CS Ecoturismo

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

O maior parque municipal do estado e uma importante área de preservação da região

Atrativos desta UC

Pedra da Tartaruga (Parque Nat. Mun. de Teresópolis) [Rapel]
Rapel de 3 níveis com um visual relaxante, o rapel na região é uma boa opção para quem quer se divertir e apreciar uma boa vista ao mesmo tempo

Pedra da Tartaruga (Parque Nat. Mun. de Teresópolis) [Trekking]
Trilha com destino até um dos pontos mais visitados de todo o parque

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

** Núcleo da Pedra da Tartaruga: das 08:00 às 17:00
  ** Núcleo Santa Rita: das 09:00 às 16:00

História e características

Fundado em 03 de julho de 2009, e com 4397 hectares, o parque é considerado o maior parque municipal do estado. Com 3 núcleos, Santa Rita, Pedra da Tartaruga e Ponte Nova (sendo este último vedado para visitação), que permitem o acesso ao parque tanto na área urbana (Pedra da Tartaruga), quanto através da rodovia BR 116 (Santa Rita, aonde também fica localizada a sede). O parque possui seus limites em algumas regiões com as cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto e também com a serra dos Órgãos, na altura da barragem do Caleme.

O atrativo mais visitado do parque é a Pedra da Tartaruga, em uma trilha de fácil acesso com duração de 15 minutos. O parque dispõe de banheiros e locais para beber água.

A sede do parque fica no bairro de Santa Rita, dentro de um casa da antiga fazenda Urso Branco. Durante as fortes chuvas de 2011, a área foi amplamente castigada, tendo sido desenvolvido um grande esforço para a recuperação ambiental do local. No local, atualmente restaurado, os visitantes dispões de área com alojamento e algumas trilhas interpretativas.

O núcleo Pedra da Tartaruga é o principal ponto de acesso do parque, na qual um dos principais motivos é por estar situado na área urbana da cidade, o que facilita o interesse da própria população local em conhecer o parque. O grande atrativo desta parte do parque é a pedra da Tartaruga, local com um belo visual e também aonde é possível praticar esportes de montanha, como rapel e escalada. Além disso, possui uma grande área aonde podem ser realizadas confraternizações. No local ainda é possível visitar também a Pedra do Camelo e a Pedra do Arrieiro.

Já o núcleo Ponte Nova, o acesso é proibido, sendo uma área voltada para a presevação dos remanescentes florestais sem a presença humana. No entorno, também são encontrados locais aonde são praticados a agricultura orgânica.

Fontes e informações complementares:
Prefeitura de Teresópolis em 27/03/2015

Importante: procure informar-se sempre sobre os procedimentos de segurança do organizador, assim como sua qualificação.

Núcleo Santa Rita

Na BR 116 (Rio x Teresópolis x Bahia) sentido Rio de Janeiro, entre os Km 74 e 75 da rodovia, haverá uma estrada acessível pelo lado direito por um espaçamento no canteiro da pista. Não há ponto de referência no local, sendo as melhores referências a distância de 300 metros da área mais urbanizada do trecho e que também é caminho para o Holliday Club.
Para quem vai no sentido Bahia, a entrada fica a 6,8 quilômetros após a entrada com a BR 495 (a Petrópolis x Teresópolis), porém, a convergência à esquerda só poderá ser feita à 2,5 após o ponto de entrada, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, que fica antes do pedágio desativado

Neste local, haverá uma pequena placa indicativa do parque e uma pequena estrada de asfalto (estrada Santa Rita) para ser seguida, assim como em alguns trechos do caminho também haverá sinalização.
Logo nos primeiros metros, haverá um portão para a estação de tratamento de águas da CEDAE. Mantenha-se à direita, direção que deve ser tomada também na bifurcação seguinte. Seguindo por mais 1 quilômetro e após uma curva acentuada à direita, deve-se seguir à esquerda na próxima bifurcação, em um trajeto de subida por estrada de terra. Siga por essa estrada por completo, em um total de 6,5 quilômetros, desde a BR 116. Ao seu final, haverá uma descida, terminando na estrada Rincão do Vovô. Vire à direita e siga por mais 260 metros até chegar na entrada do parque, em uma porteira à esquerda.

Núcleo Pedra da Tartaruga

Acesso a partir da BR 495:

A BR 495, também conhecida como estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, é responsável por ligar o município de Petrópolis até o município de Teresópolis. Vindo de Teresópolis, deve-se acessar a rua Cruz e Souza, existente no lado direito da pista logo após o Golf Club. Haverá uma placa na entrada da rua sinalizando o caminho para o parque. Para quem vem de Petrópolis, deverá ficar atento para a sinalizalização para que possa entrar na mesma rua.

O caminho persiste com pequenas placas sinalizando, na qual após acessar a rua Cruz e Souza, atravessa-se uma pequena ponte e deve-se pegar a estrada José Gomes da Costa Júnior por 2,2 Km. Logo após, deve-se acessar a estrada Clube do Lago e seguir por ela por 400 metros. Haverá uma bifurcação, na qual deve-se seguir pela esquerda, continuando pela estrada Clube do Lago em um trecho de subida. Na próxima bifurcação, 650 metros depois, pegue o caminho mais à esquerda para continuar na estrada Clube do Lago por mais 270 metros, aonde deverá pegar o caminho da direita para ter acesso à rua Vicente de Carvalho. Siga por mais 600 metros e verá em uma curva uma pequena área para estacionamento na curva pelo lado direito, assim como ao lado esquerdo haverá a portaria do parque.

Veja o mapa (Google Maps):

Veja outras informações relacionadas!

Clique aqui para inserir um comentário