CS Ecoturismo

Doutor em educação física desenvolve um sistema informatizado de dermatoglifia

Tecnologia brasileira permite uma avaliação mais precisa da dermatoglifia.

Por:

Uma grande notícia para os profissionais de Educação Física e principalmente para os técnicos de qualquer desporto. E mais do que isso, um grande avanço para pesquisas, descoberta de talentos e de grande auxilio para a prescrição do treinamento mais indicado para cada tipo de pessoa.

O Doutor em Educação Física Rudy Nodari Júnior, desenvolveu na Universidade do Oeste de Santa Catarina, um equipamento que é inédito no mundo, um sistema informatizado que efetua a leitura das impressões digitais e que é capaz de capturar e examinar as imagens a partir de um método conhecido como dermatoglifia.

A dermatoglifia é um método que nos permite analisar as impressões digitais (ID) e através delas obter informações referentes ao potencial genético de cada indivíduo. Através deste método é possível descobrir talentos e explorar ao máximo suas potencialidades e qualidades físicas.

Apesar de ser mais conhecida entre os profissionais de Educação Física e treinadores de algum esporte, a dermatoglifia não é algo novo, mais o sistema informatizado desenvolvido por esse Doutor é sim uma novidade e melhor ainda, criada no Brasil. Na dermatoglifia é utilizado lupa e papel para contar o número de linhas e analisar os desenhos das digitais (o que faz o teste ser muito demorado), com o equipamento digitalizado em menos de 3 minutos o teste está pronto, sendo assim dez vezes mais rápido e quatro vezes mais preciso que o método tradicional.

Com isso, todos os profissionais e treinadores que utilizam este método científico, ganharão em rapidez e terão respostas mais precisas. O que é ótimo para qualquer pessoa, sendo ela atleta ou não e também para alavancar a descoberta de talentos no Brasil, tendo em vista os próximos eventos esportivos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) que teremos em nosso país, podendo assim nos colocar entre as potências do esporte no mundo…

Para conhecer um pouco mais sobre este método científico é só acessar nos informativos o nosso artigo sobre dermatoglifia.

Fontes:
Jornal Nacional edição do dia 20/02/2010
CONFEF – Conselhor Federal de Educação Física, Boletim Eletrônico – Nº 42 – Quarta-feira, 17 de Março de 2010 16:24

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Guilherme Lorenzon em
ola,eu gostaria de saber um pouca mais a respeito desse tipo de estudo.... obgd....
0 0

Angela Gonçalves em
como faço para lhe enviar as minhas digitais para uma avaliação por mais breve que seja. quero muito saber para o que sirvo(sic).
0 0

Cs Ecoturismo em
Você pode estar fazendo uma consulta com profissionais de educação física que possuam conhecimentos na técnica.

Lembramos também que uma avaliação das potencialidades de um atleta leva em consideração diversos fatores e que a dermatoglifia é apenas uma das ferramentas utilizadas nesta análise.
0 0

 
0 0
Facebook Twitter