Itacoatiara. Pegar a estrada de Itacoatiara e seguí-la por 1 quilômetro. Entrar na última rua à esquerda antes de chegar na avenida Beira Mar (rua das Rosas). Seguir até o seu final, aonde começa a fazer uma curva acentuada para virar a rua das Papoulas. O núcleo estará à esquerda ao início desta curva.

De ônibus

O acesso de ônibus em Itacoatiara é proibido. Portanto, deve-se pegar algum dos ônibus que passam sentido Itaipu e descer no trevo de Itacoatiara e seguir andando por um trajeto de 1,5 quilômetro.

As linhas de ônibus que atendem na região são:

• 38 » Terminal João Goulart (centro de Niterói) x Itaipu
  • 770 » Castelo x Itaipu
  • 52 » Baldeador x Itaipu

Veja o mapa (Google Maps):

Observações:
Para a sede do parque, o Google Maps mostra o nome da rua como rua Eng. Domingos Barbosa ao invés do nome rua Domingues Mônica Barbosa.
Para o núcleo Itacoatiara, embora o Google Maps esteja marcando rua dos Cravos, o local marcado é a rua das Rosas.

Veja outras informações relacionadas!

Clique aqui para inserir um comentário