CS Ecoturismo

Parque Estadual do Mendanha

Parque com vegetação primária considerada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO


O tempo na região:

Atrativos desta UC

Cachoeira do Mendanha [Parque est. do Mendanha] (Rio de Janeiro) [Rapel]
Um cascading em plena cidade do Rio de Janeiro, com opcional de um banho em suas piscinas naturais

Cachoeira do Mendanha (Parque est. do Mendanha) [Trekking]
Caminhada até uma das mais bonitas cachoeiras da cidade do Rio de Janeiro

 

INEA RJ - Parque Estadual do Mendanha

E-mail(s) / Site(s)

pem@inea.rj.gov.br

Endereço(s)

Avenida Venezuela, 110 sala 315
Saúde
Rio de Janeiro (RJ)
20081-312

(endereço temporário)

Informações gerais

» O parque não cobra taxa de entrada.

História e características

Abrangendo a zona oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente os bairros de Bangu a Campo Grande (margeando a avenida Brasil), e também os municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, o parque estadual do Mendanha marca um dos grandes espaços verdes da região. Com 4.398 hectares, o parque fica dentro do Maciço do Gericinó-Mendanha. Junto com o parque natural municipal de Nova Iguaçu (PNMNI) e o parque natural municipal do Mendanha formam uma grande área de proteção do maciço.

Além de possuir diversos cursos d'água, o parque possui uma diversificada fauna e flora, com algumas espécies raras e/ou em extinção. Além disto, possui formação geológica com algumas chaminés vulcânicas. Devido à esta variedade, o parque também tem tido o desafio de combater a caça e exploração ilegal, fator que é dificultado pela abrangência a e proximidade com grandes centros urbanos.

Além disto, o parque abriga alguns sitios e também uma parque de torres de transmissão de telefonia, televisão e rádio.

Atrativos

Seus principais atrativos ainda não foram completamente catálogados. Porém, grande parte dos atrativos do parque são aproveitados pela população do entorno, como pequenas trilhas e cachoeiras. Dentre os roteiros conhecidos, destaca-se a cachoeira do Mendanha, que possui duas piscinas naturais e uma grande queda na qual pode-se praticar um cascading de 30 metros.

Além disto, existe também uma rampa de voo livre, que é bastante frequentada, que fica próxima às torres de televisão.

Fontes e informações complementares:
INEA em 19/11/2014


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

O parque, atualmente, não dispõe ainda de uma sede e também de uma estrutura para o recebimento dos visitantes, devido ao fato de ser um parque muito recente (criado em 2013). Estas características vão sendo mudadas com o passar do tempo e a sua estruturação.

Portanto, o acesso aos atrativos é referenciado de acordo com cada atrativo, individualmente.


Veja o mapa (OpenStreetMap):

Veja outras informações relacionadas!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Kamilla Santos de Souza em
Bom dia! Gostaria de obter informações sobre o passeio ao Parque Estadual do Mendanha com guia. Qual é a duração do passeio, qto custa por pessoa, se tem programação diária ou somente fins de semana. Aguardo retorno. Obrigada.
0 0

Cs Ecoturismo em
Boa tarde Kamilla!
Em relação à programação você pode estar consultando a nossa agenda para obter maiores informações. A agenda é determinada de acordo com a programação de acordo dos participantes.
A duração depende de qual atrativo gostaria de conhecer. O seu maior atrativo é a cachoeira do Mendanha, na qual você pode estar obtendo informações através do seguinte link:
http://www.cstur.com.br/esportes/trekking/rj/cachoeira-do-mendanha

Caso esteja em grupo, você também pode estar realizando uma atividade exclusiva com os seus amigos. Basta apenas agendar uma data com a operadora da atividade no local. Em caso de outras dúvidas, entre em contato conosco pelo formulário do “Fale conosco”, para que possamos esclarecer melhor as suas dúvidas.
Sinta-se à vontade em obter maiores informações!
1 0

Fabiola Brandao de Araujo em
Bom dia! Gostaria de obter informações sobre o passeio ao Parque Estadual do Mendanha com guia. Qual é a duração do passeio, qto custa por pessoa, se tem programação diária ou somente fins de semana. Aguardo retorno. Obrigada.
0 0

 
0 0
Facebook Twitter