CS Ecoturismo

Parque Nacional da Serra do Cipó

Parque formado por características únicas de beleza, já tendo sido nomeado como o “Jardim do Brasil”


O tempo na região:

Atrativos desta UC

Cachoeira do Sobrado [Farofa] (Parna Serra do Cipó) [Trekking]
Uma dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Serra do Cipó, com seus 70 metros de queda d'água

ICMBio - Parque Nacional da Serra do Cipó

E-mail(s) / Site(s)

parna.serradocipo@icmbio.gov

Telefone(s)

+55 (31) 3718-7151 » Brasil

Endereço(s)

Rodovia MG 10, KM 97
Santana do Riacho (MG)
Serra do Cipó
35847-000

Informações gerais

» Temporariamente a entrada é gratuita.

» Horário de funcionamento: das 08:00 às 18:00.
  * Não é permitido o pernoite no parque. Todos os visitantes deverão sair obrigatoriamente até o horário de encerramento.

História e características

Criado em 25 de setembro de 1984, tendo alguma de sua área anteriormente sido um parque estadual e também áreas de antigas fazendas, o parque nacional da Serra do Cipó possui um total de 33.800 hectares e abrange quatro município de Minas Gerais: Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

Considerado pelo paisagista Roberto Burle Marx como o “Jardim do Brasil”, devido às suas características únicas na combinação das belezas das flores com a paisagem ao redor. Dentro do roteiro da Estrada Real, no Circuito do Diamante, tornando-se um dos principais destinos turísticos do estado, o parque nacional da Serra do Cipó possui características que lhes são únicas. Rochas sedimentares dobradas e um vasto e frágil ecossistema coberto de campos, com flores de espécies raras, como a canela-de-ema gigante e outras milhares que ainda nem foram catalogadas pelos cientistas, divididos em 3 conjuntos de vegetação: mata de galeria, campo cerrado e campo rupestre. Além disto, em conjunto com suas bacias hidrográficas, formam uma exuberante e única beleza natural.

Atrativos

Os principais atrativos, além da observação da flora do local, são duas atrações aquáticas, na qual o banho é permitido. A primeira é a cachoeira do Sobrado (conhecido também como cahoeira da Farofa) que fica à 8 quilômetros da sede. A outra é o Cânion das Bandeirinha, que fica a 12 quilômetros da sede.

Além disto, o parque conta com outro diversos atrativos, como diversas cachoeiras - algumas delas espetaculares, como a cachoeira da Braúna -, e pontos para observação de aves e belas paisagens para fotografias.

O parque ainda está desenvolvendo por completo o seu planejamento de trilhas e roteiros, de forma a ter um equilíbrio positivo entre a preservação do ambiente e a visitação pública.

Fontes e informações complementares:
ICMBio em 21/11/2014

serradocipo.com em 21/11/2014


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

A entrada do parque fica localizado no Km 87 da rodovia MG 10. Neste ponto, haverá uma entrada ao lado direito de quem vem de Belo Horizonte. Segue-se por esta rua por mais 3 quilômetros até chegar na entrada do parque.

Para quem vai de ônibus, há linhas intermunicipais que chegam à portaria do parque, partindo de Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Carmésia, Rio Vermelho, Serro e Lagoa Santa. Há também uma linha de Baldim a São José do Almeida. De Jaboticatubas existe uma linha com uma única saída diária. Solicitar para descer próximo à entrada do parque e caminhar pela estrada até a portaria.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja outras informações relacionadas!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter