CS Ecoturismo

Parque natural municipal Darke de Mattos

Um dos principais atrativos da ilha de Paquetá


O tempo na região:

Atrativos desta UC

Circuito morro do Vigário [Ilha de Paquetá] (Rio de Janeiro) [Trekking]
Trilha rumo a um dos mais belos visuais da ilha de Paquetá

Sec. mun. de meio ambiente - Rio de Janeiro

Telefone(s)

+55 (21) 2976-1258 » Brasil
Gerência de unidades de conservação
+55 (21) 2976-2134 » Brasil
Gerência de unidades de conservação

História e características

Localizado na ilha de Paquetá, ilha de perfil turístico com status de bairro vinculada à cidade do Rio de Janeiro, o parque é um dos principais atrativos da ilha. Paquetá é um dos mais antigos vilarejos de toda a cidade. Com 7,206 hectares, o parque foi criado em 1976. O parque sofreu uma grande reforma em 1996 e outras intervenções 2002 e, atualmente, possui uma grande área gramada para ações de lazer, além de instrumentos como: bancos e mesas, aparelhos de ginástica e musculação, sanitários, heliponto, anfiteatro e um palco. Além disso, o parque possui em seu interior túneis que eram antigas jazidas de extração de caulim (minério necessário para a fabricação de cerâmica e porcelana), que remontam dos séculos XVIII e XIX.

Dentro do parque, ainda possuem dois grandes atrativos naturais. O mirante do Morro da Cruz e o mirante do morro do Vigário. Enquanto o mirante possui um acesso fácil por uma escadaria, o segundo é acessado somente por trilha, de curta duração.


Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

Para chegar até a ilha de Paquetá, é necessário pegar a barca com destino à ilha na estação Praça XV (consuktar horários de saída e chegada das barcas no site da operadora do serviço).
Ao chegar na ilha, deve-se virar à esquerda ao sair da estação. Logo após, a rua fará uma curva à direita e passará a se chamar rua Furquim Werneck. Siga esta rua até o final para chegar na praia José Bonifácil. Vire à direita e siga até o final para chegar na portaria do parque.

Veja outras informações relacionadas!



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter