CS Ecoturismo

Parque Natural Municipal da Prainha

Parque localizado em frente à praia, com opções de lazer para toda a família


O tempo na região:

Atrativos desta UC

Mirante do Caeté (Parque Mun. da Prainha) [Trekking]
Trilha com destino a um mirante com belo visual das praias da Prainha, Macumba e Recreio dos Bandeirantes

Sec. mun. de meio ambiente - Rio de Janeiro

Telefone(s)

+55 (21) 2976-1258 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
+55 (21) 2976-2134 » Brasil
Gerência de unidades de conservação

História e características

Criado em 1999, fica localizado dentro da APA da Prainha e conta com áreas de sobreposição ao parque estadual da Pedra Branca. A APA que foi responsável pela criação do parque, surgiu como uma resposta dos frequentadores da região contra o uso de áreas da região para a criação de condomínios residenciais e hotéis, mantendo a característica de mata atlântica preservada. Com uma área de 126,30 hectares, o parque é cercado pelos morros do Caeté e da Boa Vista, além da pedra dos Cabritos, praticamente “abraçando“ a praia. O local conta com estrutura para atendimento ao visitante, como: duchas, sanitários, centro de visitante, hall para exposições, área multiuso bicicletário e área de lazer para crianças.

A maior frequência de visitantes são durante os finais de semana, aonde famílias que vão até a praia da Prainha aproveitam para conhecer os atrativos do local. O horário de funcionamento é de terça-feira à domingo, das 08:00 até às 17:00, incluindo feriados. O horário é extendido até às 18:00 durante o horário de verão.


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

Não existem linhas de ônibus até a sede do parque. O acesso se dá pelo Recreio ou por Grumari.

Acesso pelo Recreio

Na rotatória que faz o cruzamento entre a estrada do Pontal com a estrada vereador Alceu de Carvalho, na altura do canal do Rio Morto, deve-se atravessar o rio e seguir, na bifurcação seguinte pela estrada que margeia o mar, seguindo em uma subida pela costa. Após uma subida, a estrada começa a descida, já terminando na Prainha, aonde deve-se estacionar e entrar no parque, que fica logo em frente à praia. O trajeto total não passa de 1,8 quilômetro.

Acesso pelo Grumari

Após acessar a estrada do Grumari por Barra de Guaratiba, na estrada Roberto Burle Marx, deve-se cruzar toda a praia do Grumari, até a estrada subir a encosta do morro, aonde descerá na Prainha, local de parada.

Observações:

Como a praia possui acesso restrito e controlado pela prefeitura, deve-se chegar cedo para estacionar em dias de grande movimento.


Veja o mapa (Google Maps):

Veja outras informações relacionadas!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter