CS Ecoturismo

Parque estadual do Grajaú

Parque com área de lazer e diversas opçõs de trilha na zona norte da cidade do Rio de Janeiro


O tempo na região:

Atrativos desta UC

INEA RJ - Parque Estadual do Grajaú

Telefone(s)

+55 (21) 3294-8128 » Brasil

Endereço(s)

Rua Comendador Martinelli, 742
Grajaú
Rio de Janeiro (RJ)
20561-060

Informações gerais

* A entrada no parque é gratuita.

* Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 08:00 às 17:00.

História e características

O parque foi criado em 22 de junho de 1978 por solicitação da população local e também da Sociedade de Amigos da Reserva do Grajaú. o parque conta com uma área de 55 hectares, com parte de seu limite ao encontro do Parque Nacional da Tijuca. Seu primeiro nome, Reserva Florestal do Grajaú, foi alterada em 2002 para adequar-se ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A sua flora é constituída de espécies exóticas convivendo com espécies nativas do local. Uma característica existente é que o parque possuir a sua parte inferior com uma mata bem densa, enquanto nas suas partes mais altas, há o predomínio do capim colonião. Esta característica deve-se à deslizamentos ocorridos na década de 60, na qual a área não conseguiu ser recuperada, mesmo após algumas tentativas de reflorestamento. Já a flora, é constituída, principalmente, por aves e pequenos animais.

Desde 2007, a gestão do parque é compartilhada com a prefeitura da cidade, mas o plano de manejo do parque do parque utilizado seja o elaborado pelo governo estadual em 2006. O parque conta com algumas ferramentas para atendimento aos visitantes, como:

  • um anfiteatro (Márcio Matarroyos) com capacidade de até 50 pessoas;
  • área de lazer para crianças;
  • banheiros
  • área para piquenique
  • estrutura de acesso para deficientes

O local também dispõe de diversas trilhas, quase todas sinalizadas. Dentro do parque, é possível pegar uma trilha para chegar ao Pico do Perdido, já dentro do PNT.

Fontes e informações complementares:
INEA em 20/03/2015


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

Localizado em uma área de fácil acesso do bairro do Grajaú, o parque possui diversas rotas de acesso.

A principal forma de acesso é pela avenida engenheiro Richard, a principal rua do bairro. Acessando-a em seu acesso com a rua Barão do Bom Retiro, na altura da rua Teodoro da Silva, deve-se descer a rua em direção à serra. Passando pela praça Edmundo Rego, e continuando o caminho, chega-se na transversal com a rua comendador Martinelli, a rua de acesso ao parque. Deve-se virar à direita (para a esquerda a rua é sem saída e de acesso restrito), e seguí-la em uma leve subida até o seu final, aonde é necessário fazer uma curva à esquerda, terminando na portaria do parque. A portaria possui uma pequena área para estacionamento.


Veja o mapa (Google Maps):


Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter